Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

8 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 5 seg


Antes de ler o artigo, você pode baixar gratuitamente aqui a Planilha do Orçamento 3.1.4 Turbo.

As despesas fixas são aqueles gastos com coisas fundamentais na nossa vida, como energia e internet. Logo, como são essenciais, são mais difíceis de serem cortados. No entanto, a economia é possível através de alternativas para reduzir os gastos necessários.

O oposto das despesas fixas são as despesas variáveis. Nesse sentido, ambas podem conter gastos supérfluos que, em momentos de necessidades de grandes economias, podem ser cortados. Afinal, os gastos supérfluos são despesas desnecessárias, que só servem para minar o orçamento familiar.

Em resumo, os gastos fixos consomem boa parte da renda pessoal e com a redução desses gastos essenciais, você terá mais dinheiro para aplicar em outros projetos ou, então, para investir.

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

Cometa Honda moto center

O que são despesas fixas?

As despesas são os gastos de uma empresa, gastos pessoais ou familiares. Em outras palavras, as despesas fixas são aqueles gastos que sempre temos, pois são fundamentais na nossa vida.

Logo, mesmo que uma pessoa esteja desempregada, ela ainda terá despesas fixas, sendo que elas são mais difíceis de serem cortadas, se comparadas com os gastos variáveis. 

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

Grupo DPG

Uma característica das despesas fixas é que elas têm pouca variação de valor. Por exemplo, a água é fundamental para a sobrevivência e, mesmo que seu valor possa mudar de um mês para o outro, a variação é pequena.

Despesas fixas X despesas variáveis

As despesas variáveis variam segundo o consumo e podem não ser iguais todos os meses. Por outro lado, as despesas fixas são mensais com pouca variação dos valores. 

Nas empresas, esses gastos se dividem entre: despesas fixas, variáveis e custos. As despesas fixas são os gastos que a empresa possui independente de sua produção ou venda, como o aluguel do estabelecimento.

Cr sistemas e web

Já os custos são os gastos precisos para se produzir um produto, que também podem ser fixos ou variáveis.

Por fim, as despesas variáveis são diretamente relacionadas à produção, como os impostos em cima das vendas. 

Como identificar

Para um bom controle financeiro, é importante determinar quais realmente são as despesas fixas. Portanto, é interessante fazer uma lista com todos os seus gastos, independente da categoria.

Depois que criar essa lista, separe os gastos em dois tipos, os gastos necessários e as despesas variáveis.

Gestor ideal

Por fim, nas despesas fixas, analise e identifique quais são supérfluas e podem ser cortadas, e quais são essenciais na sua vida.

Gastos supérfluos podem ser, por exemplo, uma academia que você se matriculou, mas não frequenta ou, ainda, serviços de Tv por assinatura. Por outro lado, alguns exemplos de gastos essenciais são, água, energia e aluguel.

Redução de despesas fixas

Ao realizar o orçamento familiar em busca de controle financeiro e economia, normalmente, os supérfluos são cortados primeiro.

Porém, mesmo sendo mais difíceis de serem cortados, reduzir as despesas fixas é necessário em momentos de necessidade de economia, afinal, elas consomem uma boa parcela da renda familiar.

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

Menu control

1- Água

A água é provavelmente o bem mais importante para a manutenção da vida humana. Porém, é possível reduzir a sua utilização evitando desperdícios e tomando banhos mais curtos.

Assim, além de reduzir os gastos essenciais você estará evitando gastar um recurso natural que não é ilimitado.

2- Energia

Além de diminuir o tempo do banho para economizar água, se os banhos são quentes, você também vai economizar energia.

Entretanto, existem outras maneiras mais sutis de economizar energia, como não deixar aparelhos ligados na tomada quando não estiver utilizando.

Prospera erp

Acontece que equipamentos de som ou, até mesmo o micro-ondas, puxam energia para deixar as luzinhas acessas quando não estão sendo utilizados. Pode parecer pouca coisa, entretanto, a redução de despesas fixas está nas coisas simples.

3- Internet em casa

Atualmente, a internet é considerada como fundamental na vida das pessoas, mas é preciso avaliar qual a utilização da sua internet.

Se você acessa apenas aplicativos como WhatsApp, Facebook e YouTube, é preciso se perguntar se você realmente precisa de um pacote de internet muito caro.

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

Flua

Pode ser uma boa opção optar pela mudança de pacote ou de fornecedor de internet. Essa economia mensal, realmente, pode fazer diferença.

4- Celular

Comunicar-se é uma necessidade humana. Portanto, um pacote de ligações e internet pode ser considerado essencial na sua vida.

Mas, caso você quase nunca realize ligações e se comunique mais pelo WhatsApp ou outro aplicativo, você não precisa ter um pacote com mil minutos, por exemplo.

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

Estudo prático

Além disso, se você utilizar o WhatsApp, as ligações não são cobradas, basta o acesso à internet. Então, se você realmente quer economizar, pode cancelar o pacote de ligação e ficar somente com o de internet.

5- Plano de saúde

O plano de saúde pode ser considerado um gasto necessário, contudo o valor do plano de saúde é discutível.

Caso você cuide da sua saúde sempre e quase nunca fica doente, porém paga o plano mais caro do mercado, talvez você deva pensar em mudar para um plano mais barato.

Como se planejar

Normalmente, quando as pessoas buscam por cortes em gastos necessários é por motivos sérios, como a falta de emprego. Contudo, esse tipo de corte não precisaria ser feito se a pessoa tivesse se planejado e feito uma reserva de emergência

Despesas fixas, o que são? Definição, como identificar e reduzir gastos

André Bona

A reserva de emergência é um dinheiro poupado para ser usado apenas quando realmente surgir uma necessidade. Pode ser um acidente, um imprevisto ou ainda desemprego.

O seu valor deve corresponder entre seis meses e um ano de despesas fixas. Para chegar no valor necessário para montar sua reserva de emergência, basta calcular o valor dos seus gastos fixos e multiplicar por 6 ou por 12.

É claro que, mesmo com a reserva de emergência, em caso de desemprego, pode ser que você opte por reduzir gastos para que o dinheiro da reserva dure mais tempo. 

Além da reserva de emergência, é recomendado que todos os meses você faça investimentos, assim, você estará aumentando seus ativos e construindo um patrimônio a longo prazo e, quem sabe, um dia você possa dizer adeus ao seu emprego e viver de renda?

Ficou interessando na possibilidade? Então, veja o vídeo de Raul Sena e descubra o quanto você precisa investir para viver de renda:

E aí, gostou de saber como reduzir suas despesas fixas? Então, aproveite para entender também como funciona a técnica Buy and Hold – O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Fontes: Conta simples, Treasy, Suno e Mais retorno 

Imagens: Cr sistemas e web, Gestor ideal, Prospera erp, Grupo DPG, Flua, Endeavor, Estudo prático, Menu control, Cometa Honda moto center e André Bona