O jogo do dinheiro – o que os ricos fazem e os pobres não

27 de março de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 20 seg


Muita gente fica empolgada com a ideia de ganhar dinheiro e enriquecer com os investimentos. Mas, infelizmente, a realidade é mais dura do que parece. No jogo do dinheiro, os ricos fazem coisas que os pobres não conseguem fazer. Afinal, como os ricos ganham dinheiro? Um pobre realmente consegue ficar rico investindo?

A verdade é que muita gente vende a ilusão de que qualquer pessoa pode ficar rica. E alguns tentam te provar que você pode enriquecer apenas investindo. Mas, será?

Como os ricos ficam mais ricos?

Um dos grandes nomes dessa temática de enriquecimento é o de Robert Kiyosaki, autor do “Pai rico, pai pobre. No livro, ele simplifica um conceito de economia relacionado aos ativos e passivos.

Para o autor, ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso e passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso. E essa, segundo ele, é a grande diferença entre ricos e pobres. Ou seja, pobres compram passivos enquanto ricos compram ativos.

Na prática, isso quer dizer que o pobre prioriza comprar bens (como casa, carro e moto) que geram custos e despesas. Por outro lado, os ricos preferem “comprar” empresas ou investir em ativos que vão gerar ainda mais dinheiro.

Todo mundo consegue ficar rico?

A lógica de Kiyosaki é verdadeira e faz todo o sentido. Contudo, é preciso fazer algumas ponderações. Os ricos conseguem comprar ativos exatamente porque eles têm o dinheiro para isso.

Já os pobres, muitas vezes, sequer conseguem ter uma alimentação minimamente decente. Logo, para essas pessoas, a gente precisa enxergar as coisas com um pouco mais de realismo. Afinal, nem todo mundo consegue ficar rico! Essa é a grande verdade.

Como deixar de ser pobre?

Diante da realidade dos fatos, a gente precisa entender que o cidadão médio, que tem um salário mais baixo, não vai enriquecer apenas comprando ativos. Quem faz esse tipo de promessa é ignorante ou está mal intencionado.

Na minha opinião, o conselho mais realista vem do livro “O homem mais rico da Babilônia”. Nele, o autor George S. Clason diz que o segredo da prosperidade é separar “1 moeda a cada 10” que você recebe. Ou seja, você precisa investir pelo menos 10% do salário.

Assim, imaginando uma família que tenha uma renda, digamos, de R$ 2,5 mil, seria possível chegar a um patrimônio de mais de R$ 350 mil depois de 30 anos investindo (a uma taxa bem realista de 8% ao ano). Não enriquece, mas já garante uma aposentadoria mais tranquila, no futuro.

Como ganhar mais dinheiro?

Além de investir, pelo menos, 10% de tudo o que você ganha, tenho um segundo conselho para quem quer sair da pobreza. Invista na sua carreira ou em uma nova profissão!

Esta é, sem dúvida, a melhor forma de ganhar mais dinheiro e enriquecer. Primeiro, se concentre em melhorar naquilo que você faz, investir numa nova formação técnica ou aprender algo totalmente diferente.

Se você se tornar muito bom no trabalho que desenvolve, com toda a certeza você vai ser melhor remunerado, seja trabalhando pros outros ou não. Assim, com o tempo, você passa a ganhar mais dinheiro e, consequentemente, vai poder investir 20 ou 25% do seu salário.

No fim, seus investimentos vão virar uma bola de neve e você vai, de fato, ter condições de comprar mais ativos que passivos. Ou seja, você finalmente vai ser rico de verdade!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como funciona o jogo do dinheiro.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Bitcoin sobe 30% em 4 dias – chegou a hora de comprar?