10 lições aprendidas no livro Pai Rico, Pai Pobre

28 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 55 seg


“Pai Rico, Pai Pobre” é um livro cheio de ensinamentos importantes, sobretudo para investidores iniciantes. Este clássico foi lançado em 1997, e continua sendo um sucesso de vendas, visto que nele há lições atemporais.

No livro escrito por Sharon L. Lechter e Robert Kiyosaki são apresentados dois mundos completamente diferentes: de um lado, temos o pai rico e sua visão empreendedora; do outro, o pai pobre, com a visão negativa de dinheiro.

A partir do paralelo entre esses dois mundos tão distintos, os autores trazem, aos seus leitores, a possibilidade de transformar a mentalidade pobre em uma mentalidade rica.

Se você ainda não leu esse clássico, então fazemos um apanhado de algumas das muitas lições que ele apresenta. Continue a leitura.

10 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre

Antes de iniciarmos, é relevante ressaltar que somente a leitura deste artigo não substitui a leitura completa da obra. Portanto, se seu objetivo é ser um investidor de sucesso, não deixe de ler o livro o quanto antes. Enquanto isso, lhe damos uma antecipado de parte do que vai encontrar.  

1) A corrida dos ratos

Já no início do livro, temos a primeira lição importante. Muito provavelmente você conheça pessoas que estão no que o autor chama de “corrida dos ratos”. O que é isso?!

Em resumo, essa corrida acontece porque somos sempre impulsionados a gastar mais e mais com coisas que não precisamos.

O fato é que as pessoas trabalham, recebem seu salário e, logo, gastam. Não é assim? Mesmo que uma pessoa receba uma promoção ou encontre um emprego melhor, essa situação não melhora. Quanto mais as pessoas ganham, mais elas tendem a gastar.

Portanto, a ideia é que você saia desse ciclo e pare de gastar o seu salário com coisas que não importam. Ou seja, não tentar ter um padrão de vida mais alto, sempre que ganha mais, é o primeiro passo rumo à abundância financeira.

Identificou-se já com a primeira lição? Aguarde as próximas então!

2) A diferença entre ser pobre e ser quebrado

A segunda lição nos ensina que existe uma grande diferença entre ser pobre e ser quebrado.

Você é pobre ou quebrado? Se você respondeu que é pobre, é porque assumiu uma condição que é constante. Em outras palavras, é parte do que você é e, por isso, vai continuar dessa forma. Já estar quebrado é uma situação passageira. Esperamos que passe logo!

Repare que a grande diferença está entre os verbos ser eestar. O verbo ser é algo que você é, faz parte de você. No entanto, o verbo estar é um estado momentâneo, algo passageiro, que pode ser, felizmente, alterado.

Nesse sentido, se você sabe que a pobreza é uma condição passageira na sua vida, então não deve dizer que é pobre, deve dizer que está quebrado.

Portanto, com essa mudança na forma de pensar, você se visualiza saindo da pobreza. Essa lição é importante, pois não tem como deixar de ser pobre se você, caro leitor, não acreditar que irá deixar.

3) Não pare de estudar

A terceira lição tirada da obra é a de que você não deve deixar de estudar nunca, jamais, de jeito nenhum, never!

Lembre-se: o conhecimento é o que nos ajuda a crescer. A maior parte das pessoas que têm uma baixa renda, não estudam. Quando você deixa de estudar, coisas que poderiam te ajudar a evoluir, se perdem de você e, consequentemente, a tendência é que você fique estagnado na vida.

Por isso, não deixe de ler e aprender, seja sobre sua área, sobre o mercado, assuntos que lhe interessam e muitos outros.

Enfim, saiba que estudar sobre a sua área de atuação e outros campos do conhecimento podem te fazer ganhar mais dinheiro.

4) Ativos X passivos

Entender a diferença entre ativos e passivos é essencial para quem quer enriquecer, pois ao colocar em prática esse ensinamento, você estará pronto para construir um patrimônio sólido.

Em síntese, ativos são tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, já os passivos são tudo aquilo que tiram dinheiro do seu bolso. Fácil, né?!

Os investimentos são ótimos exemplos de ativos, pois com eles você pode ganhar dinheiro e fazer o seu patrimônio crescer. Por outro lado, carros, motos e casas são passivos.

