16 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
No ano passado, divulgamos um sistema para que você pudesse verificar se tinha algum dinheiro esquecido no governo federal, chamado Valores a Receber. Agora, essa verificação se tornou ainda mais urgente, pois o governo está considerando confiscar esses valores. Isso significa que, se você tem algum dinheiro pendente, ele pode ser confiscado em breve.
Atualmente, os brasileiros têm cerca de R$ 8,56 bilhões esquecidos no sistema financeiro do país. Esses valores podem vir de contas antigas, não movimentadas, ou de quantias que você recebeu em algum banco e nunca utilizou. Se você tem mais de 25 anos, existe a possibilidade de que tenha algum valor perdido.
Quer saber se esse é o seu caso? Basta acessar o site do Banco Central e procurar pela seção Valores a Receber. Tudo o que você precisa fazer é digitar seu CPF para verificar se tem algum valor esquecido.
O processo é rápido, fácil e descomplicado. Mesmo quem não tem muita prática com tecnologia consegue realizar essa verificação sem dificuldades.
Governo pretende confiscar
Como muita gente não foi atrás e não resgatou esses valores, o governo está pensando em se apropriar desse dinheiro para ajudar a compensar a desoneração da folha de pagamento de empresas e municípios em 2024.
A Câmara dos Deputados já aprovou o projeto de lei que permite ao governo se apropriar dos R$ 8,56 bilhões não reclamados. O projeto já passou no Senado e está aguardando a sanção do presidente Lula.
Ou seja, é crucial verificar se você tem algum dinheiro perdido o quanto antes, para evitar que ele seja apropriado pelo governo. Pois isso deve ocorrer em breve.
Quer entender melhor sobre essa decisão do governo? Então, assista ao vídeo completo!
Encontrou algum valor e quer investir ele, mas não sabe como? Então, você precisa conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.