Agiotagem e lavagem de dinheiro: entenda melhor esses crimes financeiros

COMO DECLARAR 

Lavagem de dinheiro

É a prática de introduzir dinheiro obtido de forma ilegal no sistema financeiro, fazendo com que ele pareça ter origem legal. Pode ser o caso do dinheiro oriundo de tráfico, prostituição, corrupção, sonegação de impostos e outros.

COMO DECLARAR 

-Colocação: Envolve a introdução dos “fundos sujos” no sistema financeiro; -Ocultação (também conhecida como camada ou layering): é quando o dinheiro é escondido; -Integração: O dinheiro retorna ao criminoso parecendo ter origem em uma fonte legítima.

Etapas da lavagem de dinheiro

COMO DECLARAR 

É aquele que empresta dinheiro de forma ilegal, muitas vezes a partir de recursos obtidos de forma ilícita, para quem precisa. Eles oferecem empréstimos com taxas de juros extremamente altas e sem ter autorização do Banco Central para fazer isso.

Agiota

COMO DECLARAR 

Eles oferecem dinheiro muito fácil e rápido e muitas vezes o contrato é feito de forma verbal. Isso pode ser uma facilidade no começo, mas se torna uma dor de cabeça porque o agiota não tem meios legais para cobrar a devolução do dinheiro e tende a manipular a vítima devedora por meio de ameaças

COMO DECLARAR 

Para evitar aderir a essa prática criminosa, é importante buscar meios legais e confiáveis para conseguir dinheiro. Alguns exemplos são: -Instituições financeiras -Empréstimo consignado -Empréstimo com garantia -Saque do FGTS

COMO DECLARAR 

saiba mais sobre agiotagem