Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

12 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 53 seg


O cartão de crédito é uma maneira de realizar compras sem necessariamente possuir dinheiro para isso. Neste sentido, ele pode ser visto como uma espécie de empréstimo, onde a devolução do dinheiro acontece com o pagamento da fatura. 

Devido à facilidade e praticidade de se usar um cartão de crédito, ele acabou caindo na graça dos consumidores. Afinal de contas, os cartões costumam ter alguns benefícios, como programas de recompensas e milhas aéreas. 

No entanto, apesar de proporcionar praticidade no pagamento de produtos, o cartão de crédito deve ser usado com cuidado. Isso porque, caso as faturas não sejam pagas ou o cliente entre no rotativo do cartão, ele acaba perdendo dinheiro para os juros cobrados. 

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de comprar sem dinheiro, um tipo de empréstimo, onde o cliente só terá que devolver o dinheiro no pagamento da fatura. Essa possibilidade de adquirir produtos e pagar alguns dias depois, facilita bastante as compras.

Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

Melhores destinos

Por outro lado, existem diversas desvantagens de se recorrer a esse meio, como por exemplo, o possível endividamento, caso as faturas não sejam pagas corretamente.

Vantagens do cartão de crédito

Ao usar o cartão de crédito de maneira responsável, você pode usufruir das seguintes vantagens:

1- Segurança

Usar o cartão de crédito pode ser mais seguro do que fazer compras no cheque ou dinheiro vivo. Geralmente, o emissor do cartão oferece algumas opções de alertas de segurança.

Dessa maneira, o dono do cartão pode ser notificado, caso o emissor identifique qualquer atividade incomum. Além disso, em casos onde o cliente perde o cartão, ele pode solicitar o bloqueio e pedir um novo cartão. Já o dinheiro, se for perdido, não tem volta. 

Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

Computer world

2- Pontos de recompensas

Muitos cartões de crédito oferecem programas de pontos para os clientes. Esses pontos, que são recompensas pelas compras realizadas com o cartão, podem ser usados de diversas maneiras, como por exemplo, nas compras de supermercado ou descontos no cinema.

3- Milhas aéreas no cartão de crédito

As milhas funcionam de maneira similar aos pontos de recompensa. Porém, quando acumuladas, elas podem ser trocadas por uma passagem aérea. Essa é uma boa opção para as pessoas que viajam muito, já que funciona como uma forma de economizar dinheiro.

Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

Suno

4- Seguros nos cartões de crédito

Diversos cartões de crédito possuem seguros inclusos, como por exemplo, seguro de garantia estendida, seguro viagem e seguro de proteção de compra.

5- Compras online com o cartão de crédito

Fazer compras online com o cartão de crédito é muito mais fácil e rápido do que gerar um boleto para efetuar o pagamento. Além disso, os dados do cartão ficam salvos nos sites, o que facilita as próximas compras. Só esteja atento à segurança do site, já que seus dados ficarão salvos.

6- Histórico de crédito

Outra vantagem de usar os cartões de crédito é o melhoramento do seu histórico de crédito. Acontece que, quando você usa o cartão de crédito de forma responsável, realizando todos os pagamentos dentro do prazo, a sua pontuação (score) de crédito melhora.

Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

Simplypag

Um bom score de crédito é útil para pegar empréstimos e financiamentos, já que as instituições financeiras analisam os históricos de créditos dos clientes antes de liberar esses tipos de serviços.

7- Anuidade bônus

Normalmente, os cartões de crédito cobram anuidade de maneira parcelada. Quando essa anuidade pode ser convertida em algum serviço para o cliente, como por exemplo, créditos para o celular, ela é chamada de anuidade bônus, já que o dinheiro de certa forma retorna para o cliente.

8- Gastos detalhados do cartão de crédito

Como os cartões de crédito disponibilizam aplicativos onde é possível verificar os gastos que foram feitos, eles ajudam no controle de gastos. Contudo, isso só é uma vantagem se o cartão for usado de forma responsável e o usuário mantiver um controle financeiro.

9- Parcelamento

Os parcelamento sem juros também pode ser uma vantagem para o caso de compras planejadas. Desse modo, ao planejar previamente a compra, é possível adquirir itens com valores altos, sem precisar pagar tudo à vista.

Cartão de crédito, o que é? Lista completa de vantagens e desvantagens

O globo

10- Descontos

Alguns emissores de cartões de crédito possuem parceria com lojas, cinemas e restaurantes e, ao comprar nessas empresas com o cartão de crédito, você consegue descontos.

Desvantagens dos cartões de crédito

À primeira vista, a quantidade de vantagens de se usar o cartão de crédito parece maior do que as desvantagens. Entretanto, é importante considerar que as desvantagens podem levar uma pessoa à ruína financeira, ao passo em que as vantagens não irão te enriquecer.

Por isso, lembre-se de considerar atentamente quais os prós e contras de se comprar no cartão e tenha sempre um bom controle financeiro.

1- Compras por impulso com o cartão de crédito

Muitas pessoas não conseguem controlar o impulso de comprar. Para essas pessoas, o cartão de crédito é um perigo, já que comprar por impulso se torna ainda mais fácil. Isso porque, com o cartão, temos uma sensação de poder, principalmente quando o cartão possui um bom limite.

Jurinews

2- Juros

Os juros cobrados em caso de pagamento atrasado ou o pagamentos parciais, são muito altos, o que pode resultar em uma bola de neve. O recomendado é sempre pagar as faturas integralmente na data correta, assim você evita perder dinheiro.

3- Fraude no cartão de crédito

Apesar de ser considerado como um meio de pagamento mais seguro do que os cheques e o dinheiro, os cartões ainda podem ser clonados. Por isso, é essencial ter muito cuidado ao se utilizar o cartão de crédito e evitar realizar compras, por exemplo, em sites que não sejam seguros.

Mobile transaction

4- Complemento de renda

Por fim, temos a desvantagem de que algumas pessoas consideram o cartão de crédito como uma espécie de renda extra para complementar a renda mensal. Isso é um problema pois o cartão é uma espécie de empréstimo, não um dinheiro que contribui com a renda das pessoas.

Enfim, agora que você sabe como os cartões de crédito funcionam, aproveite para entender como funcionam as Bandeiras de cartão – Pra que servem e lista das mais conhecidas

Fontes: Fort Brasil, Iq, Finanzero,  W1 consultoria e Monetus

Imagens: Melhores destinos, Veja, Computer world, Suno, Simplypag, O globo, Jurinews e Mobile transaction