21 de dezembro de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Renda fixa digital: será que vale a pena investir? Com a chegada dessa modalidade de investimento, muitas pessoas me perguntam se a renda fixa digital é segura e onde investir para ter uma rentabilidade maior. Por isso, hoje eu trouxe um vídeo completo ensinando tudo o que você precisa saber antes de colocar o seu dinheiro nesta classe de ativo meio diferentona.
Antes de mais nada, é preciso entender: o que é a renda fixa digital? E, para isso, precisamos dar um passo atrás e saber como funciona a renda fixa tradicional.
O que é renda fixa?
Em resumo, sempre que investe em renda fixa você está emprestando dinheiro para alguém. Assim, você empresta dinheiro para o banco ao investir num CDB (Certificado de Depósito Bancário), numa LC (Letra de Crédito) e numa LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
Mas a grande vantagem é que este tipo de investimento é coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, mesmo que o banco emissor do título quebre, você recebe os valores investidos até o limite de R$ 250 mil.
Outro tipo de renda fixa são os títulos públicos do Tesouro Direto. Quando investe num Tesouro Prefixado, Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ ou Tesouro Renda+, você está simplesmente emprestando dinheiro para o governo. E ele é o melhor credor que você pode ter.
Por fim, você empresta dinheiro para empresas privadas quando investe num CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), num CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) ou numa debênture. Estes nomes aparentemente complexos nada mais são que títulos de dívida emitidos pelas empresas.
- Leia também: Fundos de renda fixa, o que são?
O que é renda fixa digital?
A chamada “renda fixa digital”, por sua vez, são títulos também emitidos por empresas que mais se assemelham aos CRIs/CRAs e às debêntures. Ou seja, ao investir numa renda fixa digital oferecida por plataformas como a Foxbit e o Mercado Bitcoin, você está emprestando dinheiro para empresas privadas, sem absolutamente nenhuma garantia.
Logo, estamos falando de investimentos muito mais arriscados. Em síntese, na renda fixa digital o dinheiro que você investe, via ativos tokenizados, financia consórcios ou a compra de precatórios e de direitos creditórios – FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).
Renda Fixa Digital: vale a pena investir?
No fim das contas, este tipo de investimento apresenta um RISCO muito MAIOR quando comparado até mesmo aos tradicionais CRIs e CRAs. E, como o maior risco sempre deve oferecer a maior rentabilidade, é preciso ficar atento aos números.
Isso significa que você deve fazer as contas para saber se, de fato, vale a pena investir na renda fixa digital. Se a rentabilidade estiver muito próxima de um CDB, LCI ou mesmo de uma debênture, faz muito mais sentido escolher as opções mais tradicionais e, portanto, mais seguras.
E você, já investiu na renda fixa digital? O que achou dessa nova modalidade de investimento? Conta aqui nos comentários. Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha).
Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: Títulos imobiliários: quais são e como funcionam
Imagens: Messem Investimentos Money Times MHZ Capital Brasil Prev