20 de outubro de 2022 - por Jaíne Jehniffer
A Tabela Fipe é um índice que expressa os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, logo, ela serve como um parâmetro para negociações ou avaliações.
Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Tabela Fipe é a principal referência no mercado de carros seminovos e usados. Além disso, ela é útil como base em contratos e seguros.
A Tabela Fipe tem como base a coleta de preços de carros, motos e caminhões novos, seminovos e usados no mercado nacional.
Com esses valores, os pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com discrepâncias estatísticas.
Já os números que restam, servem para criar uma média. Dessa forma, é essa média constará para certo veículo na tabela FIPE carros.
A atualização da tabela é feita de forma mensal. Sendo que a pesquisa pode ser refinada com a versão, ano-modelo e motorização do carro pesquisado.
Enfim, hoje em dia o índice é usado, sobretudo, como referência para lojistas, vendedores e comerciantes. Além disso, ele serve como base para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA, por exemplo.
Como funciona e para que ela serve?
A Tabela Fipe funciona como um indicador que aponta os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, logo, ela serve como um parâmetro para negociações ou avaliações.
Sendo que essa Tabela conta com atualizações mensais. Além disso, ela está disponível no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com consulta gratuita.
Portanto, caso você queira consultar a tabela para saber o preço médio de um veículo usado ou seminovo, basta acessar o site da Fipe.
Enfim, a Tabela Fipe é muito usada como base para o cálculo de seguros, financiamento, tributos e afins.
Como a Tabela Fipe é muito usada no mercado, é comum ver propagandas anunciando que “pagamos a tabela Fipe”.
Como é feito o cálculo da tabela Fipe?
A Tabela Fipe corresponde a uma média dos preços de veículos anunciados por vendedores no mercado nacional.
Por exemplo, para veículos seminovos e usados, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas capta os preços de um mesmo veículo ofertado e, com base nisso, exclui os valores muito altos e muito baixos.
Os dados restantes formam a média de preços do tipo de veículo levado em conta. Sendo que o cálculo leva em conta vários fatores como, por exemplo, se os veículos são:
-
Blindados
-
Transformados
-
Personalizados
-
De fabricação própria
-
De marcas não consolidadas no mercado
-
Veículos de teste
Lembrando que a Tabela Fipe é útil como base para o preço de veículos. No entanto, não existe uma obrigação de usar essa tabela e outros fatores podem impactar os preços dos veículos ofertados no mercado.
Cálculo de preço conforme o segmento do veículo
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas faz a apuração dos preços de veículos para vários segmentos. Sendo assim, cada um deles tem as suas especificidades.
Por exemplo, no caso de caminhões e micro-ônibus, os preços médios são apurados a partir do ano-modelo de 1981.
Além disso, para caminhão, a apuração ocorre apenas em relação ao valor do chassis-cabine de cada marca, modelo e versão.
Já no caso de veículos zero km, o preço médio é apurado dentro de uma versão com opcionais básico, intermediário e completo para o consumidor final com o valor à vista.
Para o segmento de carros e utilitários, a apuração ocorre a partir de modelos de 1985. Por fim, para motos, triciclos e quadriciclos, apura-se a partir do ano-modelo de 1990.
Importância da Tabela Fipe
A Tabela Fipe é muito importante, pois serve como referência para consumidores, vendedores e lojistas do mercado automotivo nacional.
Isso porque, por meio dela, a pessoa pode calcular o preço médio de um veículo usado, por exemplo. Ou seja, ela é importante pois auxilia varejistas e compradores de automóveis em suas negociações.
Além disso, a Tabela Fipe é muito útil como base em contratos de financiamentos, seguros, tributos e etc.
LEIA MAIS
Fazer o seguro do carro ou investir o dinheiro?
Blue Book: o que é e como funciona?
“Carro popular” por R$ 80 mil – de quem é a culpa?
Comprar carro zero vale a pena?
Alugar carro é melhor que comprar? Qual vale mais a pena
É o fim dos carros populares no Brasil?
Gurgel, quem foi? História do inventor do primeiro carro 100% brasileiro
Fontes: Quatro rodas, Moura e Pag seguro.