Por que o dólar está caindo? Vale a pena dolarizar agora?

14 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O dólar está caindo e muitas pessoas que estavam aguardando esse momento, estão em dúvida. Afinal, vale a pena dolarizar agora? Vamos lá, vou explicar!

Nos últimos meses o dólar disparou e nos últimos dias, ele tem apresentado alguma queda. No entanto, será que esse é o momento ideal?

Mas afinal, o que é dolarizar? Quando usamos esses termo, estamos falando de investir no exterior, em empresas americanas. Não em comprar dólares efetivamente.

Analisando o gráfico do dólar em comparação ao real, rapidamente, percebemos uma crescente muito específica. A moeda está sempre se valorizando com relação ao real. Desde 1996, o dólar vale mais que o real. Isso porque nossa moeda está se desvalorizando em relação ao dólar. Nossa economia cresce muito menos que a americana.

Menor patamar dos últimos meses

No último dia 12/08/24 o dólar foi negociado até abaixo de R$5,50 que considerado um valor bom atualmente. Na semana anterior, a moeda recuou 3%, principalmente por causa dos dados liberados pelos EUA.

Havia um grande expectativa por um cenário de recessão nos Estados Unidos, no entanto, os dados divulgados mostraram uma melhoria. O que fez com que os investidores investidores americanos voltassem a investir mais em economias que mais arriscadas em países e moedas emergentes.

O enfraquecimento do yemen com relação ao dólar, também foi importante nesse processo.

Agora, a expectativa é pelos novos dados de inflação ao consumidor dos EUA. Os números devem refletir nos próximos passos do FED e na nova taxa de juros. O que se espera é que ocorra uma redução dessa taxa, o que vai fazer com que os investidores busquem outros países, mais arriscados.

Vale a pena dolarizar agora?

Ninguém vai conseguir te responder essa questão de forma honesta, porque é impossível prever quanto o dólar estará custando amanhã ou daqui dez dias.

O que podemos olhar na verdade é a comparação entre o crescimento da nossa economia em comparação a americana. Ao analisar e comparar o EWS e o IVV, com raras excessos nós crescemos mais que a economia dos EUA.

Vale a pena investir no Brasil?

No entanto, ao analisar a situação dessa forma, muitas pessoas se questionam se vale a pena investir no Brasil. E isso não poderia estar mais errado e é super fácil comprovar isso. Se você escolhe bons ativos, terá bons resultados, um bom rendimento.

A carteira pública que eu criei pode ser utilizada como exemplo para comprovar isso, até agora ela está com a rentabilidade de 241,3%. Sendo que 36% dela é composta por ações nacionais e algumas delas tiveram uma rentabilidade absurda. A Sabesp é um exemplo, o BTG Pactual é outro. Enfim, tivemos diversas empresas que possibilitaram o crescimento dessa carteira. Então, com certeza vale a pena investir no Brasil.

Outra dica é que você pode se dolarizar investindo em empresas commoditizadas, isso porque a maioria delas vende para o exterior, ou seja, em dólar. No entanto, é preciso analisar analisar as empresas e o segmento com cuidado, pois alguns são mais arriscados por conta do setor, como por exemplo o de carne e celulose.

No entanto, é totalmente possível que você invista diretamente no mercado internacional. Quer mais algumas dicas sobre como dolarizar seus investimentos? Então assista ao vídeo completo!

E se você quer investir no exterior, mas não sabe como, quero te convidar para conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Leia também: 10 formas de como investir em dólar

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar

Funcionários do Banco Central estão comprando dólar com medo

Manobra perigosa da Petrobras que pode COLAPSAR empresas

Gabriel Galípolo foi uma boa escolha para presidir o Banco Central?