O que está acontecendo com a economia brasileira?

Os números da economia brasileira não tem sido os mais positivos. Mas afinal, o que está acontecendo? Vou te explicar!

2 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Muitas pessoas estão preocupadas com os últimos movimentos da bolsa de valores brasileira. A sensação que a maioria tem é de que a bolsa está “andando de lado” e de os rendimentos talvez não estejam performando da melhor forma. E a dúvida que todos tem é sobre o que está acontecendo com a economia brasileira.

Por isso, hoje vamos conversar um pouco melhor sobre os indicadores econômicos atuais de uma forma mais madura. Então , vamos lá?

A economia brasileira vai se recuperar?

Para entender o que está acontecendo com a economia brasileira, é preciso entender a raiz dela. O Brasil não tem uma industrialização muito forte; esse processo ainda não ocorreu aqui, como em outros países desenvolvidos. O que nós mais exportamos são commodities, ou seja, a matéria prima para desenvolver outras coisas.

Se analisarmos os gráficos de commodities no mundo, eles até tiveram uma alta no início do governo Lula, no entanto, agora eles já estão retornando aos patamares normais.

E o que ocorre é que se analisarmos a questão da oferta x demanda, vamos perceber que menos pessoas estão adquirindo commodities. Esse é um sinal de que a indústria de uma forma geral está mais fraca, está produzindo menos.

Países como China, Estados Unidos e Alemanha, estão com dificuldades de dar vazão ao que é produzido e consequentemente, estão produzindo menos. Mas qual o motivo de tudo isso? Uma crise econômica que está atingindo diversos países.

E, afinal, como isso impacta na bolsa de valores brasileira? O que ocorre é que isso implica no fato de que não temos para quem vender nossas commodities e cria também todo um clima de pessimismo. E tudo isso impacta na nossa bolsa de valores.

Isso afasta os investidores internacionais, que preferem não investir por aqui. E, para piorar a situação, o Brasil está com a taxa de juros muito alta, o que reforça ainda mais o clima negativo. Tudo isso criou um ambiente inóspito em todos os cenários.

Ciclos econômicos

Toda vez que algo similar acontece, algumas pessoas começam a falar que a bolsa vai acabar, que o país vai quebrar. Enfim, cria-se todo um cenário extremamente negativo e apocalíptico que não condiz com a realidade. Mas isso acontece sempre, é cíclico. E depos disso, normalmente, vem o cenário de valorização econômica e essas pessoas ficam simplesmente sem argumentos.

Não existe uma data prevista para quando uma crise começa ou acaba. Nossa bolsa está tão barata que o P/L (preço pelo lucro) está muito abaixo quando comparado a outros países sub-desenvolvidos. A Índia, por exemplo, ocupa o topo da lista com 24,2x, depois vem o Taiwan com 18,1x e a Tailândia em seguida, com 14,5x. O Brasil só aparece na 12° posição com 6,8x o P/L, abaixo inclusive da Argentina.

O que ocorre é resultado de todo um cenário conturbado causado por conta da nossa alta taxa de juros, junto de toda a situação industrial do mundo e a falta de diálogo do governo com os investidores.

Estamos abaixo inclusive da China, que é um país que está nessa posição principalmente pela falta de confiança dos investidores e pela interferência do governamental. E para piorar o cenário, tivemos ainda dois escandalos seguidos com relação à bolsa que não foram solucionados. O CEO da Americanas continua solto, ninguém foi responsabilizado e é claro que tudo isso cria um clima de desconfiança e medo que faz os investidores se afastarem.

Como estão as empresas brasileiras?

Os números da empresas brasileiras na bolsa estão baixos, principalmente quando comparamos com momentos anteriores. Mesmo marcas que historicamente tem um bom resultado.

E os anunciantes do “apocalipse da bolsa” vão continuar a falar suas frases prontas sobre o fim da bolsa e do país. No entanto, em algum momento, essa crise vai melhorar e os números vão voltar a crescer, até que se estabilizem novamente. É cíclico. Já ouvi inúmeras vezes que o Brasil e a bolsa iriam acabar e até hoje, continuo a ter uma ótima rentabilidade.

Então, se você tem uma carteira bem diversificada, não tem motivos para se preocupar. Muito pelo contrário, aproveite o momento para estudar quais são os bons investimentos, invista e deixe na sua carteira. Aproveite o momento para entrar, pois isso fará sentido lá na frente.

Ficou com alguma dúvida? Então assista ao vídeo completo e entenda que você realmente não precisa se preocupar!

Se você quer aprender mais sobre investimentos não deixe de conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos e faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

O Brasil pode entrar em um ciclo de CRESCIMENTO ACELERADO?

O que vai acontecer com a bolsa? Xandão derruba X e ameaça Starlink

AMBEV vai trocar de comando: chegou a hora de vender as ações?

A XP está sendo processada por enganar clientes