Vale a pena lucrar com empréstimos da PicPay?

10 de agosto de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 43 seg


Afinal, a Picpay legalizou a agiotagem? Vale a pena lucrar com empréstimos através das novas funcionalidades do aplicativo da PicPay?

Identificando problemas em comunicados oficiais

A primeira coisa a se fazer nesses é ler os comunicados oficiais da empresa sobre seja lá qual for o novo recurso lançado.

Porque se não tá escrito no comunicado oficial, já podemos ter uma noção de o que estão querendo esconder.

E quanto mais o assunto no comunicado for específico, menos problemas eles enxergam esse assunto!

Então pra resumir, falou muito sobre um tópico específico no comunicado? É problema menor, quando nem mencionam é o problema maior.

O comunicado oficial da Picpay

Pode ser encontrado aqui.

Já faz mais de 1 ano que o comunicado foi publicado, visto a data de “26 de março de 2021”, mas pouco foi divulgado.

Lendo o comunicado não encontrei menção de segurança, garantia dos valores nem nada disso.

Assim, abri o aplicativo. Na sessão “Clube do Empréstimo” encontrei um contrato de termos de uso da empresa.

Dessa forma, consigo explorar melhor cada intenção destes empréstimos da Picpay.

O contrato oficial da Picpay

Pode ser encontrado daqui.

Vamos aos detalhes mais importantes do contrato:

A Plataforma conecta o Tomador ao Investidor e disponibiliza informações para a negociação de

empréstimos entre ambos, fornecendo os dados completos da negociação e o preço dos Serviços

A Plataforma emitirá os boletos e os avisos de cobrança e/ou realizará mensalmente o débito automático das parcelas do Empréstimo

se disponível e autorizado pelo Tomador, acompanhará os pagamentos das parcelas dos empréstimos e repassará ao Investidor os valores recebidos do Tomador.

Ou seja, se seu amigo pegar um empréstimo com você, a Picpay se responsabiliza por te encaminhar o dinheiro caso esteja na conta dele “se disponível e autorizado por quem pegou emprestado contigo.

A pergunta que veio a mente lendo essa parte foi “e se o devedor não pagar?”

E se o devedor não pagar?

2.3 A PLATAFORMA APENAS APROXIMA O TOMADOR E O INVESTIDOR E NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE E NEM CONCEDE GARANTIA DE PAGAMENTO DOS EMPRÉSTIMOS.

Assim, o aplicativo define o risco de cada usuário baseado em métricas internas. Mas te informando esses riscos pelo aplicativo:

Porém, se quaisquer dessas pessoas não te pagar, o máximo que o Picpay se responsabiliza é em negativar a pessoa. Mas não necessariamente garantem o pagamento para você.

Qual é a minha opinião sobre isso?

Como investimento, é um investimento de altíssimo risco. Emprestar o dinheiro para as pessoas, só com a possibilidade de negativá-la em caso dela não pagar não parece tão atraente.

Primeiro que, se é um amigo próximo fazendo o empréstimo eu não gosto de cobrar de nenhuma forma algum juro. Também, só empresto um dinheiro que eu daria para ela, pois se ela não me pagar não vai ser tão problemático.

Portanto, eu não participaria desse recurso da Picpay enxergando como um investimento, por se tratar de um alto risco de inadimplência.

Acho a iniciativa legal, acho a plataforma muito boa, só vejo problema na ação de emprestar dinheiro para pessoas físicas sem demais garantias.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre esse novo recurso da Picpay.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Como funciona a renda fixa?