Bandeiras de cartão de crédito: o que são e quais as principais?

9 de agosto de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 11 min, 26 seg


As bandeiras de cartão de crédito são empresas intermediadoras das compras feitas pelo cartão.Ou seja, para que uma compra no cartão seja efetuada, é essencial a intermediação da bandeira entre o comerciante e a operadora do cartão.

Algumas das bandeiras mais conhecidas e usadas no Brasil e no mundo são a Mastercard, Visa, Elo, Diners Club, American Express e Hipercard. Essas bandeiras se diferem pela abrangência e pelos benefícios que oferecem aos clientes, de acordo com o tipo de cartão.

E então, você está satisfeito com a bandeira do seu cartão? Que tal conhecer muito mais sobre essas bandeiras? Continue a leitura.

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são intermediadoras da venda, entre o lojista que passou o cartão para você e a operadora de crédito responsável pela emissão do seu cartão. Elas são responsáveis por processar as compras do cartão e repassar essas informações ao emissor.

Basicamente, as bandeiras de cartões têm como função cuidar da transação, do regulamento dos cartões, das parcelas oferecidas e elas garantem que o comércio irá receber em dinheiro aquele valor que passou no seu cartão.

As principais bandeiras de cartão que operam no Brasil são: Mastercard, Visa, American Express, Hipercard, Elo e Diners Club (assumida pela Elo no país). Quanto mais popular a bandeira do seu cartão for, maiores são as chances dele ser aceito em mais estabelecimentos.

É importante diferenciar a bandeira do cartão da administradora do cartão. A administradora do cartão é responsável por determinar taxas, juros, anuidade e outras funcionalidades do seu cartão. Enquanto a bandeira tem a função de proporcionar aceitação do cartão por meio das maquininhas.

Quais são os principais cartões de cada bandeira?

Agora, vamos apresentar a você as seis principais bandeiras de cartão de créditos operantes hoje. Venha conhecê-las!

1. Mastercard

A Mastercard é uma das bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas do Brasil e do mundo. Ela é uma empresa tradicional, atuante no mercado desde 1947. A empresa realiza a intermediação entre o estabelecimento credenciado e a administradora do cartão, visando garantir que as transações sejam seguras e vantajosas para ambos.

Com diferenciais exclusivos, aceitação na maioria dos estabelecimentos e um programa de pontos vantajoso, a Mastercard está entre as preferidas dos clientes. Ela está presente em mais de 210 países, sendo aceita em mais de 35 milhões de estabelecimentos. Em 2021, já tinha mais de 1 bilhão de cartões em circulação no planeta.

A empresa oferece cartões de crédito, débito e pré-pagos. Além disso, a empresa tem três marcas: Mastercard (cartões de crédito), Maestro (cartões de débito) e Cirrus (caixas eletrônicos). A marca também vem investindo em soluções de segurança para pagamentos, incluindo tecnologia de chip e a Mastercard ID Theft Protection.

Os cartões de crédito Mastercard são divididos em quatro categorias principais: Standard, Gold, Platinum e Black. Cada categoria oferece diferentes benefícios e vantagens para os usuários.

2. Visa

Bandeiras de cartão de crédito: o que são e quais as principais?

A Visa é uma das bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas e aceitas no mundo. Fundada em 1958 nos Estados Unidos, a Visa já emitiu mais de um bilhão de cartões e opera em mais de 200 países.

A empresa atua como intermediária nas transações com cartão de crédito, conectando consumidores, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. Ela é responsável por autorizar e processar pagamentos realizados com seus cartões. No entanto, é importante destacar que a Visa não concede crédito diretamente aos consumidores. Isso é feito pelas instituições financeiras que emitem os cartões Visa.

A marca oferece diferentes tipos de cartões, cada um com seus próprios benefícios e características. As principais categorias de cartões Visa são: Classic, Gold, Platinum, Signature e Infinite.

No Brasil, a empresa está presente desde 1971 e tem um programa chamado “Vai de Visa”, que oferece descontos em lojas, assinaturas e planos.

3. Elo

A bandeira Elo é uma bandeira de cartão de crédito 100% brasileira, criada em 2011 por uma iniciativa dos bancos do Brasil, Bradesco e Caixa. Ela atua como intermediária nas transações com cartão de crédito, conectando consumidores, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras.

