Três motivos para a Ibovespa cair

16 de agosto de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 54 seg


Eventualmente vamos nos deparar com quedas da Ibovespa que carecem por explicações, seja por conta de um “trauma” dos últimos anos, ou simplesmente pela ansiedade dos novos investidores.

Sendo assim, achei interessante aproveitar a recente queda de mais que 1% da nossa bolsa durante as primeiras horas do dia para explicar possíveis quedas que enfrentaremos nos próximos meses.

1. Precificação Ibovespa pós-eleições

É comum a precificação de um evento muito antes de sua ocorrência.

Um exemplo é o de pagamento dos dividendos, em que muitas pessoas acham que serão lucrativos ao comprarem as ações no data-x para eventualmente venderem após o recebimento da repartição do lucro.

No entanto, o que costuma acontecer é um pensamento de manada que joga o preço acionário lá pra cima e no final das contas você pagou caro, vendeu mais barato e ainda perdeu dinheiro com as taxas, ainda que tenha recebido os dividendos.

Essa precificação antes de um evento é comum, e acredito que o mercado pode aos poucos querer prevenir uma queda dos resultados trimestrais lá de 2023, onde possivelmente pagaremos pelas medidas populistas tomadas hoje.

2. Notícias globais

A globalização faz com que a Ibovespa sofra efeitos de notícias lá do outro lado do mundo.

Como recentes notícias sobre a desaceleração na economia da china.

Três motivos para a bolsa brasileira cair por enquanto

No entanto, o banco central já encontraram uma redução da inflação de 7,11% para 7,02%.

Ascensão da china, nova ordem mundial e Investimentos 

Dessa forma fica incondizente um impacto forte de notícias internacionais na economia brasileira se ela já passou da pior fase (ou ao menos esperamos que tenha passado).

3. Ciclos do mercado

Os ciclos de mercado são descritos no livro “Investidor Inteligente” por Benjamin Graham.

7 Lições de Benjamin Graham em Investidor Inteligente

Nele, o mercado é personificado como sendo o “Senhor Mercado”. Esse personagem aparece em sua porta todo dia, mas com um humor diferente de tempos em tempos.

Hora ele pode aparecer furioso e pessimista causando pânico ao longo da vizinhança, coagindo suas decisões por vender as ações tão bem guardadas. Hora ele pode aparecer todo otimista induzindo todos a comprarem.

A observação aqui é compreender a irracionalidade do mercado. Compreender que aparecendo otimista ou pessimista, suas decisões de investimentos não devem se basear em quedas acionárias.

Mas sim em princípios fundamentais aos quais tomou ao comprar determinada empresa.

Afinal, uma eventual queda da Ibovespa é preocupante?

Na minha opinião, não existe real motivo para pânico. A queda não é condizente com a realidade atual do Brasil como observamos em diversas matérias e vídeos do investidor sardinha.

Como o mercado é irracional sempre é possível ocorrer uma queda inesperada. E como um investidor que busca por boas empresas, acredito que essas quedas representam momentos de descontos para pagar ainda mais barato na participação de ótimas empresas.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre uma recente queda rápida da bolsa brasileira.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Ibovespva vai voltar aos 130k? Vale a pena comprar ações agora?