Organização financeira – 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

29 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


A organização financeira pessoal está relacionada à maneira com a qual as pessoas lidam com o dinheiro. Dessa forma, ela está ligada ao controle financeiro, à saúde financeira e à realização dos objetivos financeiros.

A relação com o dinheiro afeta diversas partes da vida de uma pessoa. Sendo assim, a organização financeira traz várias vantagens, como uma vida mais tranquila, sem o estresse das contas atrasadas.

Para organizar as finanças pessoais, primeiramente é preciso conhecer as fontes de receita e saber para onde o dinheiro está indo. Depois disso, é preciso tomar atitudes para eliminar as dívidas e planejar os objetivos financeiros. 

Importância da organização financeira

Em uma sociedade em que o consumo não é apenas extremamente incentivado, mas também é visto como sinônimo de status social, a maioria das pessoas estão endividadas. Esse descontrole financeiro que resulta em dívidas, não é restrito à determinado nível salarial. Na verdade, ele afeta todas as camadas sociais. 

Organização financeira - 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

Classic seguros

Dessa forma, independente da renda pessoal, é importante que as pessoas tomem as rédeas da própria vida e se organizem financeiramente.

Essa atitude é importante para garantir não apenas uma vida financeira saudável, mas também para um corpo e mente saudáveis. Afinal de contas, o descontrole financeiro pode ocasionar estresse, depressão, ansiedade e angústia. 

Apesar de ser extremamente importante ter uma organização financeira, essa não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso mudar diversos hábitos de consumo e a forma de lidar com o dinheiro.

Para as pessoas que desenvolveram um Transtorno de Compras Compulsivas (TCC), essa é uma tarefa ainda mais desafiadora, que pode necessitar da ajuda de um profissional. 

10 Passos para a organização financeira

A organização financeira é realizada por meio da mudança de uma série de hábitos em relação ao dinheiro. Desse modo, existem 10 passos que podem te ajudar a organizar sua vida financeira:

1- Situação financeira

O primeiro passo para a organização financeira é conhecer a sua situação atual. Para isso, você pode listar quais são suas fontes de receitas fixas e fontes de renda extra. Depois, liste seus gastos fixos, variáveis e supérfluos. Por fim, liste também todas as contas que você possui, tanto as atrasadas, quanto as que ainda não venceram.

Organização financeira - 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

Administradores

Com essas listas em mãos, você poderá analisar para onde está indo seu dinheiro, com o que você mais gasta e se você está gastando mais do que ganha. Sendo assim, você poderá estabelecer cortes de gastos e ajustar seus gastos para um padrão de vida compatível com a sua renda.

2- Mantenha o controle

Mantenha uma planilha ou lista com todos os seus gastos diários. É possível usar também aplicativos gratuitos no celular para controle financeiro. Assim, fica mais fácil manter o controle e gastar apenas o necessário, evitando os gastos compulsivos que tanto atrapalham na organização financeira.

3- Cartão de crédito

O cartão de crédito muitas vezes é visto como um dinheiro que pode ser gasto. Entretanto, na verdade ele funciona como uma espécie de empréstimo para a realização antecipada de algum desejo. Por isso, para manter a sua organização financeira, evite usar o cartão de crédito e quando for fazer isso, planeje previamente.

Organização financeira - 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

Code money

4- Cortes

Se você gasta mais do que ganha, é preciso cortar alguns gastos para que sua vida financeira fique mais equilibrada. Geralmente, os gastos que podem ser cortados são os gastos com itens supérfluos. Porém, é possível economizar também com itens essenciais. Por exemplo, você pode passar menos tempo no chuveiro para economizar água e energia.

Ao cortar gastos, tome cuidado para não cometer o erro de cortar todos os gastos que te dão prazer. Isso porque, se você for muito radical e se privar de todos os prazeres, vai ser mais difícil manter a organização financeira no longo prazo.

5- Economize para a organização financeira

Transforme a economia em um hábito, desse modo, você irá economizar dinheiro sempre e terá maior facilidade em manter a organização financeira. Sempre que você for comprar algo, pesquise antes para encontrar o melhor preço.

Se for pagar à vista, lembre-se de pedir um bom desconto. Além disso, ao comprar itens pela internet, use uma plataforma de comparação de preços.

Organização financeira - 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

Estudar fora

6- Objetivos financeiros

Estabeleça objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Depois de estabelecer os objetivos, determine as metas para que eles sejam atingidos. Lembre-se de que as metas precisam ser claras, alcançáveis e mensuráveis. Um exemplo de objetivo financeiro, é a aposentadoria.

7- Pague as dívidas

Depois de determinar quais cortes serão feitos, o próximo passo para organização financeira é pagar suas dívidas. Dê preferência para as dívidas com juros altos, como por exemplo: fatura do cartão de crédito e cheque especial.

8- Reserva de emergência

A reserva de emergência é uma reserva que deve ser usada apenas em imprevistos. Dessa maneira, quando alguma emergência que precisar de dinheiro aparecer, você não terá que recorrer ao cartão de crédito ou cheque especial. Enfim, essa reserva deve ser equivalente, pelo menos, a 6 meses dos seus gastos mensais.

Asplan

9- Invista para a organização financeira

Depois de quitar as dívidas e fazer uma reserva de emergência, é recomendado que você comece a investir. Ao investir, você faz o seu dinheiro trabalhar por você, podendo até mesmo viver de renda depois de alguns anos.

Existem diversas opções de aplicações disponíveis, desde as mais seguras na renda fixa, até as mais arriscadas na renda variável. Leve em consideração seu perfil de investidor ao escolher entre elas.

10- Estude

Por fim, paralelo aos investimentos, busque aprofundar seus conhecimentos sobre finanças. Quanto mais você estudar, maiores as chances de obter melhores rendimentos com suas aplicações. Por isso, esteja atento às notícias sobre economia, veja vídeos em canais de YouTube, faça cursos e leia livros sobre investimentos.

Veja algumas dicas de livros com Raul Sena:

Existem também alguns sites que podem te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre o mundos dos investimentos, confira: Sites de investimentos – Lista de sites para se informar sobre economia

Fontes: Mag, Embracon e Racon

Imagens: Administradores, Classic seguros, Estudar fora, Code money, Asplan e Iset