O preços dos veículos está caindo – faz sentido trocar de carro agora?

4 de maio de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 12 seg


O preço dos veículos está caindo no Brasil, e isso significa que você pode perder dinheiro com seu carro usado. Será que chegou a hora de vender o carro para não ficar no prejuízo? E quem está pensando em trocar de carro agora? Faz sentido comprar um zero quilômetro nos preços atuais?

A verdade é que comprar um carro é algo extremamente pessoal porque depende de muitos fatores e motivações. Mas, para evitar perder dinheiro, você tem de ficar ligado no que está acontecendo com o mercado de veículos novos e seminovos, e saber quanto vale um carro hoje no Brasil.

O que fez o preço dos carros subir?

A gente enfrentou, nos últimos 2 anos, uma verdadeira explosão nos preços da maioria das matérias-primas. Fatores como a crise do coronavírus e a guerra na Ucrânia causaram uma inflação generalizada, que afetou profundamente o setor produtivo mundo afora. E a indústria automotiva não ficou imune à crise.

Como consequência, tivemos um aumento substancial no preço dos carros novos, que já são historicamente caros no Brasil. Para se ter uma ideia, o preço médio dos carros novos, no país, foi de R$ 130 mil – alta de 85% em 5 anos.

Aliado a isso, tivemos uma crise de oferta provocada pelo fechamento das fábricas devido à pandemia de Covid-19. Assim, o preço dos carros usados simplesmente explodiu entre 2021 e 2022.

Acabou a alta de preços dos veículos?

Depois dessa onda de supervalorização dos carros usados, a gente começa a viver um outro momento nesses primeiros meses de 2023. É verdade que houve um aumento de 13% na quantidade de emplacamentos de veículos leves, de acordo com dados da Fenabrave.

Foram 464 mil carros emplacados entre janeiro e abril de 2023, contra 410 mil no mesmo período de 2022. Logo, tivemos mais carros novos sendo vendidos e com uma leve alta nos preços.

Por outro lado, contudo, o preço dos carros usados vem caindo nos últimos meses, de acordo com os principais indicadores, como a Tabela Fipe e os sites especializados na venda de seminovos.

Qual carro devo comprar?

Um dos motivos para a queda nos preços dos usados é a capacidade de pagamento dos consumidores. Como em qualquer ciclo prolongado de alta, é provável que chegue a um patamar em que os valores se tornem praticamente inviáveis.

Por isso, é muito importante ter consciência na hora de comprar um carro. Você nunca deve possuir um veículo que tenha um custo acima da sua capacidade financeira.

No vídeo abaixo, eu mostro como você pode fazer as contas para saber qual carro cabe direitinho no seu orçamento.

Vender o carro e esperar os preços caírem?

Se você está com medo dos preços continuarem caindo, o que é extremamente provável nesse momento, uma ideia interessante seria considerar vender seu carro e esperar alguns meses para comprar outro, em condições mais vantajosas, não é mesmo?

Mas será que existe alguém disposto a fazer esse movimento e ganhar dinheiro com a queda no preço dos seminovos?

E você? O que faria se tivesse a certeza de que o preços dos veículos vai continuar caindo no Brasil? Entre lá na nossa comunidade no Instagram (@oraulsena)e dê sua opinião. Assim, você também vai ficar sempre ligado no que acontece no mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário? Compare agora