Cartões de lojas valem a pena? Como funcionam e solicitação

3 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 2 seg


Os cartões de lojas são oferecidos nos mais diversos tipos de estabelecimentos, tais como supermercados, lojas de departamento e livrarias. Mas será que eles valem a pena?

Para responder essa pergunta, você precisa analisar a sua vida financeira, além dos prós e contras dos cartões. Dentre as vantagens que os cartões de lojas podem apresentar estão os descontos exclusivos e as promoções especiais.

Por outro lado, também existem muitos motivos pelos quais não compensa solicitar um cartão de loja. Um desses motivos é o fato de que muitas vezes esses cartões não contam com programas de recompensa como ocorre com os cartões de crédito tradicionais.

Como funcionam?

Os cartões de lojas funcionam de maneira similar aos cartões de crédito comuns. Sendo assim, os cartões de lojas funcionam como uma espécie de empréstimo da instituição financeira que administra o cartão, e que será pago no vencimento da fatura.

Portanto, por meio dele você consegue realizar compras, sem a necessidade de ter dinheiro no momento. Esse empréstimo da instituição é feito sem juros até o vencimento da fatura. Porém, se o cliente atrasar ou parcelar, ele terá que lidar com os juros por este empréstimo concedido pela instituição.

Cartões de lojas, valem a pena? como funcionam e solicitação

Exame

Apesar de funcionarem de maneira parecida, os cartões de lojas e de crédito comuns se diferenciam em relação às bandeiras. Isso porque os cartões de crédito tradicionais possuem bandeiras, enquanto os cartões de lojas podem ou não ter bandeiras.

Em resumo, a bandeira é uma empresa que comunica para o banco a compra que o cliente realizou. Também depende da bandeira do cartão e da validação dos estabelecimentos onde o cartão é aceito. Portanto, a determinação dos locais onde você poderá usar o cartão depende da bandeira.

Os cartões de lojas sem bandeira são conhecidos como cartão private label e só podem ser usados na loja que eles pertencem. Ou seja, esses cartões funcionam como uma espécie de crediário.

Em contrapartida, os cartões de lojas com bandeira é bem parecido com o cartão de crédito comum, já que ele pode ser usado não apenas na loja onde foi solicitado, mas também em outros estabelecimentos que aceitem a bandeira do cartão. 

Tipos de cartões de lojas

De maneira geral, os cartões de lojas podem ser divididos em três tipos:

1- Private label: É o cartão sem bandeira que pode ser usado somente na loja onde foi adquirido. Normalmente a fatura deste tipo de cartão só pode ser paga na própria loja.

2- Co-branded: Esses cartões são parecidos com o private label. A diferença é que eles podem ser usados em outros estabelecimentos e não apenas na loja onde foi solicitado. Geralmente ele é emitido por bancos em parcerias com lojas.

3- Híbrido: É o cartão que pode ser usado em qualquer estabelecimento, mas o limite é diferente se ele for usado na rede emissora do cartão.

Cartões de lojas, valem a pena? como funcionam e solicitação

Melhores destinos

Cartões de lojas valem a pena?

Para saber se os cartões de lojas valem a pena, é preciso considerar os prós e contras. Isso porque, somente depois de analisar as vantagens e desvantagens, é que você conseguirá determinar se eles valem a pena para você ou não. Confira:

1- Prós

Cada tipo de cartão conta com benefícios diferentes. Por exemplo, alguns proporcionam descontos exclusivos, vale-compras, promoções especiais, participação em sorteios e parcelamento sem juros em mais vezes.

Além disso, alguns cartões não cobram anuidade, mas é preciso ficar atento e se informar com a loja, pois muitos ainda cobram. Se o cartão tiver anuidade ele não vale muito a pena, já que atualmente existem várias ofertas de cartões sem anuidade.

2- Contras

Alguns motivos para não fazer cartões de  lojas são:

Investificar

  1. Os descontos oferecidos pelo uso do cartão não são suficientes para cobrir as taxas cobradas pelo seu uso;
  2. Ao aderir ao cartão, muitas vezes as lojas não passam todas as informações necessárias para os clientes;
  3. O cartão de crédito comum já possibilita o parcelamento de compras e muitas vezes não cobram taxas ou tarifas extras;
  4. Muitas vezes os cartões não possibilitam o pagamento da fatura pela internet e o cliente tem que ir até à loja, o que pode ocasionar compras por impulso;
  5. Se você já tem outros cartões, os cartões de loja funcionam como mais um cartão que você precisa se preocupar e que pode atrapalhar a sua vida financeira;
  6. Caso o cliente atrase o pagamento, muitas vezes as taxas de juros são bem mais altas do que as dos cartões de créditos convencionais;
  7. Boa parte dos cartões de lojas só podem ser usados em lojas específicas, ao passo em que os cartões comuns são mais versáteis;
  8. Muitos cartões de crédito não acumulam milhas para viagens aéreas;
  9. As chances de você ganhar um prêmio são bem pequenas;
  10. Muitas vezes esses cartões não contam com programas de recompensa como ocorre com os cartões de crédito tradicionais;
  11. Geralmente o parcelamento é com juros que nem sempre são informados para os clientes.

Além de avaliar os prós e contras, não deixe de analisar a sua situação financeira e hábitos de consumo. Se você está endividado e já possui outros cartões, então talvez solicitar mais um cartão não seja uma boa ideia.

Por outro lado, se as condições oferecidas pelo cartão realmente valerem a pena e você comprar com frequência na loja, talvez o cartão compense. Enfim, como um cartão de crédito pode estragar a sua saúde financeira facilmente, é preciso ter um bom controle financeiro e pensar bem antes de solicitar um cartão.

Como funciona a solicitação?

Se você optar por solicitar o cartão, informe-se bem sobre as regras e condições de contratação. Não solicite um cartão antes de saber em detalhes quais são as taxas cobradas, limite e anuidade. Esse é um ponto muito importante, pois às vezes as lojas não são muito claras em relação às taxas e condições e depois os clientes levam um susto com cobranças inesperadas.

Idec

A solicitação do cartão costuma ser bem fácil, já que nas lojas que disponibilizam cartões, normalmente existem funcionários oferecendo. Mas caso ninguém te ofereça, você pode perguntar para algum funcionário ou pesquisar no site da loja.

E aí, curtiu aprender sobre os cartões de lojas? Então aproveite para conferir como funciona o Cartão de crédito Nubank: como funciona e como aumentar o limite

Imagens: Exame, Melhores destinos, Investificar, Simplypag e Idec