27 de agosto de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Nos anos 90, após o lançamento do Plano Real, a taxa Selic já chegou a 36% ao ano. Isso acontecia em um contexto de hiperinflação, quando os preços subiam até 30% em um único dia. O Plano Real trouxe estabilização, mas, mesmo nos anos 2000, a Selic ainda se manteve alta. Em 2002, por exemplo, chegou a 21%, em meio às incertezas políticas da época. Mas, será que é possível se aproveitar disso para aposentar em um curto período?
Uma Selic tão alta abre espaço para rentabilidades expressivas em títulos de renda fixa. CDBs, Tesouro Direto e outros produtos atrelados à taxa podem render entre 14% e 18% ao ano (líquidos, após impostos).
E sim, isso significa que com disciplina e aportes frequentes, um investidor pode multiplicar seu patrimônio em poucos anos graças aos juros compostos.
Veja também: Plano Cruzado: o que foi, quais foram as medidas e por que fracassou?
Selic a 15%
Se por um lado os empresários precisam ter cautela em períodos de juros elevados, para os investidores o momento pode ser vantajoso.
A economia brasileira é cíclica. Períodos de Selic alta costumam ser seguidos por fases de redução dos juros, o que beneficia a bolsa de valores e outros ativos de renda variável.
Por isso, é preciso entender como tirar o melhor de cada período. Se você for investidor, essa é uma ótima janela de oportunidade. Se você é empresário, é melhor tomar cuidado e ter mais cautela, exceto se o seu negócio estiver em amplo crescimento.
Mas, vamos ao que interessa. A Selic a 15% é a mãe das aposentadorias. No entanto, é importante ter em mente que a Selic não vai permanecer nesse patamar. Para que você consiga travá-la em 15% precisa travar nos investimentos disponíveis.
Melhores investimentos da rena fixa
Pensando em opções de renda fixa tradicional, algumas opções para estar atento nesse momento são os CDBs, LCIs e Tesouro Direto com garantia do FGC em alguns casos e boas taxas.
Títulos indexados à inflação (Tesouro IPCA+) também são uma boa alternativa. Além de proteger o poder de compra, eles oferecem juros reais altos.
E o que eu indico que você faça agora? Aproveite o ciclo para acumular capital, que poderá ser realocado em renda variável quando os juros começarem a cair.
Um exemplo real
Para você entender o tamanho da oportunidade de que estamos diante, vou dar um exemplo.
Investindo R$ 5 mil por mês, durante 5 anos, em aplicações a 15% ao ano; o valor acumulado gera uma renda mensal próxima ao valor investido. É como se você conseguisse “se aposentar” em apenas 5 anos com a mesma renda que aportou nesse período.
No entanto, esse é um cenário hipotético. Afinal, a Selic não deve permanecer nesse patamar por tanto tempo. No entanto, meu objetivo aqui é mostrar a força dos juros altos no bolso do investidor, quando a Selic está nesse patamar.
Quer conferir detalhadamente algumas simulações que fiz com os investimentos que citei aqui? Então, assista ao vídeo na íntegra!
Você quer aprender a investir para se aposentar o quanto antes? Então, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: 3 setores para investir com segurança e lucrar