Se você quer enriquecer, é essencial que compre ativos ao invés de passivos. Talvez você esteja pensando que os ricos só compram passivos, já que eles têm carros e casas luxuosas, né? De fato, os ricos têm muitos passivos. No entanto, antes de comprar passivos, eles compraram muitos ativos.

A lógica é a seguinte, meu caro: você compra muitos ativos para que o seu patrimônio cresça. Depois que os ativos estiverem gerando muito dinheiro e o seu patrimônio estiver grande, você pode comprar passivos. Mais claro impossível!

O problema, portanto, é que a grande maioria das pessoas faz o contrário, compra passivos e não ativos. Logo, elas nunca conseguem construir um patrimônio e continuam pobres para o resto da vida.

O que achou dessa quarta lição? Gostou? Então, se prepara para a próxima!

5) Não acredite em crenças limitantes

A 5º lição do livro “Pai Rico, Pai Pobre” é deixar de acreditar em crenças limitantes. Meu Deus, mas o que é isso?! Calma!

Em resumo, as crenças limitantes são os pensamentos negativos que você tem em relação ao dinheiro. Sim, isso é possível. Exemplo de crença limitante é pensar que dinheiro só traz problemas para a sua vida e sua relação com as pessoas.

Dessa forma, esse tipo de crença te limita, porque, se dinheiro traz problemas, então você vai acabar fugindo dele. Portanto, se você, realmente, quer ficar rico, precisa ressignificar essas crenças o quanto antes.

Aliás! Outra pessoa que defende a necessidade de ressignificar o que você pensa sobre dinheiro é T. Harv Eker no livro “Os Segredos da Mente Milionária”. Inclusive, temos no site um artigo cheio de lições sobre esta obra, confira clicando aqui!

6) Não trabalhe pelo dinheiro

A maioria das pessoas trabalha, exclusivamente, para ganhar dinheiro, mas a maioria delas continua sem dinheiro. Por que será? Nesse sentido, se fizer como a maioria das pessoas, acha que você vai ter dinheiro? Não. Para ter resultados diferentes, é preciso fazer diferente.

Além disso, você pode ser refém ou mestre do seu dinheiro. Imagine o seguinte cenário: você vai para o trabalho e, com o dinheiro que ganha, compra várias coisas, assim, você se torna refém de um emprego para ganhar dinheiro e manter o estilo de vida que tem.

Portanto, ao invés de trabalhar pelo seu dinheiro, coloque o seu dinheiro para trabalhar por você. Dessa forma, ao invés de trabalhar e comprar passivos, prefira investir em ativos, assim, o seu dinheiro vai virar mais dinheiro.

Por último, lembre-se que quanto antes o seu dinheiro começar a trabalhar por você, mais cedo você poderá deixar de trabalhar por dinheiro.

7) Seja um empreendedor e um investidor

No livro, o autor aconselha, de maneira incisiva, a estudar sobre empreendedorismo.

Ademais, ele comenta que há quatro perfis de pessoas: os empregados e os autônomos de um lado, e os empreendedores e investidores de outro.

A maioria das pessoas se encontram do lado dos empregados e autônomos, logo, poucos se arriscam a entrar para o lado dos empreendedores e investidores, que é o lado de quem quer ficar rico.

Vale destacar que essas classificações não são definitivas e estanques. Em outras palavras, você pode estar, hoje, do lado dos empregados e autônomos e, amanhã, passar para o lado dos empreendedores e investidores.

8) Evite a arrogância

Preste muita atenção na 8ª lição! A arrogância pode te trazer muitos problemas.

Ao investir com arrogância, você pode acabar perdendo dinheiro. Isso mesmo! Por isso, tenha a humildade de assumir quando você não souber fazer algo e quando precisar de ajuda. Pegue leve com você mesmo.

Ninguém nasceu sabendo fazer tudo, é preciso aprender e não há vergonha nenhuma em aprender coisas novas. Pelo contrário, é aprendendo coisas novas que você será capaz de evoluir.

Portanto, tenha uma atitude humilde de quem está aberto a aprender cada dia mais. Essa lição é boa, né?

9) Comece cedo e aproveite o seu tempo

A penúltima lição do livro que você aprenderá hoje é a importância de começar a formar a própria riqueza o quanto antes.

