Setores perenes: o que são e os 7 principais da bolsa de valores

16 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 17 seg


Os setores perenes na bolsa de valores são aqueles setores mais previsíveis, compostos por empresas que costumam ser mais estáveis e resilientes.

Mesmo em períodos de crise e recessão, as empresas desses setores da bolsa continuam suas atividades, pois elas oferecem produtos e serviços essenciais para a sociedade. Sendo assim, essas empresas passam por menos variações, além de terem lucros previsíveis.

Por essa razão, investir em setores perenes é uma boa opção para quem gosta de maior estabilidade na carteira.

Quer saber mais o assunto? Então, continue na leitura. 

O que são os setores perenes da bolsa?

Os setores perenes da bolsa são aquelas seções mais estáveis, e que, mesmo em períodos de recessão, continuam com suas atividades a todo vapor. Eles são, pois, setores cujos serviços ou produtos são essenciais para a sociedade.

Além do mais, esses setores prestam serviços com demanda constante, como por exemplo, os básicos, tais como água e energia. Nesse entorno, são considerados também os setores de finanças e seguros, já que seus serviços dificilmente são interrompidos. 

Devido à estabilidade do setor, eles passam por poucas variações, sendo, por isso, investimentos mais previsíveis e que podem ter um risco menor.

Para você descobrir se uma companhia pertence ao setor perene, é preciso analisar os indicadores da empresa.

Um dos indicadores mais usados para verificar a perenidade de uma empresa é o Valor Patrimonial por Ação (VPA). A fim de chegar à resposta, é preciso comparar o VPA da ação com a sua cotação, e por isso é preciso dividir a cotação da ação pelo VPA. Se o resultado ficar entre 1 e 2, então a ação é considerada como estável.

A análise do VPA costuma ser acompanhada pelo estudo do Lucro por Ação (LPA), que é um dos indicadores usados na análise do valor intrínseco de uma ação.

Por fim, lembre-se que, ao analisar uma empresa, diversos indicadores devem ser levados em consideração, e não se deve investir em uma companhia apenas por que ela pertence ao setor perene.

Qual é a importância de ter setores perenes na carteira?

Para quem quer ter uma carteira sólida, que passe por poucas oscilações, aplicar em setores perenes é essencial, pois eles servem para trazer uma maior estabilidade para a carteira.

De forma ainda mais clara, por meio dessas aplicações, você terá uma carteira que passe por menos oscilações. E isso é essencial para investidores que não estão acostumados ou não gostam de volatilidade na carteira.

Sendo assim, para os investidores iniciantes e inexperientes, essas empresas podem ser uma boa opção, já que esse perfil não está acostumado com muitas oscilações.

Vale ressaltar ainda que as empresas dos setores perenes, de maneira geral, têm lucros previsíveis e elas costumam distribuir seus dividendos constantes.

Por tudo isso, essas companhias podem, e devem, ser uma boa opção para você, investidor, que deseja montar uma carteira de dividendos ou, ainda, viver de renda.

Quais são os 7 principais setores da bolsa?

Veja abaixo os 7 principais setores perenes da bolsa, com exemplos de empresas que atuam neste setor.

Contudo, saiba que essas empresas são apenas exemplos e não indicações de investimentos.

1) Setor Financeiro

O setor financeiro é uma espécie de setor macro, já que engloba alguns outros setores adjacentes, como seguros e previdência privada. Mesmo sendo um perene, o setor financeiro pode, sim, passar por oscilações, sobretudo, em momentos de caos econômico.

Entretanto, suas variações são pequenas se comparadas com setores mais voláteis, como os de consumo cíclico. Apesar da possibilidade das ações passarem por oscilações em alguns cenários, geralmente essas empresas continuam prestando seus serviços, independente do cenário econômico.

As ações dos bancos podem ter se desvalorizado durante a crise do Covid-19, mas os bancos continuam a cobrar suas tarifas e obtendo lucros. Quando isso ocorre, no longo prazo, a tendência é que os preços se recuperem, visto que essas empresas continuam a operar.

Com o surgimento de fintechs que oferecem diversos serviços gratuitos e com o lançamento do PIX, os bancos tradicionais tiveram que se reinventar. A partir dessa nova realidade, muitos deles diminuíram o quadro de funcionários, reduziram as agências físicas e lançaram contas sem cobrança de taxas.

O setor financeiro é, inclusive, um dos setores indicados por Louise, filha de Luiz Barsi. De acordo com ela, os setores mais seguros são o financeiro, seguros, telecomunicações, energia e saneamento.

Enfim, aqui estão alguns exemplos de empresas listadas na bolsa que fazem parte do setor financeiro: 

2) Setor de Saúde

Além de ser perene, o setor de saúde conta ainda com a vantagem de possuir espaço para crescimento, sobretudo, se considerarmos que o Estado não disponibiliza serviços de qualidade para toda a população, o que leva as pessoas a procurar por serviços privados.

