Quais são os tipos de desemprego e como afetam a economia?

29 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 23 seg


Neste texto, vamos procurar entender as causas dos tipos de desemprego. Em uma sociedade e sua capacidade produtiva, o fator desemprego é relevante.

Você sabia que o desemprego pode afetar a economia? Ela está equilibrada no consumo da população. Portanto, altas taxas de desemprego afetam uma sociedade. Como também afetam o comércio de bens e serviços.

Em síntese, neste texto você terá uma visão do desemprego e economia. Ou seja, como os tipos de desemprego podem afetar um país.

Como se analisa as taxas de desemprego?

Vamos compreender neste texto,  as análises de desemprego. Porém, antes, vamos saber de seus efeitos. Quando as taxas de desempregos são muito altas existem muitas consequências.

Tipos de desemprego: análise, causas e efeitos na economia

Contudo, as duas principais consequências do desemprego são:

  • O desaquecimento da economia;
  • O agravamento das questões sociais.

O processo de análise é feito sobre o índice PEA (população economicamente ativa). Basicamente, este índice apresenta o número de adultos empregados e desempregados. Além disso, revela o número daqueles que estão procurando o primeiro emprego.

Quais os tipos?

Tipos de desemprego: análise, causas e efeitos na economia

Desemprego Friccional: Desemprego temporário, também chamado entre empregos. Acontece na busca do primeiro emprego. Além disso, na volta do mercado de trabalho.

Desemprego estrutural: Este desemprego está atrelado às mudanças estruturais da economia. Assim, fatores de tecnologia são uma das causas. Outro fator são as mudanças de demandas dos consumidores.

Sazonal: Fatores como agricultura e turismo são sazonais. Ou seja, determinados pelas épocas. Assim, as épocas de safras afetam o setor da agricultura. Por outro lado, as épocas de férias afetam o setor do turismo.

Cíclico: Desempregos ligados à recessão e retração da produção. Geralmente, estes estão ligados as crises econômicas.

Desemprego friccional e a economia

Tipos de desemprego: análise, causas e efeitos na economia

Dos tipos de desemprego, este pode ser o menos grave e o mais curto. Contudo, pode haver desempregos friccionais longos também.

Assim, pessoas que estão procurando o primeiro emprego, podem passar longos períodos. Isto acontece pela sua falta de experiência ou conexões profissionais.

No entanto, para a economia de uma maneira geral é o menos danoso. Porém, este desemprego é saudável se ele for baixo.

Como o desemprego cíclico afeta a economia?

Tipos de desemprego: análise, causas e efeitos na economia

Para a economia este tipo de desemprego está ligado a crises econômicas. Neste sentido, ele existe quando há desaceleração econômica.

Para você ter uma ideia dos efeitos de uma situação de crise veja o setor empresarial. Assim, o declínio de demandas por bens e serviços provocam cortes e demissões.

Portanto, nesta situação existem mais trabalhadores do que postos de trabalho. Os analistas de economia utilizam o desemprego para avaliação. Ou seja, por este fator avaliam o grau de retração de uma economia.

Economia e desemprego estrutural

Tipos de desemprego: análise, causas e efeitos na economia

Dentre os tipos de desemprego, este pode ser considerado o mais sério. Assim, se uma pessoa não consegue trabalhar porque o seu posto foi instinto, ela se torna um desempregado crônico.

O fator automação é um dos mais temidos por uma sociedade. Neste sentido, enquanto ele facilita a produção, ele também elimina postos de trabalho.

A globalização também é uma das causas do desemprego estrutural. Portanto, quando uma empresa muda para outro país, ela afeta todo o circuito de trabalhadores que estavam envolvidos na produção.

Efeito sazonal

O desemprego sazonal é considerado menos grave pelos economistas em comparação com o  estrutural. No entanto, ele pode ser também considerado estrutural.

Isto acontece porque as habilidades de empregados sazonais não são necessárias em alguns mercados de trabalho.

Porém, só em algumas épocas do ano. Por exemplo, pessoas que trabalham no setor hoteleiro no litoral podem ser demitidas em épocas fora de temporada.

Gostou do texto? Se gostou leia também: Desemprego conjuntural: o que é causas e consequências