A melhor empresa para investir em 2023

29 de novembro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 8 seg


A recente queda da Bolsa de Valores, após o resultado das eleições 2022, fez surgir muitas oportunidades interessantes na renda variável. Com o Ibovespa caindo, mesmo setores considerados perenes e, portanto, mais imunes às crises, acabaram afetados. Neste contexto, vamos falar daquela que pode ser a melhor empresa para investir em 2023.

Na verdade, pouca gente percebeu uma grande janela de oportunidade que se abriu num dos setores mais seguros da Bolsa. Estamos falando do setor financeiro, onde se concentram as financeiras e, claro, os principais bancos em atuação no Brasil.

Ações que mais caíram pós-eleição

O mercado já esperava que as ações das estatais sofressem um baque com a eleição do ex-presidente Lula. Acontece que Lula tem um viés menos liberal e uma visão econômica mais intervencionista que o atual presidente Jair Bolsonaro.

Então, era esperada a queda nas ações das principais estatais de capital aberto, como a Petrobras (PETR4) e o Banco do Brasil (BBAS3). Desde o fim do primeiro turno das eleições, as ações da Petrobras caíram 24% e as ações do Banco do Brasil recuaram 16%.

O que quase ninguém previu, no entanto, foi que os papéis dos bancos privados também caíssem tanto depois das eleições. E porque as ações dos bancos caíram?

Ações dos bancos caem com resultados trimestrais

De modo geral, os grandes bancos brasileiros apresentaram resultado fraco no 3º trimestre de 2022. A disparada da inadimplência e o consequente aumento das Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) atingiu, em cheio, a cotação das ações de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB3) e Santander (SANB11).

Depois da divulgação do resultado trimestral, todos os principais bancos despencaram acima de 2 dígitos. Isso acabou trazendo uma “crise de confiança” que atinge todos os bancões listados na Bolsa de Valores.

O grande destaque negativo foi a queda do Bradesco, que trouxe um resultado trimestral considerado desastroso. No dia 9 de novembro, as ações preferenciais do Bradesco caíram mais de 16%: foi o pior resultado, num único dia, desde 1998.

Qual a melhor empresa para investir em 2023?

Por tudo isso, a gente pode dizer que não há apenas uma, mas várias ações de um mesmo setor para investir aproveitando ótimos “descontos”. Ou seja, os papéis dos bancos são as melhores ações para investir em 2023!

A minha conclusão se baseia, principalmente, no fato de que não há nenhum sinal claro de que os bancos perderam os fundamentos ou que podem quebrar. O que tivemos, na verdade, foi apenas um trimestre de resultados ruins para bancos gigantescos. Mas isso passa! 

Então, pelos atuais múltiplos, eu diria que os bancos podem ser considerados a grande pechincha do momento. Lembre-se de que o mercado “sobe no boato e cai no fato” e vice-versa. Cabe a você compreender os ciclos – que sempre se repetem – e afastar os medos que não têm nenhum fundamento concreto. E, claro, este artigo jamais deve ser considerado uma recomendação de investimento!

E você, ainda acha que não vale a pena investir no setor bancário? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho porque os bancos são as melhores empresas para investir em 2023.

Se gostou do conteúdo, faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Como ganhar 1 milhão de reais? Fórmula, dicas e alternativas.