Equilíbrio de Nash: aprenda esse conceito econômico

O Equilíbrio de Nash procura identificar as ações mais vantajosas para os jogadores alcançarem resultados positivos. Saiba mais neste texto!

14 de agosto de 2023 - por Cesar Fontenele


O Equilíbrio de Nash é um modelo matemático que descreve uma situação em jogos com dois ou mais jogadores, onde nenhum deles ganha ao mudar sua estratégia de forma unilateral.

Esse modelo matemático pode ser utilizado nas mais diversas áreas do conhecimento, da economia às ciências sociais. Para a política comercial, ele é fundamental, pois faz com que uma empresa busque se diferenciar das concorrentes.

Vamos com calma, porque neste texto você terá mais informações detalhadas sobre esse conceito, além de aprender como aplicá-lo.

O que é o equilíbrio de Nash?

O equilíbrio de Nash é um conceito fundamental na teoria dos jogos, uma área da matemática e economia que estuda a tomada de decisão estratégica em situações de interação entre agentes racionais. Ele foi proposto pelo matemático e economista norte-americano John Nash, em 1950.

Esse equilíbrio ocorre quando, em um jogo, os participantes tomam suas melhores decisões possíveis, levando em consideração as escolhas dos outros jogadores. Nesse caso, nenhum jogador tem incentivo para mudar sua estratégia, dado o que os outros estão fazendo. Logo, trata-se de um sistema estável de competição.

O conceito de equilíbrio de Nash é amplamente aplicado em várias áreas, como economia, teoria dos jogos, ciência política e biologia evolutiva, para entender e prever como as pessoas e os agentes tomam decisões estratégicas em situações de competição ou cooperação.

Para que serve e como funciona o equilíbrio de Nash?

Basicamente, o equilíbrio de Nash serve para fornecer uma estrutura analítica para entender e prever o comportamento estratégico em diferentes contextos. Dessa forma, ele contribui para a tomada de decisões bem informadas em cenários de competição, colaboração e interações complexas entre agentes.

Esse modelo sustenta que um jogo não pode ser vencido de forma unilateral. Mesmo que seja claro que cada participante escolherá a jogada que mais o beneficia, os resultados só atingem a máxima eficácia com base nas escolhas dos outros jogadores.

Quando os jogadores escolhem estratégias que são boas para ambos, há uma situação em que ambos saem ganhando. Isso é o que se chama de equilíbrio de Nash.

Por último, a teoria também defende que não existe uma estratégia principal no jogo, por isso cada pessoa deve escolher a estratégia que lhe dará os melhores resultados; a que traz vantagens máximas para todos.

Como aplicar o equilíbrio de Nash?

Agora que você conhece bem o conceito e como ele funciona, vamos explicar como ele pode ser aplicado na economia.

O equilíbrio de Nash é amplamente usado por economistas e analistas para entender o mercado financeiro. Ao usar o Equilíbrio de Nash, eles podem avaliar a competição de preços, decisões do governo, escolhas de investimento e muitas outras situações.

É através desse modelo que se torna possível evitar decisões arriscadas que possam levar ao colapso da e ou à falência das empresas envolvidas. Sendo assim, ele é visto como mais um conceito matemático com muitas aplicações no mercado financeiro. Ele é incorporado a várias abordagens de análise econômica e previsão financeira.

O equilíbrio de Nash também está presente no famoso “Dilema do Prisioneiro”. Nessa referência a um problema da teoria dos jogos, o equilíbrio de Nash é utilizado para explicar uma suposta cooperação entre dois prisioneiros que podem ter suas penas reduzidas caso um deles delate o outro.

As possíveis consequências das decisões individuais deles são:

  • Ambos entregam: os dois serão condenados a cinco anos de prisão.
  • Ambos negam: eles serão condenados a apenas um ano de prisão.
  • Um entrega e o outro não: aquele que entregar o companheiro ficará livre, já o outro pega dez anos de prisão.

Considerando esse cenário, é claro que a melhor escolha seria que ambos negassem o crime, resultando em penas menores. No entanto, a possibilidade de liberdade influencia a decisão: cada criminoso pode optar por entregar seu parceiro, resultando em uma pena de cinco anos para ambos. Assim, tem-se o equilíbrio de Nash.

E aí, está claro para você agora o que é o equilíbrio de Nash? Aproveite e leia também esta outra matéria sobre o Efeito Fisher e aprenda como ele funciona. Boa leitura!

Fontes: Suno, Mais retorno e Andre Bona.

Non Performing Loan (NPL): o que é e como funciona?

Arrendamento: o que é, para que serve e quais os tipos?

Lock-up: o que é e como funciona esse tipo de cláusula?

Usufruto: o que é, como funciona e quais são os tipos?