AUM: saiba o que é e como funciona


AUM é a sigla para o termo Assets under management. Em português: ativos sob gestão. Em resumo, é o valor de mercado total dos ativos administrados por uma empresa de investimentos. Enfim, neste texto você vai conferir:

  • O que é AUM
  • Como é feito o cálculo
  • Como interpretar os valores

O que é AUM

A sigla AUM significa Assets Under Management. Traduzindo, o AUM significa Ativos Sob Gestão. Sendo assim, o AUM é o valor de mercado total dos títulos que uma certa instituição financeira possui ou administra.

Sendo que esses títulos podem tanto ser administrados por um banco tradicional, quanto por um fundo. Na prática, o AUM serve como uma maneira de analisar uma empresa ou fundo.

Nesse sentido, muitos investidores consideram que, quanto maior for o AUM, maior é a capacidade de gestão e administração da empresa analisada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

A análise de gestão de ativos tendo como base o AUM se deve a certos aspectos que caracterizam o seu cálculo.

Mas sobre o cálculo irei falar apenas no tópico seguinte. Primeiro, você precisa saber quais são esses aspectos e porque eles são importantes.

O primeiro aspecto é que, como os ativos sob gestão representam o valor de mercado dos investimentos administrados por uma empresa, é possível verificar qual delas é a que melhor gere seus ativos.

Isso tendo como base qual delas consegue agregar mais valor sobre os ativos geridos. Outro aspecto importante é que o AUM é um valor que varia todos os dias.

Essa movimentação diária indica como é a variação do valor dos ativos administrados ao longo do tempo. Sendo assim, ao analisar essa variação, é possível verificar como é a gestão dos ativos.

Por exemplo, quanto maior for a variação, mais facilmente os ativos serão negociados e maior a variação do AUM.

Enfim, analisar como é a gestão de uma empresa ou fundo é essencial antes de alocar seus recursos. É por isso que o AUM é muito usado pelos investidores.

Como é feito o cálculo

A forma de calcular o AUM varia de uma empresa para outra. Mas, no geral, no cálculo leva-se em conta fundos multimercado, depósitos e dinheiro.

Sendo assim, o resultado vai depender do fluxo de entrada e saída de capital dos investidores.

Além disso, é preciso considerar outros fatores que podem aumentar ou diminuir o seu valor. Por exemplo, a valorização dos ativos e reinvestimentos dos dividendos obtidos podem subir o valor do AUM facilmente.

Por outro lado, algumas movimentações podem diminuir o AUM. Exemplos disso são: a redução da entrada e saída de investidores, diminuição no desempenho de certos investimentos e o fechamento de alguns fundos.

Portanto, saber como o banco ou fundo no qual você pretende investir faz o cálculo do AUM é essencial para que você possa tomar decisões de investimento.

Como interpretar os valores

O AUM é importante para medir a capacidade de gestão de ativos por parte dos bancos e fundos.

Nesse sentido, é importante observar os ativos sob gestão, pois eles estão relacionados com algumas características da instituição ou fundo no qual se investe.

Por exemplo, o AUM alto costuma estar relacionado com um maior valor de retorno de ROA (Retorno Sobre Ativo).

Além disso, o AUM geralmente está ligado com o prestígio da instituição que administra os ativos. Isso porque os gestores são classificados de acordo com essa métrica, já que ela aponta o tamanho das negociações feitas por eles.

Sendo assim, verificar o quão alto ou baixo são os ativos sob gestão e comparar vários gestores é essencial na hora de escolher onde aplicar para ter bons retornos.

Por fim, o AUM também pode te ajudar e conferir quais são os valores das taxas administrativas cobradas pelos administradores dos ativos. Sendo que, geralmente as taxas são menores quando o AUM é maior.

Enfim, gostou de aprender o que é AUM? Então não deixe de aprender também o que é CAPM e como usá-lo ao investir.

Fontes: Enfin e Mais retorno.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...