Estratégia de investimentos – Tipos, como escolher e lista das 10 principais


A estratégia de investimentos é uma espécie de planejamento que serve como direcionamento para os seus investimentos. Ou seja, o objetivo da estratégia é contribuir para que você alcance seus objetivos financeiros

Dessa maneira, ao escolher uma estratégia de investimentos, é essencial considerar fatores como objetivos, valor disponível para investir, prazo do investimento e produtos financeiros escolhidos. 

Além disso, é preciso considerar o perfil de investidor, já que ele indica o risco aceito pelo investidor, influencia nos produtos escolhidos e consequentemente na rentabilidade obtida.

Como escolher uma estratégia de investimentos?

Criar um planejamento é essencial para que o investidor consiga alcançar seus objetivos. Isso porque, através do planejamento, é possível investir com mais segurança e minimizar os riscos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portanto, escolher uma estratégia de investimentos é importante para que você tenha um plano racional para seguir e não seja guiado por suas emoções.

Enfim, como a estratégia de investimentos é um plano para alcançar um objetivo financeiro, o investidor deve considerar alguns aspectos, como: 

1- Objetivo: É importante ser específico ao definir seus objetivos, assim fica mais fácil escolher a estratégia ideal. 

2- Tempo disponível: Ao determinar o objetivo, é importante que você estabeleça em quanto tempo pretende alcançá-lo.

Estratégia de investimentos - Tipos, como escolher e lista das 10 principais

Exame

3- Perfil de investidor: O perfil de investidor indica o grau de risco que uma pessoa está disposta a correr. Existem basicamente três perfis principais: conservador (não gosta de riscos), moderado (aceita um pouco de riscos para potencializar os retornos) e arrojado (aceita grandes riscos em troca da possibilidade de obter altos retornos). 

4- Valor dos aportes: O valor dos aportes deve ser estabelecido com base na sua disponibilidade financeira e com o tempo disponível para alcançar seus objetivos. 

5- Ativos escolhidos: Existem investimentos de renda fixa e de renda variável. Em resumo, a renda fixa possui ativos menos arriscados e com rentabilidade menor.

Já na renda variável, os ativos são mais arriscados, mas a possibilidade de altos retornos é maior. Ao escolher a porcentagem da sua carteira destinada aos dois tipos de investimentos, é importante considerar o seu perfil de investidor.

Tipos de estratégias de investimentos

De acordo com o tempo que o investimento vai durar, é possível dividir as estratégias de investimentos em três tipos:

1- Curto prazo: Quem investe com foco no curto prazo deseja conseguir altos rendimentos em pouco tempo. A estratégia de investimentos de curto prazo mais conhecida é o day trade, onde a pessoa compra e vende o mesmo ativo no mesmo dia. Porém, essa estratégia é bastante arriscada e pode ocasionar grandes perdas.

Estratégia de investimentos - Tipos, como escolher e lista das 10 principais

Suno

Além disso, day trade não é considerado como investimento, na verdade, trata-se de uma especulação. Por isso, para quem deseja construir um patrimônio, é melhor focar no longo prazo. 

2- Médio prazo: Os investimentos de médio prazo giram em torno de cinco anos. Neste caso o investimento pode ter como foco, por exemplo, comprar ou trocar um carro. 

3- Longo prazo: Investir com foco no longo prazo é a melhor alternativa para quem deseja construir um patrimônio. Neste caso, é essencial não esquecer de diversificar a carteira de investimentos, como uma forma de minimizar os riscos. 

Principais estratégias de investimentos

As principais estratégias de investimentos são:

1- Buy and Hold

A estratégia Buy and Hold consiste em comprar ações e mantê-las por anos. Portanto, essa é uma estratégia de longo prazo, cujo objetivo é acompanhar a valorização dos ativos. Como a intenção é permanecer com as ações por muitos anos, é essencial investir em empresas com bons fundamentos e potencial de crescimento futuro.

