Quais são os modelos de produção industrial?

COMO DECLARAR 

1. Taylorismo

Foi desenvolvido no início do século XIX por Frederick Taylor, um engenheiro norte-americano. O princípios do taylorismo incluem racionalização do trabalho, controle da linha de produção, substituição de métodos empíricos por científicos, investimento em treinamento e redução de gastos obsoletos.

COMO DECLARAR 

2. Fordismo

Foi desenvolvido por Henry Ford, um empresário norte-americano, no início do século XX. Esse sistema visa aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, sendo sua principal aplicação na indústria automobilística, mas também em outras atividades industriais.

COMO DECLARAR 

O modelo forneceu a base para o crescimento econômico americano e permitiu a criação das sociedades de consumo, com produtos industriais mais acessíveis a vastos setores da sociedade.

COMO DECLARAR 

3. Toyotismo

Surgiu no Japão no final da década de 1970. Foi implementado pela primeira vez em uma das fábricas da montadora Toyota, de onde vem sua denominação. Seus idealizadores foram Eiji Toyoda e Taiichi Ohno.

COMO DECLARAR 

Se baseia num sistema flexível de mecanização, sem grande quantidade de produtos armazenados, assim como o método Kanban, o conceito de qualidade total e o sistema que auxilia a diminuição dos desperdícios. Também é importante a realização de pesquisas de mercado para descobrir as necessidades e demandas dos consumidores.

COMO DECLARAR 

4. Volvismo

Surgiu na Suécia na década de 1960 e foi desenvolvido por um engenheiro da Volvo. Ele se baseia na conciliação entre os processos automatizados e manuais, na organização dos funcionários em pequenos grupos, com autonomia para exercer funções de acordo com a competência de cada um.

COMO DECLARAR 

saiba mais sobre os modelos de produção industrial