Setor portuário brasileiro – História, como funciona e crescimento

18 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 48 seg


O setor portuário brasileiro é um dos setores mais tradicionais do Brasil, afinal este foi um dos primeiros meios usados na comercialização dos produtos brasileiros com outros países.

Desde o estabelecimento deste setor, até os dias de hoje, diversas leis foram criadas para regular e contribuir com o seu crescimento. Sendo assim, o Programa de Privatização Portuária do Ministério da Infraestrutura promete uma mudança substancial no setor portuário.

Enfim, apesar de analisarmos o setor portuário brasileiro e a empresa Santos Brasil, este texto não deve ser considerado como uma indicação de investimento.

História do setor portuário brasileiro

A história do setor portuário brasileiro remete à colonização do Brasil, quando o transporte aquaviário era usado no processo de comercialização entre o Brasil colônia e Portugal. Ou seja, o setor portuário é considerado como um dos segmentos mais tradicionais da nação. 

Inicialmente, os portos eram restritos apenas à comercialização de mercadorias entre o Brasil, Portugal e Inglaterra. Contudo, quando o Rei D. João VI se estabeleceu no Brasil, os portos logo foram abertos para as nações parceiras. 

Click petróleo e gás

Posteriormente, em 1846, o Visconde de Mauá fundou a Companhia de Estabelecimento de Ponta da Areia, no Porto de Niterói. Dessa forma, foi nesta Companhia que os navios que praticavam cabotagem se originaram, sendo que eles tinham linhas regulares para a Europa e a América do Norte. 

Enfim, as concessões para a construção e exploração de portos começaram apenas no final do século XIX e início do século XX. Consequentemente, leis foram criadas para regular e orientar o setor portuário brasileiro.

O setor portuário atualmente

Atualmente, o setor portuário brasileiro compreende as empresas e instituições que gerenciam e administram o transporte de cargas pelas vias marítimas através de portos. Desse modo, os portos brasileiros são divididos em três tipos principais:

  • Marítimos/oceânicos: São aqueles que estão em contato direto com o mar;
  • Lacustres: São os que estão em contato com lagos e com o mar através de canais de navegação;
  • Hidroviários: Por fim, os porto hidroviários estão localizados em rios.

Informativo dos portos

A maioria dos portos brasileiros são oceânicos, e hoje contamos com mais de 40 deles, comandados pelo Ministério de Transportes e por empresas privadas. Desse modo, entre os principais portos, podemos destacar 17 protagonistas, sendo eles:

Setor portuário brasileiro

Como o mercado portuário funciona

Em termos de movimentação, o mercado portuário conta com uma nomenclatura própria para os tipos de transportes de carga, sendo que elas são divididas em cinco modalidades:

Longo curso: Modalidade de navegação com escalas em portos de mais de um país;

Cabotagem: Navegação marítima entre portos de um mesmo país;

Navegação interior: Navegação praticada nos rios, lagos, lagoas e canais;

Governo federal

Transbordo: Movimentação de carga de um veículo para outro, podendo ser do mesmo modal ou não, para prosseguimento do processo de transporte;

Remoção: Por fim, a remoção é o processo de reposicionamento físico de um contêiner de um determinado endereço no pátio ou a bordo de navio.

O mercado portuário funciona ainda com base em um tripé, composto pelos seguintes segmentos de atuação:

1- Complexo fixo

O complexo fixo é composto por todas as estruturas físicas para funcionamento da logística portuária. Portanto, ele compreende instalações como terminais portuários, cais, armazéns e maquinário. Em resumo, o complexo fixo é a parte operacional essencial para o manuseio e transporte de cargas.

2- Administração

A administração é a parte responsável pela logística portuária, composta por empresas e players que cuidam da gestão portuária. 

Dessa maneira, o segmento administrativo gerencia, desde o que diz respeito ao operador portuário, até a modernização dos sistemas presentes no porto. Por outro lado, as empresas desse setor desempenham variadas funções como carregamento, descarregamento, abrigo e reparo de embarcações. 

