Poupança ou Tesouro Direto: qual é a melhor opção, afinal?

1 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 14 seg


O questionamento de qual é melhor, poupança ou tesouro direto, é muito comum entre os investidores iniciantes. Neste texto eu vou comparar os dois e você vai pode escolher qual opção é melhor para os seus objetivos.

Como funciona o rendimento da poupança e do tesouro direto

O rendimento da poupança e do tesouro direto são bem diferentes.

1- Rendimento da poupança

A forma de rendimento da poupança é um dos principais motivos pelos quais ela não é tão vantajosa como investir. Isso porque o seu rendimento é tão baixo que fica abaixo da inflação.

Isso significa que você não tem um ganho real com a aplicação. Ou seja, o seu patrimônio parece que está crescendo. Mas, na prática, você ainda está perdendo poder de compra para a inflação.

Em relação à forma de rendimento da poupança, isso vai variar de acordo com a Selic e de quando a aplicação na poupança foi feita. Isso porque, para depósitos feitos na poupança até 2012, a regra é:

  • Rendimento da poupança = Taxa de juros de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR)

Já para depósitos depois de 2012, as regras são:

  • Se a Selic estiver mais alta que 8,5%, o rendimento é: 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Se a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento será de: 70% da Selic + Taxa Referencial. 

Vale destacar que a Taxa Referencial (TR) está zerada há anos. Além disso, atualmente, a Selic está em 10,75%. Sendo assim, se você fizer uma aplicação na poupança hoje, ela vai render apenas 0,5% ao mês.

2- Rendimento tesouro direto

O tesouro direto é um programa criado em 2002 pelo governo em parceria com a BM&FBovespa. Ao aplicar em um título do tesouro, você está emprestando seu dinheiro para o governo em troca de uma taxa de juros.

Como o tesouro conta com a garantia do governo, ele é considerado como a aplicação mais segura do mercado. Já em relação à sua rentabilidade, ela varia de acordo com o tipo de título:

Tesouro prefixado: O retorno deste tipo de título é uma taxa de juros que o investidor conhece desde o momento da aplicação.

Sendo que essa taxa permanece a mesma até o vencimento do título. Além da opção de receber os juros no vencimento, existe também a alternativa de receber os juros de forma semestral.

Tesouro Selic: Este é um título pós-fixado. Isso porque, o rendimento acompanha as variações da taxa Selic. Desse modo, ao investir neste tipo de título, você não sabe exatamente qual será o retorno.

Tesouro IPCA+: Por fim, temos o Tesouro IPCA+, que é um título híbrido. Dessa forma, ao investir nele você recebe uma taxa de juros pré determinada, mais o IPCA.

A grande vantagem desse tipo de título é que você garante um ganho acima da inflação. Além disso, existe a opção de receber juros de forma semestral.

Diferenças entre os dois tipos de aplicação

Existem muitas diferenças entre a poupança e o tesouro direto:

1- Aplicação mínima: As duas opções são bem acessíveis. Na poupança, você pode aplicar qualquer valor. Já no Tesouro existe um valor mínimo de R$ 30,00 que equivale a 1% de um título.

2- Liquidez: Em resumo, a liquidez é a facilidade com que você consegue resgatar uma aplicação. As duas modalidades de aplicações contam com alta liquidez.

Mas a poupança é um pouco mais líquida. Isso porque, na poupança você pode sacar o dinheiro na hora que você quiser.

Já no tesouro você precisa solicitar o resgate durante o horário de funcionamento do tesouro e o dinheiro estará disponível no dia seguinte.

3- Rendimento: A rentabilidade da poupança ocorre no dia de aniversário da poupança. Sendo que este dia é a mesma data em que você tenha feito a aplicação.

Se você retirar o dinheiro antes da data de aniversário, você perde a rentabilidade daquele mês. Já no tesouro direto, o rendimento é diário. Além disso, o rendimento é muito mais alto do que a poupança.

4- Custos: Na poupança você tem isenção de imposto de renda e IOF. Por outro lado, no tesouro você tem que pagar imposto e se o resgate for feito antes de 30 dias desde a aplicação, você também precisa pagar IOF.

Entretanto, como o retorno do tesouro é bem maior do que a poupança, mesmo tendo que pagar imposto, ele ainda é mais vantajoso em relação ao rendimento.

5- Prazo de vencimento: Na poupança não existe prazo de vencimento. Já no tesouro você deve esperar até o vencimento para ter o retorno acordado. Contudo, você pode sim fazer o resgate antecipado.

Prós e contras

Os dois tipos de aplicações possuem vantagens e desvantagens:

1- Poupança

Os prós da poupança são:

  • Segurança: A poupança conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição, em caso de calote. 
  • Isenção: É isenta de imposto de renda e de IOF.
  • Facilidade: É muito fácil depositar e retirar dinheiro da poupança em qualquer momento que você quiser.

Em contrapartida, algumas desvantagens da poupança são:

  • Rentabilidade: O retorno da poupança é muito baixo e não resulta em ganho real para o investidor.
  • Aniversário: O retorno ocorre apenas na data de aniversário. Logo, se você retirar o dinheiro antes, você perde a rentabilidade daquele mês.

2- Tesouro direto

Algumas vantagens do tesouro direto são:

  • Segurança: A segurança dos títulos do tesouro direto é ainda maior do que o da poupança, já que eles são garantidos pelo governo.
  • Rentabilidade: O retorno do tesouro direto é muito maior do que o da poupança.
  • Proteção da inflação: Por fim, temos ainda a vantagem de que ao investir na opção de Tesouro IPCA+, você protege o seu patrimônio contra a inflação, coisa que não ocorre com a poupança.
  • Facilidade: Investir no tesouro é muito fácil e você não precisa ter muito dinheiro para começar a investir.

Por outro lado, como desvantagens temos:

  • Imposto: Diferente da poupança que conta com isenção de imposto, no tesouro direto você tem o IR e o IOF. Apesar disso, o retorno ainda continua muito mais vantajoso do que a poupança.
  • Liquidez: O tesouro tem uma alta liquidez. Porém, o dinheiro não fica disponível a qualquer hora do dia, como ocorre com a poupança.

Qual é melhor?

Depende. Se você pretende construir um patrimônio ou aposentar, por exemplo, o tesouro direto é melhor. Isso porque, por meio dele, você tem um rendimento muito maior do que a poupança.

Em contrapartida, se a intenção é usar o dinheiro no dia a dia ou então para fazer uma reserva de emergência, a poupança é melhor por causa da facilidade de resgatar o dinheiro na hora que desejar.

 

E aí, gostou de aprender sobre a poupança e o tesouro direto? Então Conheça 8 investimentos melhores que a Poupança para aplicar dinheiro