P/L: o que é, como calcular e analisar o Índice Preço/Lucro?

10 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 20 seg


Se você está entrando no mundo dos investimentos, já deve ter ouvido falar sobre o Índice Preço/Lucro. Isso porque ele é muito usado entre os investidores. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, já que ele tem certas limitações.

O que é Índice Preço/Lucro?

O Índice Preço/Lucro ou P/L, é um índice que serve para avaliar os preços de ações. Este índice é também conhecido como múltiplo de lucro.

Sendo que ele é muito conhecido entre os investidores pessoa física, gestores e investidores institucionais. O P/L relaciona o valor de mercado do ativo com o lucro que a respectiva empresa apresenta.

Com isso, ele indica o quão disposto o mercado está a pagar pelos resultados da empresa. Dessa forma, com o P/L você consegue conferir se o preço de uma ação está caro ou barato.

É por isso que ele é usado como um indicador de otimismo ou pessimismo por muitos investidores. Além disso, ele ajuda a identificar oportunidades financeiras. 

Como interpretar?

O P/L serve como um indicador do quanto o mercado está disposto a pagar pelos ganhos de uma companhia. Nesse sentido, quanto maior for o Índice Preço/Lucro, mais positivo está o cenário do mercado em relação à empresa.

Ou seja, um P/L alto pode significar que a ação está com um preço acima do seu preço justo. Além disso, ele pode apontar ainda que o mercado tem boas expectativas em relação à empresa.

Portanto, o P/L pode indicar que a ação está supervalorizada. Repare que no caso do P/L estamos sempre falando sobre uma possibilidade e não uma certeza absoluta.

Um P/L baixo significa que o mercado não está muito confiante no negócio. Pode indicar ainda uma oportunidade de investimento. O P/L baixo indica ações baratas.

No entanto, não basta um Índice Preço/Lucro baixo para indicar uma oportunidade de investimento. É preciso que este indicador seja usado junto com outros para que você possa fazer uma análise eficiente da empresa.

Afinal de contas, o P/L baixo pode ser tanto porque o mercado não confia na empresa, quanto porque a ação está sendo negligenciada, mas tem boas perspectivas de valorização.

Como calcular o P/L?

Na fórmula do P/L, o preço analisado é sempre o valor por ação que está sendo divulgado na bolsa em certo momento.

Por outro lado, o lucro líquido é o ganho líquido por cada uma das ações neste momento. O cálculo em si é bem simples.

Para isso, você precisa apenas dividir o preço da ação pelo lucro por ação da empresa. A fórmula é: P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação.

Por exemplo, vamos supor que as ações da empresa X estão cotadas a R$ 16,00 Vamos imaginar também que o lucro líquido anual por ativo seja de R$ 3,50.

Se usarmos esses dados na fórmula do P/L, identificamos o seguinte cálculo: 16/3,50 = 4,5 (aproximadamente). Esse resultado indica o número esperado de anos para o retorno do investimento feito na empresa.

Contudo, essa não é uma informação definitiva. Isso porque os lucros da empresa não vão necessariamente para os acionistas.

Por isso, ao analisar uma empresa é preciso levar em conta não apenas o P/L, mas também a sua política de distribuição de dividendos. Além disso, você deve ficar atento aos cenários que o setor e a empresa podem enfrentar.

Limitações do P/L

Os investidores usam muito o P/L como uma forma de verificar se uma ação está cara ou barata. Apesar de ser popular, você deve tomar cuidado com ele.

Isso porque o P/L têm limitações. Desse modo, se você for fazer uma análise fundamentalista do negócio, não deixe de considerar vários indicadores.

Com isso, você consegue uma análise mais aprofundada no negócio. Uma outra dica, é que a comparação entre o P/L das empresas deve ser feita apenas entre empresas do mesmo setor de atuação.

Essas empresas costumam ter características e potenciais de crescimento parecidos. Em resumo, os cuidados que você deve tomar com o P/L são:

  • Análise o lucro projetado, não o histórico. Não faz muito sentido usar o lucro que a empresa teve no exercício passado. Isso porque, nada garante que o resultado será o mesmo, já que o momento é outro.
  • Avalie o indicador, mas também as métricas. Verifique os números que compõem o Preço sobre Lucro. Com isso você consegue interpretar melhor o P/L. 
  • Compare empresas do mesmo setor. Isso garante uma comparação com um resultado que faz mais sentido.

Enfim, gostou de aprender o que é o Índice Preço/Lucro? Alguns outros indicadores úteis ao investir são: Indicadores fundamentalistas – Pra que servem e lista dos 12 principais