Muita gente não sabe, mas o fator tempo é muito importante nos investimentos, pois, com o tempo, os juros compostos começam a agir, contribuindo com o crescimento do seu patrimônio. E isso é exatamente o que você deseja, não é?

Não se esqueça que os juros compostos são a maravilha dos juros sobre juros. Na renda fixa, um título com juros compostos calcula os juros em cima do montante inicial aplicado e em cima dos juros do período. Já na renda variável, é possível aproveitar da mágica dos juros compostos ao reinvestir os proventos.

Portanto, caro leitor, mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir, é melhor aplicar o pouco que você tem e o quanto antes. Essa tarefa é para ontem!

10) Eduque-se financeiramente

Por fim, a última lição do livro te incentivará a educar-se financeiramente. Portanto, não deixe de estudar sobre finanças e de se manter informado sobre o mercado.

Como não temos, infelizmente, a disciplina de educação financeira nas escolas brasileiras, cabe a nós estudarmos sobre o tema em casa, no ônibus, dirigindo, em qualquer lugar.

Tendo foco e persistência, você pode fazer isso por meio de livros, sites, cursos, canais no YouTube e afins. O importante é que você não deixe de estudar sobre finanças e formas de investir melhor. Estamos de acordo?

Curiosidades sobre o livro

O livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, é um clássico da literatura financeira, desde que publicado em 1997. Ele rapidamente se tornou um best-seller internacional. Vamos explorar algumas curiosidades interessantes sobre esse livro:

1) Autolançamento e Reconhecimento

Inicialmente, Kiyosaki e Lechter lançaram o livro de forma independente antes de ser adquirido por uma editora. Eles venderam cerca de 20.000 cópias em um ano antes de chamar a atenção do mercado editadorial.

2) Persistência e Sacríficio

O livro enfrentou rejeições de várias editoras antes de finalmente ser aceito pela TechPress Inc. Kiyosaki até vendeu sua casa para levantar dinheiro para a publicação. Essa dedicação e sacrifício mostram o quanto ele acreditava na mensagem do livro.

3) A Dualidade dos Pais

A premissa central do livro é a dualidade entre os dois “pais” de Kiyosaki. Seu pai biológico, o “pai pobre”, acreditava em economizar dinheiro e viver de salário em salário. Por outro lado, o pai rico de seu melhor amigo era um empreendedor que investia em imóveis e outras oportunidades financeiras.

Essa comparação entre os dois estilos de vida é fundamental para as lições apresentadas no livro.

4) Lições Importantes

  • Os ricos não trabalham pelo dinheiro: Kiyosaki enfatiza que focar apenas em ganhar dinheiro pode nos tornar escravos do dinheiro. Em vez disso, devemos adquirir ativos que gerem renda passiva.
  • Educação financeira é crucial: O sistema escolar tradicional não ensina habilidades financeiras essenciais. Kiyosaki incentiva as pessoas a aprenderem sobre finanças por conta própria e a buscarem mentores financeiros.
  • Diferença entre ativos e passivos: Ele destaca que ativos colocam dinheiro no nosso bolso, enquanto passivos retiram dinheiro. Aconselha a adquirir mais ativos e reduzir passivos.
  • Alavancagem financeira: Kiyosaki considera a alavancagem financeira essencial para a riqueza. Devemos usar empréstimos para investir em ativos que gerem renda passiva
  • Pensar como um empresário: Ele encoraja as pessoas a pensarem como empreendedores e a buscarem oportunidades de negócios.

Em síntese, “Pai Rico, Pai Pobre” desafia nossa perspectiva sobre dinheiro e nos inspira a adquirir ativos que gerem renda. Embora algumas lições possam parecer simplistas, o livro é um excelente ponto de partida para quem deseja aprender sobre finanças pessoais e investimentos.

Enfim, já que você conhece as lições e curiosidades de “Pai Rico, Pai Pobre”, assista, agora mesmo, ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para conhecer um pouco sobre o autor do livro e entender melhor como aplicar as lições, aqui apresentadas, na prática. Bom aprendizado!

Fonte: Exame, Onze, Educa Mais Brasil, A Hora do Dinheiro, Clube do Valor