Setor portuário brasileiro - História, como funciona e crescimento

Aftm

3- Operação

A parte operacional cuida da execução da logística programada previamente. Este segmento é composto por operadores portuários e os rebocadores.

Os operadores trabalham na manipulação de maquinários e cargas. Em contrapartida, os rebocadores gerenciam embarcações menores projetadas para auxiliar nas manobras de grandes embarcações.

Crescimento do setor portuário brasileiro

Apesar do Brasil ser um país amplamente costeiro, a movimentação de contêineres brasileira ainda está longe de se comparar com outras grandes potências.

Sendo assim, o Brasil ainda ocupa a 159ª posição no ranking de grandes países. Já em relevância no PIB-  Produto Interno Bruto brasileiro, a movimentação de contêineres corresponde a apenas 1,1%.

Setor portuário brasileiro

No entanto, o mercado portuário brasileiro vem se expandido rapidamente. Dessa forma, o seu crescimento é percebido sobretudo no segmento de cabotagem:

Setor portuário brasileiro

É possível ainda perceber o crescimento dos principais portos brasileiros, com destaque para o porto de Santos. 

Setor portuário brasileiro

Além do crescimento passado, o setor portuário brasileiro está passando por um momento estratégico, devido ao Programa de Privatização Portuária do Ministério da Infraestrutura. Em resumo, este programa  prevê o leilão de lotes específicos de áreas do porto de Santos para a iniciativa privada até 2022.

Empresas que se beneficiam

Olhando para o mercado brasileiro, sem dúvida as principais empresas que podem se beneficiar do Programa de Privatização são a Santos Brasil Participações (STBP3) e a Wilson Sons (WSON33).

Vamos falar um pouco sobre a Santos Brasil, uma empresa do ramo de logística portuária, conhecida por operar no maior porto do Brasil, o porto de Santos.

Além da logística portuária, a Santos Brasil Participações fornece serviços logísticos fora do porto como em centros de distribuição, terminais de veículos entre outros.

Desse modo, os negócios da empresa são divididos em operações em terminais portuários, logística e operação em terminais de veículos. 

Setor portuário brasileiro - História, como funciona e crescimento

Santos Brasil

Os produtos oferecidos pela companhia são diversos, dentre eles:

  • Transporte e logística de containers e embarcações;
  • Logística portuária interna;
  • Gerenciamento e supervisão de cargas e materiais;
  • Armazenagem e gestão de mercadorias;
  • Transporte e logística para além do porto;
  • Armazenagem de veículos.

Logística da Santos Brasil

Para conseguir suprir a demanda por todos estes produtos, esta empresa do setor portuário possui 3 terminais de contêineres, 1 centro de distribuição, 2 centros logísticos industriais, 1 terminal de carga geral e 1 terminal de veículos. Além disso, ela conta com mais de 3 mil colaboradores.

Analisando os números apresentados pela empresa em 2019, temos que ela fez a movimentação de mais de 1.000.000 de contêineres e realizou o armazenamento de mais de 100.000 containers.

Setor portuário brasileiro

Em relação à atuação desta empresa do setor portuário na bolsa de valores, podemos destacar que a companhia abriu o capital em 2006.

Entretanto, como a Santos Brasil é considerada como uma empresa small cap, ela não possui um histórico consistente de distribuição de dividendos.

Dentro dos setores da bolsa, ela está no setor de bens industriais, nunca teve recuperação judicial, ela não trabalha com alavancagem e sempre registra lucros.

Agora que você tem uma perspectiva histórica e atual do setor portuário brasileiro, veja o vídeo de Raul Sena, para entender sobre a expectativa de crescimento e os riscos do setor:

Enfim, agora que você conhece o setor portuário brasileiro, não deixe de conhecer quais são as perspectivas para a Ambev em 2021 – História da empresa, atuação e estratégias

Fontes: Ministério da infraestrutura, Investidor Sardinha e Sbpc net

Imagens: P. gente, Click petróleo e gás, Informativo dos portos, Governo federal, Aftm e Santos Brasil