2 de setembro de 2020 - por Nathalia Lourenço
Nathalia Arcuri é apresentadora e jornalista, especialista em finanças. Conhecida pelo canal no Youtube “Me Poupe!”, foi pioneira na criação do chamado entretenimento financeiro, sendo atualmente o maior canal sobre o assunto no mundo, com um pouco mais de 7 milhões de inscritos!
Sempre com pitadas de humor, Nathalia fundou o canal com o intuito de ajudar mulheres a conquistarem sua independência financeira. Atualmente ela está presente em diversas plataformas, compartilhando conteúdos sobre investimento e renda.
A maior parte do seu público é de investidores iniciantes, que estão começando na jornada do investimento, ensinando desde os primeiros passos com investimentos menos arriscados.
Quer saber como Nathalia fez eu nome virar referencia no mundo das finanças? Te conto tudo nesse post!
A vida de Nathália Arcuri
Nathalia nasceu em Mogi das Cruzes. Filha de um engenheiro civil e de uma dona de casa, seu interesse por economia começou aos 7 anos, quando ficou sabendo que uma coleguinha de escola tinha ganhado uma poupança onde guardaria dinheiro para que, aos 18, ela comprasse um carro.
Mas, ao questionar os pais se ela também tinha uma poupança, Nathalia Arcuri soube que não e ainda levou uma resposta: cresça e apareça. Então, ela decidiu sozinha, juntar dinheiro para comprar um carro quando completasse 18. Dessa maneira, Nathalia Arcuri guardava o dinheiro do lanche e pedia dinheiro nas datas comemorativas ao invés de brinquedos.
Conforme foi crescendo, novas opções para conseguir dinheiro surgiram. Na adolescência, fez até algumas pontas em comerciais de TV e todo o cachê era poupado com o carro em mente. Tudo isso, claro, aliado à maior economia que podia fazer com roupas e comida.
Em resumo, quando completou 18 anos, Arcuri tinha o dinheiro do carro, porém ela acabou ganhando o carro de presente de sua madrinha. O dinheiro não gasto, então, foi para outro objetivo, a casa própria. Após mais alguns anos poupando, Nathalia conseguiu comprar o apartamento à vista em parceria com o marido. Aos 32 anos, Nathalia atingiu a meta de muitos investidores, o primeiro milhão investido.
Carreira de Nathalia Arcuri
Formação
Nathalia se formou em jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU FIAM-FAAM), por amar o universo da comunicação. Mas, já durante a faculdade, sua paixão mesmo era em investimentos, e ele estava sempre procurando livros e sites sobre o assunto.
Em meio às leitura, ela percebeu que esse tipo de conteúdo não era disponibilizado em uma linguagem acessível para a maioria das pessoas, então decidiu ir atrás de conhecimento teórico sobre investimentos.
Leu diversos livros, se especializou em Planejamento Financeiro. Fez uma especialização em Economia Comportamental e Arquitetura de Escolhas, além de três especializações em Coaching.
Carreira na TV
Depois de formada, trabalhou no SBT e posteriormente na Record. Em 2012, enquanto trabalhava como repórter de TV, começou a se sentir incomodada com a zona de conforto no qual se encontrava.
Diversas vezes tentou levar a ideia de uma educação financeira para a televisão, porém a ideia sempre foi recusada. Na época ela recebia um salário de 13 mil na TV, mas abriu mão da estabilidade por acreditar no seu sonho de ensinar educação financeira aos brasileiros.
O gatilho de querer ensinar as pessoas veio de um dado estatístico de que, a cada 15 segundos, uma mulher é espancada no Brasil, sendo que 70% delas dependem financeiramente dos agressores.
Criação do Me Poupe!
Enfim, em 2015, Nathalia decidiu dar um passo além e criou o blog “Me Poupe!”. Poucos meses depois, Arcuri pediu demissão na TV e abriu o “Me Poupe!”, dessa vez, como canal no YouTube.
Em 2016 estreou na 89 FM A Rádio Rock com o quadro semanal “Me Poupe 89” ao lado do radialista Yuri Danka e Cadu Previero. Já em 2017 seu canal atingiu os 1,1 milhão de inscritos, e neste ano também alcançou seu primeiro milhão investidos e foi eleita como a youtuber mais influente do Brasil pela pesquisa Ipsos.
No anos de 2019, estreou com o “Me Poupe” na Band, além de ter conquistado seus 5 milhões investidos. No final desse mesmo ano, entrou no ranking do instituto QualiBest como uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil.
Em 2022, Nathalia lançou em seu canal do Youtube o reality Pimp My Money, com o intuito de ajudar os participantes a investirem mais, além de estrear o programa “Os Caminhos do Dinheiro” no Canal Futura.
Livros escritos e publicados
Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora.
Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele.
Guia prático Me Poupe! – 33 dias para mudar sua vida financeira
Misto de livro de atividades e diário das suas finanças, este guia vai ajudar você a se organizar, consumir com inteligência sem abrir mão do que é realmente importante, fazer renda extra, renegociar dívidas e investir.
Demissão em massa no Me Poupe!
No começo de 2023, várias empresas de tecnologia fizeram demissões em massa, e o “Me Poupe” foi uma delas. A equipe que tinha 122 pessoas passou a ter apenas 62 funcionários. A notícia pegou os funcionários de surpresa, especialmente porque a empresa havia contratado 90 funcionários no ano anterior; de modo que e as coisas pareciam bem.
Nathalia contou que as demissões aconteceram por estratégias internas. Segundo ela contou na época, o Me Poupe! deixou de ser uma companhia de educação financeira para se tornar um aplicativo de investimentos baseado em Inteligência artificial; o que não demandaria uma equipe tão grande. A intenção era que a transição fosse gradual, o que não aconteceu.
Agora que você já conhece a Nathalia Arcuri, conheça também Bruno Perini e confira quais são os melhores cursos de investimentos do Brasil
- Fontes: M.p., Jornal contábil, Suno e Tv e Famosos, finclass