25 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Há um tempo os fundos imobiliários sofreram com uma fragilização, muito por conta dos FIIs de papel (especialistas em dívidas). O que aconteceu foi que esses fundos de papel estavam passando um pouco dos limites, fazendo novas emissões e criando manobras para distribuir mais dividendos. Com isso, eles acabaram inflando as cotas deles. Além disso, desde 2023, estamos com uma Selic muito alta, o que deixou os FIIS ainda mais fragilizados.
É seguro investir em FIIS?
Por isso, muitas pessoas se perguntam se ficou para trás aquela janela de oportunidade que tivemos com os FIIS há algum tempo. Mas, a grande verdade é que quando falamos de fundos imobiliários, nunca ouvimos falar de fraude em fundos imobiliários de tijolo.
Isso porque é realmente muito difícil que qualquer coisa aconteça, já que o fundo de tijolo tem uma propriedade, tem um lastro. O espaço para fazer manobras, uma fraude, é bem complicado.
Isso significa que não tem chance de que esse investimento dê errado? Isso já não é possível garantir. Porque a gestão do fundo pode errar na reforma, na escolha dos inquilinos (que podem não pagar), pode ter uma taxa de vacância por conta de um período de crise. Enfim, essas coisas podem acontecer.
Mas, é preciso tomar muito cuidado com esse discurso que surgiu agora de que “fundos imobiliários não servem pra nada”.
FIIS são um bom investimento?
Se você cair nessa, quando chegar lá na frente pode se arrepender, pois vai perceber que em alguns momentos o IFIX performou melhor que o Ibovespa. Inclusive, em alguns momentos performou melhor que uma carteira de renda de fixa.
E se você fica fora desse ativo, lá na frente, vai perceber que perdeu um excelente ativo e vai querer comprar mais caro.
Então, é muito importante que você aproveite as janelas de oportunidade e faça uma boa peneira. O que você deve observar? O histórico de pagamento de dividendos, o histórico de vacância, o preço pro valor patrimonial, ler o RI. Com isso, com certeza você vai encontrar ótimas oportunidades!
E se você ainda tem dúvidas sobre os FIIS, assista ao vídeo completo em que falo mais sobre o assunto!
E se você quer aprender a investir em FIIs e todos os outros ativos, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Fundos imobiliários foram taxados e agora?