13 de maio de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

A Sortezinha é um título de capitalização do Banco Inter. Para quem não está familiarizado, esse tipo de produto mistura características de uma poupança forçada com sorteios de prêmios, uma fórmula popular entre bancos há muitos anos, como os famosos carnês e títulos antigos (lembra do Baú da Felicidade?).
Veja também: Poupança ou Tesouro Direto: qual é a melhor opção, afinal?
Como funciona na prática?
Você escolhe a quantidade de Sortezinhas que quer comprar dentro do app do Banco Inter, faz o pagamento e em seguida, pode raspar digitalmente. Se encontrar três valores iguais, você ganha aquele valor imediatamente.
Além disso, quem não ganha nada nos prêmios instantâneos participa de sorteios maiores e pode resgatar metade do valor investido depois.
Mas qual é o problema?
Primeiro que a probabilidade de ganhar é baixíssima. Mesmo comprando diversas Sortezinhas, a chance de realmente lucrar é mínima e os valores maiores são ainda mais raros.
Ao contrário de um investimento, onde o dinheiro pode render, aqui você já começa com uma perda garantida de 50% caso não ganhe nada, porque você só recupera 50% do que investiu.
O Inter chegou a usar depoimentos de pessoas que ganharam R$ 7 mil como forma de incentivar mais gente a participar. No entanto, são raros os casos de ganhadores e isso pode passar a falsa sensação de que “todo mundo” pode ganhar facilmente. Isso deveria ser crime, na minha opinião.
Além disso, é um produto de capitalização disfarçado de jogo. Ou seja, como em muitos produtos desse tipo, a maior beneficiada tende a ser a empresa que vende.
Saiba mais: Saiba qual o melhor banco digital para investir
Vale a pena?
Se o seu objetivo é investir ou guardar dinheiro, definitivamente não. Com um rendimento garantido de -50% (você já sabe que só vai receber metade de volta), essa não é uma escolha financeira inteligente.
No entanto, se você encarar como um entretenimento barato e esporádico, sabendo que pode perder dinheiro como em um jogo ou aposta, a escolha é sua. Mas tenha consciência!
A Sortezinha do Banco Inter é mais uma maneira de gamificar a perda de dinheiro sob o pretexto de entretenimento e prêmios.
Agora, se você quiser mesmo ver seu dinheiro render, há opções melhores, como comprar uma ação do Banco Inter. Sinceramente, achei isso daqui vergonhoso, uma verdadeira canalhice. Para mim, isso ultrapassou o limite de todos os bancos.
E para mostrar o quanto isso pode te causar prejuízos, eu comprei várias sortezinhas e mostrei cada uma delas. Quer saber se eu ganhei algo? Então, assista ao vídeo na íntegra!
E se você quer aprender a investir de verdade, em ativos que realmente trazem resultado, conheça a AUVP, que é a nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
- Leia também: Educação financeira em 10 minutos!