A Elo oferece cartões empresariais e pessoais, nas modalidades de crédito, débito e pré-pago. Existem vários cartões com bandeira Elo à disposição para contratação, cada um deles possui uma orientação específica, que acaba por atender aos interesses de determinados perfis de consumo. Alguns dos principais cartões Elo são: Elo Básico Nacional, Elo Básico Internacional, Elo Mais, Elo Grafite, Elo Nanquim, Elo Nanquim Diners Club, Elo Diners Club.

Apesar da desconfiança inicial do público, atualmente a empresa conta com mais de 120 milhões de cartões emitidos e é a terceira bandeira mais popular do país — atrás apenas da Visa e Mastercard. Mesmo sendo nacional, já está em mais de 200 países ao redor do mundo e oferece benefícios exclusivos aos seus usuários.

A bandeira Elo possui um programa de benefícios chamado Use Elo, que torna a sua utilização ainda mais interessante para quem deseja ter vantagens ao escolher o cartão de crédito como forma de pagamento.

4. Hipercard

Bandeiras de cartão de crédito: o que são e quais as principais?

A Hipercard é uma bandeira de cartão de crédito brasileira, criada em 1969. Ela foi inicialmente lançada como um cartão fidelidade do Grupo Bompreço, mas começou a emitir seu próprio produto em 1993. Atualmente, a Hipercard é aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais no Brasil.

A Hipercard oferece cartões de crédito com abrangência nacional, que possibilitam compras parceladas em milhões de estabelecimentos e oferecem benefícios exclusivos nas instituições conveniadas.

Além disso, a Hipercard possui um aplicativo próprio, disponível para Android e iOS, que permite ao cliente controlar diversas funções, como acessar e pagar a fatura, solicitar parcelamentos, visualizar o limite e controlar os gastos em tempo real.

Apesar de ser uma empresa menor em relação às gigantes do setor, a Hipercard busca oferecer as mesmas facilidades para o consumidor e se comportar como uma bandeira de cartão de crédito confiável e eficiente.

5. American Express

Bandeiras de cartão de crédito: o que são e quais as principais?

A American Express, também conhecida como Amex, é uma empresa de serviços financeiros fundada nos Estados Unidos em 1850. Ela é uma das maiores emissoras globais de cartões e é focada em clientes com maior poder aquisitivo, oferecendo benefícios e comodidades.

A American Express opera com bandeira própria, o que significa que ela possui um sistema autogerenciado. Ela é responsável por autorizar e processar pagamentos realizados com seus cartões. No entanto, é importante destacar que a American Express não concede crédito diretamente aos consumidores. Isso é feito pelas instituições financeiras que emitem os cartões American Express.

No Brasil, a American Express trabalha em parceria com algumas instituições tradicionais, como o Bradesco e o Santander. Mesmo que não seja mediada por uma das companhias tradicionais, esse produto apresenta alcance global, em compras físicas, online, dentro e fora do país.

Os cartões de crédito American Express são emitidos em três versões principais: American Express Green, American Express Gold Card e The Platinum Card. Cada um desses cartões tem características e benefícios específicos.

6. Diners Club

Bandeiras de cartão de crédito: o que são e quais as principais?

A Diners Club é uma bandeira de cartão de crédito fundada nos Estados Unidos em 1950, sendo a primeira a emitir cartões de crédito para uso geral. Ela é conhecida pela exclusividade de seus serviços e está presente em mais de 50 países.

A ideia do cartão de crédito surgiu quando Frank McNamara e Ralph Schneider, fundadores da companhia, não puderam pagar um jantar porque haviam esquecido suas carteiras. A partir dessa situação, eles tiveram a ideia de criar um produto financeiro para ser usado como garantia de pagamento em nome do proprietário.

Inicialmente, o objetivo era que o Diners Club fosse aceito apenas em restaurantes, mas hoje, milhares de estabelecimentos já aceitam a bandeira como forma de pagamento. Atualmente, o Diners Club é reconhecido por ser o cartão de consumidores de alta renda, oferecendo diversos benefícios luxuosos aos seus clientes.

Os clientes da bandeira Diners Club têm acesso a salas VIP em diversos aeroportos do mundo, seguro de viagem e transfer do aeroporto para o local de destino. Além disso, a cada dólar gasto – mesmo que seja o equivalente em Real – os clientes acumulam pontos que não expiram.

