3 de maio de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Muita gente se questiona o quanto custa morar sozinho nos dias de hoje. Será que vale a pena sair da casa dos pais? Ou seria melhor prorrogar a mudança, ao máximo, com a ideia de economizar uma grana por mais alguns anos. É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
A verdade é que tenho recebido esse questionamento de várias pessoas entre 20 e 35 anos de idade. A maioria ainda não saiu da casa dos pais. E um dos motivos é o custo de morar sozinho. Se você está enfrentando esse dilema, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a descobrir o que vale mais a pena.
Quais são os custos ao morar sozinho?
1. Aluguel
A primeira coisa a considerar na hora de decide morar sozinho é o valor do aluguel. E aqui muita gente erra por fazer projeções superficiais ou equivocadas. Pesquise de verdade, visite os imóveis e confira, no detalhe, os demais custos envolvidos, como o valor do condomínio e se a água e o gás são canalizados.
2. Contas básicas
Por falar em água e gás, você precisa saber o quanto vai gastar com as contas básicas do mês na hora de planejar morar sozinho. E, por básico, podemos considerar as contas de água, luz e gás, mas também o plano de internet. Tenha tudo na ponta do lápis.
3. Alimentação
Um dos maiores vilões de quem decide morar sozinho é, sem dúvida, os gastos com alimentação. Ir ao mercado e fazer a própria comida acaba sendo uma boa forma de economizar. Mas, quase sempre, as pessoas buscam facilidade e acabam gastando uma pequena fortuna com restaurantes, bares e padarias. Sem a comida da mamãe, você precisa se planejar.
Leia também: Liberdade financeira, o que é? Definição, características e como alcançar
4. Transporte
Outra conta importante a ser feita é a dos gastos com deslocamento. Com o preço dos combustíveis em alta, provavelmente você vai ter um grande custo mensal com transporte.
Uma boa dica é procurar um aluguel mais perto do trabalho, para que você evite custos adicionais com combustível ou transporte por aplicativo. Isso sem contar o tempo que deixa de perder “preso” no trânsito.
5. Outros custos ao morar sozinho
Morar sozinho vai te trazer vários outros custos que nem todo mundo coloca na ponta do lápis. Você precisa projetar o quanto vai gastar com as compras do mês, o que inclui produtos de limpeza e higiene pessoal. Parece bobagem, mas no fim essas pequenas acabam se tornando bem grandes!
Além disso, você precisa planejar os gastos com mobília caso alugue uma casa ou apartamento que não esteja 100% mobiliado. E, por fim, você vai ter custos com eletrodomésticos e com impostos e taxas.
Como fazer toda essa conta de quanto custa morar sozinho?
Calcular todo o custo de morar sozinho não é difícil, mas também não é tão simples assim. E você vai precisar de uma planilha de gastos. Para te ajudar, eu projetei alguns cenários e fiz comparações que vão ser bem úteis na sua tomada de decisão. Veja os números no vídeo abaixo e tire as suas próprias conclusões.
No fim das contas, eu sempre digo que deixar a casa dos pais é extremamente necessário para você crescer, se desenvolver e assumir as responsabilidades da vida adulta.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) para entender melhor como calcular os gastos de se morar sozinho.
Além disso, aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.
Por fim, não deixe de conferir, também: Consórcio ou financiamento: qual dos dois escolher?