Renda passiva: o mito e a falsidade exposta pelos gurus

Conheça a verdade sobre promessas de ganho fácil com renda passiva que muitos gurus dos investimentos anunciam pela internet! Leia mais.

17 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Você já viu por aí alguma promessa estranha de renda passiva em apenas 15 minutos? Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?

No mundo financeiro, essa ideia costuma ser divulgada por um monte de gurus como uma forma rápida e fácil de obter dinheiro sem esforço.

Mas será que é mesmo possível ter renda passiva em tão pouco tempo? Neste artigo vou explicar melhor o que é, como viver dela e formas de evitar cair nas armadilhas financeiras.

É possível ter renda passiva em 15 minutos?

Recentemente, me deparei com um vídeo online vendendo um produto que prometia ensinar como gerar renda passiva em apenas 15 minutos.

A proposta era tentadora, mas como alguém que está nessa área da educação financeira há muito tempo, sei bem que alcançar essa meta de verdade requer bastante tempo, esforço e, é claro, um bom volume de investimento.

Por curiosidade, eu comprei o produto pra saber melhor do que se tratava e no fim descobri que, se você precisa trabalhar para receber uma “renda passiva”, então ela não é tão passiva assim.

Ou seja, o que ela vendia, na verdade, era uma oportunidade de renda extra.

O que é renda passiva?

Para gerar uma renda, existem duas formas: ou você utiliza seu esforço de trabalho para isso, ou um esforço de capital investido.

E a renda passiva surge exatamente dessa segunda forma. Ou seja, a renda passiva é aquele dinheiro que você recebe sem a necessidade de trabalhar para isso. Mas não é tão simples:

Pense na palavra “passiva” e no que ela nos remete: se você está fazendo algo, está ativo, e quando não faz, está passivo.

Ao invés de surgir do mais absoluto nada, como prometem esses gurus, a renda passiva vai exigir que em algum momento você tenha aplicado um grande valor, seja de uma vez ou durante um bom tempo, antes dela finalmente render frutos para você.

Como viver de renda?

Primeiramente, para viver de renda passiva, precisamos ter em mente que não vai acontecer da noite para o dia.

Investimentos em fundos imobiliários, ações ou outros ativos podem gerar dividendos, mas é devemos considerar que esses retornos podem variar, e estarem sujeitos a diversos fatores, como a inflação.

Não vai surgir dinheiro do nada, feito um milagre. Por isso utilize uma taxa realista de retorno, como 8% ao ano, ao calcular suas projeções de rendimentos.

Eu inclusive mostro como funciona no vídeo abaixo, dá uma olhada:

Não caia em promessas absurdas

Em um mundo onde esses gurus prometem resultados rápidos e fáceis, manter sua visão e não cair nessas armadilhas é fundamental.

Renda passiva de verdade exige planejamento, constância e, acima de tudo, investimento inteligente a longo prazo.

Então não sai acreditando nesses esquemas duvidosos que prometem ganho instantâneo, e se esbarrar em algo do tipo, desconfie.

Se você está interessado em construir uma rentabilidade sólida, considere buscar informações confiáveis e conteúdos de educação financeira.

Além da nossa escola AUVP oferecer treinamento e educação financeira, temos as nossas redes, o canal @investidorsardinha e no @oraulsena lá no Instagram, onde eu desmistifico esse e outros mitos, além de trazer informações atualizadas sobre o mundo das finanças.

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil