Blue Book: o que é e como funciona?

6 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 22 seg


O Blue Book é uma espécie de guia que compila os preços para veículos novos e usados nos Estados Unidos.

Sendo que o guia aponta a faixa de preço estimada em certo veículo levando em conta a marca, modelo, versão e ano. Na prática, o Blue Book é similar à tabela FIPE do Brasil.

Também conhecido como Kelley Blue Book, ele foi publicado pela primeira vez em 1926, pela concessionária de carros Kelley Kar, de Los Angeles.

Sendo que, inicialmente, o Blue Book estava disponível apenas para quem já atuava no setor automotivo. Contudo, criou-se uma versão online nos anos 90.

História do Blue Book

A história do Blue Book está atrelado à história da concessionária de carros Kelley Kar, de Los Angeles. Em resumo, a Kelley Kar nasceu em 1918.

No mesmo ano em que fundou a concessionária, Les Kelly criou a primeira versão do Blue Book, o “Selected Blue Seal Automobiles”.

Posteriormente, em 1926 o Blue Book foi lançado pela primeira vez com a capa azul. Durante as décadas de 1930 e 1940, a Kelley Kar era uma das maiores concessionárias de carros do mundo.

Desse modo, nas décadas de 1940 e 1950 ela servia como referência para o governo dos EUA no estabelecimento dos preço dos carros usados.

No entanto, nas décadas de 1960 e 1970 a empresa acabou sendo vendida e o seu foco passou a ser no desenvolvimento do Blue Book.

Inicialmente, o Blue Book estava disponível apenas para quem já atuava no setor automotivo. Contudo, uma versão online passou a ser disponibilizada nos anos 90.

Além disso, com o passar do tempo, o guia começou a ser publicado para uma grande variedade de veículos, como: motocicletas, trailers e até snowmobiles (veículos para neve).

Como funciona?

O Blue Book funciona como uma importante ferramenta para preço de veículos dos Estados Unidos. Sendo assim, tanto vendedores quanto consumidores consultam este guia para estabelecer o preço dos veículos usados.

Além disso, as empresas seguradoras usam este guia como referência para determinar o valor de um carro. Dessa forma, elas decidem se vale a pena pagar o conserto do carro ou se é melhor apontar a perda total.

Enfim, o Blue Book traz informações sobre o preço sugerido para a venda entre particulares e também o preço que os compradores pagam por carros novos.

Função do Blue Book

A função do Blue Book é mostrar para os compradores e vendedores o preço que está sendo praticado no mercado em relação a certo veículo.

No entanto, ele não se limita a apenas isso, já que leva em conta também o consumo de combustível, seguro, manutenção, financiamento​​​​​​​ e até depreciação.

Portanto, ele é um guia tanto para quem compra quanto para quem vende veículos, pois ajuda a decidir qual o melhor veículo para comprar ou vender.

Por exemplo, um consumidor consegue verificar qual será o potencial custo do veículo em longo prazo. Isso levando em conta o preço de compra e todos os gastos envolvidos com o automóvel.

Criação do Blue Book

Para a elaboração do Blue Book, são coletados dados sobre milhares de transações envolvendo transações de compra reais, que são combinados com outros retirados das bases de dados nacionais de registro de veículos.

Desse modo, com um algoritmo próprio, é feita uma análise de preço que leva em conta vários fatores do veículo como, por exemplo, a época do ano, condições econômicas e a localidade.

Além disso, uma revisão e ajuste dos preços ocorre de forma periódica, com o intuito de refletir as mudanças no mercado.

Sendo que os preços mais baixos praticados em certo veículo não são considerados, apenas os preços mais comumente praticados são levados em conta.

Atuação no Brasil

O Blue Book começou a atuar no Brasil por volta de 2017. Por aqui, o guia oferece um serviço similar ao que é feito nos EUA.

Dessa forma, no site da empresa você consegue pesquisar o preço de um veículo selecionando as suas principais características. Além disso, você consegue comparar o preço de diferentes veículos.

Como o Blue Book está a pouco tempo no Brasil, ele enfrenta uma certa resistência no mercado. Isso porque, no Brasil nós já temos a tabela Fipe, que é referência no preço de veículos.

LEIA MAIS

Beige Book: saiba o que é e para que serve

Quais são os tipos de treasuries?

FED, o que é? Definição, como atua, formação e impactos no Brasil

Macroeconomia, o que é? Índices e a relação com os investimentos

Índices mundiais – O que são e os principais índices do mundo

Bolsas de valores no mundo – 10 Grandes bolsas e seus índices

Índice Dow Jones: o que é, ações, funcionamento e como acompanhar

Fontes: The cap e Mais retorno.