Ademais, é notório que a expectativa de vida no Brasil aumentou nos últimos anos, o que pode aumentar a procura por hospitais e planos de saúde.

Empresas do ramo de saúde na bolsa são as seguintes:

3) Setor de saneamento

O setor de saneamento básico é um dos mais perenes, já que, independente de crises econômicas e instabilidade do mercado, a população continua dependente desses serviços.

No geral, as empresas que fornecem esses serviços têm um fluxo de rendimentos constante ao longo dos anos, por isso, distribuem bons dividendos. Ademais, suas ações não passam por muitas oscilações de preços. 

Portanto, saiba que o setor de saneamento é gerenciado, principalmente, por empresas controladas pelo Estado. Isso pode ser um problema, pois as medidas dos governos podem impactar, negativamente, no preço dos papéis.

No entanto, com o marco regulatório do saneamento básico, aprovado em 2020, a atuação de empresas privadas neste setor passou a ser possível.

Assim sendo, a expectativa dos investidores que não gostam de aplicar em empresas com intervenção estatal é que, nos próximos anos, teremos a opção de investir em empresas privadas no setor de saneamento.

Abaixo listamos alguns exemplos de empresas que atuam neste setor:

3) Setor de materiais básicos

O setor de materiais básicos engloba as empresas responsáveis pelas matérias-primas, peças para produção industrial e materiais de embalagem.

Logo, este setor reúne grandes indústrias, as quais produzem e comercializam produtos químicos, minérios e embalagens tão necessários para o progresso da nossa indústria.

Como exemplos desse setor, citamos duas:

 4) Energia elétrica

O setor de energia elétrica, assim como o setor de saneamento, é muito perene, visto que fornece serviços necessários para toda população.

Contudo, diferente do saneamento, o setor de energia elétrica já conta com uma participação expressiva de empresas privadas.

Além disso, esse setor está em ascensão, em especial as empresas focadas em fontes de energia limpa e renovável, como, por exemplo, as energias eólica e solar.

Por fim, este setor funciona por meio da geração, transmissão e distribuição de energia. Portanto, na bolsa de valores, temos empresas que realizam esses três serviços e temos outras que são focadas em apenas um deles.

Para exemplificar para você, listamos algumas empresas que atuam neste setor listadas na bolsa de valores:

5) Petróleo, gás e biocombustíveis

O setor de petróleo, gás e biocombustíveis é um dos setores de maior relevância na bolsa de valores atualmente.

Nesse setor, estão, claro, as ações da gigante estatal Petrobrás (PETR4).

Por ser controlado pelo Estado, a Petrobrás tem alguns riscos como, por exemplo, a intervenção do governo. Apesar disso, as suas ações têm alta liquidez, pagam bons dividendos e tiveram uma boa valorização desde a IPO da empresa em 2006.

Por causa desses fatores, a Petrobrás é uma das empresas preferidas dos investidores.

6) Bens industriais

O setor de bens industriais é um dos principais setores da bolsa de valores brasileira. Para que o país tenha crescimento econômico, é preciso que haja produção de maquinários, equipamentos, transporte e construção para garantir a infraestrutura necessária.

Dentre as principais ações do setor, estão companhias do ramo de aviação como, por exemplo:

7) Consumo cíclico e não cíclico

Por último, dentre os setores perenes presentes na bolsa, temos o setor de consumo cíclico e não cíclico. De forma simples, o setor cíclico engloba as empresas que, geralmente, têm desempenho atrelado às variações econômicas.

Elas costumam estar atreladas, por exemplo, à inflação, taxa Selic, variação de câmbio e outros indicadores macroeconômicos. Dessa forma, neste setor, estão empresas de viagens, vestuário, automóveis, turismo e muitas outras.

Logo, o setor cíclico tem maior volatilidade, mas ele pode aproveitar épocas de crescimento econômico e gerar alta rentabilidade.

Por outro lado, o setor não cíclico é composto por empresas que atuam em segmentos pouco vulneráveis a mudanças na economia. Assim, ele tem a vantagem de ser mais estável, pois não passa por muitas variações, o que passa maior segurança para o investidor.

Todavia, este setor pode ser vulnerável a uma valorização mais consistente como consequência da alta de indicadores macroeconômicos.

Qual é a importância em se conhecer os setores da bolsa?

Se você chegou até aqui, já deu para perceber que estudar é fundamental para investir. Assim sendo, conhecer os setores perenes é importante para que você possa adotar uma estratégia que esteja de acordo com os seus objetivos ao investir.

Caso você não goste de correr muitos riscos, mas quer investir em ações, os setores perenes são uma boa opção.

Por fim, esses setores são importantes para fazer uma boa diversificação da sua carteira de investimentos. A diversificação dilui os riscos, além de aumentar as chances de maiores ganhos.

Fontes: Caminho para riqueza; Xpeed school; e Suno.