Estratégia de investimentos - Tipos, como escolher e lista das 10 principais

Valor investe

2- Value Investing

A intenção do Value Investing é comprar ações abaixo do seu valor intrínseco. Dessa forma, ao aplicar essa estratégia, o investidor deve analisar os dados da companhia, projeções futuras e balanços para determinar o preço justo das ações.

3- Estratégia de investimentos em dividendos

Essa estratégia consiste em encontrar empresas que tenham um bom Dividend Yield, ou seja, que pagam bons dividendos. De maneira geral, as empresas que distribuem bons proventos são companhias mais sólidas e com bons lucros. Entretanto, é importante analisar os fundamentos da empresa antes de aplicar e não considerar apenas o pagamento de dividendos.

Enfim, essa é uma estratégia de longo prazo, onde o investidor reinveste os valores recebidos com dividendos. Sendo assim, além da valorização dos ativos ao longo dos anos, ele também aumenta sua participação nas empresas e desfruta dos juros compostos.

Acionista

4- Dogs of the Dow

Essa estratégia de investimentos é semelhante à estratégia de dividendos. Dessa maneira, o objetivo é escolher os papéis com maior rendimento anual de dividendos entre as ações listadas no Dow Jones.

Em síntese, os adeptos dessa estratégia escolhem as 10 ações do Dow Jones com maiores rendimentos de proventos e dividem entre elas o capital que eles pretendem investir. Esses ativos são mantidos até o final do ano, quando são vendidos para que o processo se repita novamente.

5- Growth Investing

A intenção da estratégia Growth Investing, ou investimento em crescimento, é aplicar em empresas com grande potencial de rápido crescimento. A principal vantagem dessa estratégia, é que o investidor pode ver seu patrimônio multiplicar rapidamente. Em contrapartida, essa é uma estratégia arriscada, já que a empresa pode quebrar.

Fdr

6- Estratégia de investimento em small caps

Essa estratégia é parecida com o Growth Investing, já que a intenção é aplicar em empresas com grande potencial de crescimento. No entanto, a ideia é investir apenas em small caps, as ações de baixa captação na bolsa, que podem crescer bastante.

7- Estratégia de investimento Dollar Cost Averaging

A estratégia de investimento Dollar Cost Averaging consiste em aportar todos os meses um determinado valor em um ativo. Desse modo, ela é usada sobretudo em mercados de baixa, já que com os preços baixos, o investidor pode comprar mais ações com o mesmo valor mensalmente. A intenção é aplicar em ativos que possam se valorizar futuramente.

Estratégia de investimentos - Tipos, como escolher e lista das 10 principais

Valor investe

8- Green Trading

O Green trading é uma estratégia de investimentos que consiste em investir em empresas com práticas sustentáveis. Sendo assim, a intenção é aplicar em empresas que obtêm lucros diretos por meio de atividade ambientais ou empresas que possuem um braço de atuação voltado para questões ecológicas.

9- Estratégia de investimento em setor

Nessa estratégia de investimento, o investidor aplica nas empresas de setores que possuem tendência de desenvolvimento. Um exemplo disso, é o crescimento de investimentos no setor de tecnologia, pois muitas pessoas acreditam que este setor irá se expandir bastante.

10- Investimentos Long & Short

Ao realizar a estratégia Long & Short, o investidor compra um papel e vende o outro. A intenção é lucrar com o descolamento dos papéis. Normalmente, essa estratégia é usada para diluir os riscos ou como alavancagem. Por fim, agora que você conhece algumas estratégias, veja o vídeo de Raul Sena e confira algumas dicas que podem te ajudar nos seus planos ao investir:

Agora que você conhece as principais estratégias de investimentos, aprenda como analisar as empresas por meio da Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Empreender dinheiro, Com dinheiro, Admiral markets e Hc investimentos

Imagens: Valor investe, Martarello advogados, Exame, Valor investe, Suno, Acionista e Fdr


Conte-nos a sua opinião...