Como ficar rico sem dinheiro nenhum: financiamento para empreender

31 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 26 seg


Como ficar rico sem dinheiro nenhum é a dúvida de muitas pessoas que desejam empreender, mas não possuem dinheiro para investir em suas ideias.

É claro que se você não tiver dinheiro nenhum, é difícil. Mas se você está lendo este texto, provavelmente você tem internet, uma casa e itens básicos. Portanto, você pode sim partir desse ponto e enriquecer mesmo com pouco dinheiro.

Neste texto iremos falar algumas dicas de como ficar rico sem dinheiro nenhum. Mas este é um texto opinativo, não deve ser considerado uma recomendação do que você deve ou não fazer em sua vida financeira.

Como ficar rico sem dinheiro nenhum?

Para entender como enriquecer sem ter dinheiro, vamos usar como exemplo a história do Djary, que construiu o complexo da Orbi Gaming. Raul Sena, o Investidor Sardinha, entrevistou o Djary para o podcast do iSardinha e na conversa dos dois, Raul lembrou que em 2016, Djary não tinha dinheiro nenhum no bolso. No entanto, ele tinha 3 ideias:

  1. Construir um complexo de games;
  2. Criar um time de League of Legends;
  3. Prestar consultoria sobre e-sports.

Você pode estar se perguntando: se o Djary não tinha dinheiro, como ele conseguiu construir o complexo Orbi Gaming? A resposta é simples, ele usou o dinheiro de outras pessoas. Ou seja, ele apresentou sua ideia para várias pessoas que tinham dinheiro e que poderiam investir para que a sua ideia fosse posta em prática.

como ficar rico sem dinheiro nenhum

Sumus

Atualmente ele possui mais de 10 sócios de vários ramos diferentes. É claro que tantos sócios, ele teve que vender uma parte considerável da sua empresa. Mas o fato é que mesmo sem dinheiro nenhum, ele conseguiu colocar sua ideia em prática e ganhar dinheiro. Enfim, este caminho para ficar rico sem dinheiro funciona da seguinte maneira:

1- Apresentação da ideia

Para fazer como o Djary e criar um negócio sem dinheiro nenhum, você precisa saber apresentar a sua ideia para os investidores em potencial. As principais habilidades que você precisa ter se quiser vender um projeto para alguém, são:

  • Oratória: Para desenvolver uma boa oratória você deve estudar dicção e como convencer pessoas.
  • Vestuário: Se vestir bem é muito importante, pois geralmente nós somos julgados por aquilo que aparentamos e não pelo que de fato somos.
  • Business plan: Aprenda a montar um business plan, para que as pessoas entendam onde a empresa pode chegar.
  • MVP: Aprenda a criar um Produto Viável Mínimo (MVP) das suas ideias.
  • Etapas de uma startup: Por fim, estude sobre as etapas de financiamento de uma startup.
como ficar rico sem dinheiro nenhum

Exame

2- Para quem apresentar o projeto

A apresentação inicial da ideia para conseguir os primeiros investimentos, que serão necessários para começar o negócio do zero, são geralmente derivados de: família, amigos e tolos. Sem conseguir dinheiro por meio de uma dessas três fontes, fica mais difícil conseguir vender a ideia para grandes empresários.

Mesmo sendo mais difícil, é possível. A humanidade está conectada e a distância entre você e o empresário que você deseja que invista na sua ideia, é de apenas alguns contatos. Em outras palavras, se você quer conhecer a pessoa X, provavelmente você conhece uma pessoa que conhece outra pessoa que tem contato com a pessoa X.

Neste caso, para apresentar sua ideia para essa pessoa, você só precisa falar com a pessoa certa do seu círculo de amizades e ir trilhando o caminho de conhecidos até chegar até a pessoa que você deseja apresentar seu projeto.

Outra maneira de mostrar sua ideia para um grande empresário é apresentá-la para a pessoa com maior status que você conhece. Dessa forma, você apresenta sua ideia para ela e pede que ela te apresente para o empresário que você deseja apresentar sua ideia.

3- Como deve ser a apresentação da ideia para ficar rico sem dinheiro nenhum

Por fim, quando você conseguir o contato de um empresário e for apresentar sua ideia, existem alguns pontos que você deve abordar, tais como:

Academia assai

1- Time

O investidor precisa saber quem é a liderança do projeto, quais são seus méritos técnicos e de gestão para exercer essa função. Além disso, você deve explicar como cada membro da formação inicial contribuirá positivamente para o negócio.

É importante que a estrutura seja enxuta, já que isso significa que cada membro do time é indispensável. Isso porque a pessoa que vai investir no negócio precisa ter a garantia de que todas as suas peças são essenciais. Caso contrário, um profissional da equipe pode ser, na visão do investidor, um custo que afeta os resultados da startup.

É importante também que você explique outras maneiras pelas quais a sua ideia pode dar certo. Isso é importante, pois um investidor vai perceber que você possui algumas opções para fazer com que a empresa dê certo. Afinal de contas, ninguém quer colocar dinheiro em uma empresa que pode falir em breve.

2- Produto

Descreva em que fase está o seu produto. Se ele estiver apenas no rascunho vai ser mais difícil vender a ideia para investidores, mas você pode vender para as pessoas que não possuem experiência com investimentos. Explique para o investidor quais são as fases iniciais e prazos para fazer o produto.

Mateus rosa

Não deixe de apresentar também as previsões, justificativas e motivos pelos quais a empresa vai dar certo. Isso é importante, pois serve como justificativa do porquê a pessoa irá ganhar dinheiro investindo neste projeto e serve como um horizonte a ser seguido por ela.

Enfim, é importante que você tenha uma ideia bem estruturada do negócio, caso contrário vai ser muito difícil conseguir o investimento de grandes empresários para colocar sua ideia em prática e começar a enriquecer sem dinheiro.

3- Tração

Você precisa mostrar como o projeto está caminhando desde que você deu início a ele. Sendo assim, é preciso mostrar os números, o dinheiro que está girando, o retorno dos clientes e a força da marca.

Se o projeto ainda não estiver pronto, você pode mostrar o que falta para ele ser posto em prática, o que já foi realizado e a necessidade que ele vai suprir. Geralmente o investidor fica interessado quando a pessoa mostra que o projeto está caminhando rápido e com bons resultados.

Seguindo o caminho acima você consegue empreender com o dinheiro de outras pessoas e, consequentemente, ficar rico. É claro que este não é um caminho fácil. Mas é possível. Para saber mais detalhes de como colocar isso em prática, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Ao começar a enriquecer, é importante que você saiba o que fazer para que este dinheiro traga uma boa rentabilidade. Ou seja, você precisa aprender a investir e montar uma carteira de investimentos diversificada entre renda fixa e variável, de acordo com o seu perfil de investidor.

Por meio dos investimentos, você pode obter renda passiva e um dia passar a viver de renda. Ou ainda, com a construção de um patrimônio sólido, você poderá investir em novos projetos próprios ou em projetos de outras pessoas que não tem dinheiro nenhum. Aprenda agora mesmo Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Imagens: Sumus, Bruno perin, Exame, Academia assai e Mateus rosa