No Brasil, os cartões Diners Club passaram a ser emitidos pela Elo Participações, a empresa responsável pela bandeira Elo. Portanto, se você desejar ter um cartão Diners Club no Brasil, você pode solicitar o Elo Nanquim Diners Club.

Quais são os principais cartões de cada bandeira?

Aqui estão alguns dos principais cartões de cada bandeira e seus benefícios:

Mastercard

  • Mastercard Standard: Oferece benefícios padrão da bandeira.
  • Mastercard Gold: Oferece benefícios adicionais, como assistência em viagens.
  • Mastercard Platinum: Oferece benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos.
  • Mastercard Black: Oferece os benefícios mais exclusivos da bandeira.

Visa

  • Visa Classic: Oferece benefícios padrão da bandeira.
  • Visa Gold: Oferece benefícios adicionais, como assistência em viagens.
  • Visa Platinum: Oferece benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos.
  • Visa Signature: Oferece os benefícios mais exclusivos da bandeira.
  • Visa Infinite: Oferece benefícios ultra-premium, como acesso a salas VIP em aeroportos e serviço de concierge.

Elo

  • Elo Básico Nacional: Oferece benefícios padrão da bandeira.
  • Elo Básico Internacional: Oferece benefícios adicionais, como assistência em viagens.
  • Elo Mais: Oferece benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos.
  • Elo Grafite: Oferece os benefícios mais exclusivos da bandeira.
  • Elo Nanquim: Oferece benefícios ultra-premium, como acesso a salas VIP em aeroportos e serviço de concierge.

Hipercard

  • Hipercard Nacional: Oferece benefícios padrão da bandeira, como descontos em estabelecimentos parceiros e acesso a um aplicativo exclusivo.

American Express

  • American Express Green: Oferece benefícios padrão da bandeira.
  • American Express Gold Card: Oferece benefícios adicionais, como assistência em viagens.
  • The Platinum Card: Oferece benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos.

Diners Club

  • Diners Club: Oferece benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos, seguro de viagem, transfer do aeroporto e um programa de pontos que nunca expiram.

Lembrando que os benefícios específicos podem variar dependendo do emissor do cartão e do país. Recomendamos que você verifique com o emissor do cartão para obter detalhes completos sobre os benefícios e características de cada cartão.

Qual a diferença entre bandeira e operadora de crédito?

A bandeira e a operadora de um cartão de crédito têm funções diferentes:

  1. Bandeira: É a empresa que realiza a mediação das operações de venda que são realizadas em um estabelecimento comercial, junto à operadora do cartão de crédito. As bandeiras mais conhecidas são: Mastercard, Visa, Hipercard, Elo, Diners, American Express. A principal função da bandeira do cartão é a aceitabilidade do cartão de crédito ou débito nos pontos de venda.
  2. Operadora: São as instituições que administram a emissão do cartão e determinam as anuidades, os juros e o limite dos cartões de crédito. Além de instituições financeiras, algumas redes de lojas, empresas aéreas e de outros setores de consumo também realizam a emissão de cartões de crédito para seus clientes.

Portanto, um cartão com a mesma bandeira, mas emitido por duas instituições financeiras diferentes pode possuir características completamente diferentes. No entanto, o fato dos dois cartões possuírem a mesma bandeira significa que ambos os cartões são aceitos nos mesmos estabelecimentos.

Como saber qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Para escolher a melhor bandeira de cartão de crédito, é importante considerar vários fatores:

Primeiro, a aceitação global: Verifique se a bandeira é amplamente aceita nos locais onde você costuma fazer compras.

Em seguida, os benefícios oferecidos. Cada bandeira oferece benefícios específicos que podem ser mais atrativos para determinados perfis de consumidor. Por exemplo, algumas bandeiras oferecem programas de pontos, seguros de viagem, assistência em viagem, entre outros.

Finalmente, analise se eles atendem suas necessidades e hábitos de consumo. Por exemplo, se você viaja muito, pode ser interessante escolher uma bandeira que ofereça benefícios relacionados a viagens.

As bandeiras mais conhecidas são: Mastercard, Visa, American Express, Elo, Dinners Club e Hipercard. Cada uma delas oferece diferentes vantagens para seus clientes. Portanto, é importante pesquisar e comparar as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Fontes: Mobills, Cora, Serasa, Celcoin, Inter, Vtex, iDinheiro, Pagar_me