Aprenda a lidar melhor com suas finanças pessoais

É importante que as pessoas tomem as rédeas da própria vida e se organizem financeiramente. Essa atitude é importante para garantir não apenas uma vida financeira saudável, mas também para um corpo e mente saudáveis.

Importância da organização financeira

Afinal de contas, o descontrole financeiro pode ocasionar estresse, depressão, ansiedade e angústia.

COMO DECLARAR 

1- Situação financeira

O primeiro passo para a organização financeira é conhecer a sua situação atual. Para isso, você pode listar quais são suas fontes de receitas fixas e fontes de renda extra. Depois, liste seus gastos fixos, variáveis e supérfluos.

COMO DECLARAR 

2- Mantenha o controle

Mantenha uma planilha ou lista com todos os seus gastos diários. É possível usar também aplicativos gratuitos no celular para controle financeiro. Assim, fica mais fácil manter o controle e gastar apenas o necessário

COMO DECLARAR 

3- Cartão de crédito

Ele funciona como uma espécie de empréstimo para a realização antecipada de algum desejo. Para manter a sua organização financeira, evite usar o cartão de crédito e quando for fazer isso, planeje previamente.

COMO DECLARAR 

4- Cortes

Se você gasta mais do que ganha, é preciso cortar alguns gastos para que sua vida financeira fique mais equilibrada. Geralmente, os gastos que podem ser cortados são os gastos com itens supérfluos.

COMO DECLARAR 

5- Pague as dívidas

Depois de determinar quais cortes serão feitos, o próximo passo para organização financeira é pagar suas dívidas. Dê preferência para as dívidas com juros altos.

COMO DECLARAR 

Livros para aprender sobre finanças pessoais

1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki; 2. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker; 3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi; 4. Seu Futuro Financeiro, de Louis Frankenberg.

COMO DECLARAR 

Saiba mais SOBRE esse assunto