Bandeiras de cartão de crédito: como funcionam e principais

25 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 6 seg


As bandeiras de cartão são empresas que fazem a mediação entre as operações de venda em um estabelecimento e a operadora do cartão.

Portanto, a função das bandeiras de cartão é fazer a intermediação nas operações de compra. É por isso que são elas que definem as regras para o uso do cartão.

As duas bandeiras mais famosas e usadas no mercado são: Mastercard e Visa.

Em resumo, a Mastercard é a bandeira mais aceita no mundo, pois é aceita em cerca de 210 países. Já a Visa é a segunda bandeira mais usada no mundo, sendo aceita em cerca de 200 países.

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão são empresas mediadoras entre as operações de venda de um estabelecimento e a operadora do cartão.

Como são as bandeiras que intermedeiam as compras são, portanto, elas que determinam as regras para a utilização dos cartões.

Além disso, as bandeiras são responsáveis pelo sistema e tecnologia para que os cartões possam funcionar de forma ágil.

Desse modo, é responsabilidade das bandeiras disponibilizar as máquinas de passar os cartões.

Além das bandeiras, no mundo dos cartões de crédito, temos as adquirentes.

Em síntese, as adquirentes são empresas responsáveis pela intermediação entre as bandeiras de cartão e os bancos emissores dos cartões, a Cielo, por exemplo, é uma adquirente.

Em resumo, essas empresas processam as transações, o que significa dizer que elas são as responsáveis por receber o dinheiro do banco e, posteriormente, realizar o repasse para o comerciante.

Para que servem as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão servem para validar a maquininha. Ou seja, ela ajuda no processamento de informações na hora da compra.

Além disso, elas são as responsáveis por fazer a comunicação entre o cartão, a maquininha e o emissor do cartão de crédito.

Sendo que algumas bandeiras tem uma abrangência maior, enquanto outras podem ser usadas apenas em certos tipos de maquininhas de cartão.

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

As principais bandeiras do Brasil são:

1- Visa

Bandeiras de cartão de crédito: como funcionam e principais

Logos marcas

A Visa é aceita em cerca de 200 países, o que faz dela, junto ao MasterCard, as duas principais bandeiras de cartão do mundo.

Sendo que a Visa tem cerca de 1 bilhão de cartões emitidos por todo o planeta e atende a mais de 24 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o mundo.

A empresa foi fundada em 1958, nos Estados Unidos. Poucos anos depois, em 1981, a Visa veio para o Brasil através de uma parceria com o Bradesco. Enfim, os cartões da Visa são:

  • Classic Internacional

  • Gold

  • Platinum

  • Infinite

2- MasterCard

Bandeiras de cartão de crédito: como funcionam e principais

Mastercard

A Mastercard é a bandeira de cartão de crédito mais aceita no mundo, cerca de 210 países. Além disso, possui cerca de 700 milhões de cartões emitidos em todo o mundo.

A bandeira MasterCard surgiu em 1966, nos Estados Unidos. Essa bandeira possui parceria com cerca de 25 mil instituições financeiras, o que faz com seja usada em tantos comércios ao redor do mundo. Os cartões oferecidos pela Mastercard são:

  • Standard Internacional

  • Gold

  • Plantinum

  • Black

3- American Express

Logos marcas

Também conhecido como Amex, a American Express é uma bandeira focada em usuários de alta renda. Contudo, é uma bandeira pouco utilizada pelos brasileiros se comparado às bandeiras Visa, MasterCard e Elo.

Apesar disso, existem cerca de um milhão de estabelecimentos no Brasil que aceitam essa bandeira e cerca de treze milhões no exterior. 

No Brasil, o Banco do Brasil e o Bradesco são os emissores desse cartão, por meio da parceria com um adquirente, foi feito com a Cielo. Os cartões que a American Express oferecem são:

  • Green Card

  • Gold Card

  • Platinum Card

4- Elo

Logo download

A Elo é uma bandeira de cartão de crédito brasileira, sendo a terceira mais utilizada no Brasil, atrás apenas da bandeira Visa e o MasterCard.

A Elo é fruto de uma parceria entre o Banco do Brasil, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal. Os cartões com bandeira Elo são aceitos em 185 países e em cerca de 35 milhões de estabelecimentos comerciais. 

Enfim, os cartões oferecidos pela Elo são:

  • Básico Internacional

  • Mais

  • Grafite

  • Nanquim

5- Hipercard

Logo download

Por fim, temos a Hipercard, que foi criada na cidade de Recife, em Pernambuco, em 1969.  A Hipercard surgiu apenas como um cartão de fidelidade das lojas Bom Preço.

Posteriormente, o Walmart adquiriu a rede Bom Preço e, em seguida, o Unibanco adquiriu a operação de emissão, adquirência e bandeira.

Anos depois as responsabilidades foram separadas e Hipercard se tornou apenas a bandeira. Sendo que a Hipercard atua em todo o Brasil, sobretudo nas regiões nordeste e sul.

Quais são as diferenças entre as bandeiras e as operadoras de cartão de crédito?

Enquanto as bandeiras de cartão intermedeiam as operações de compra, as operadoras de cartões são responsáveis pela emissão do cartão.

Em outras palavras, é a operadora do cartão que determina as porcentagens de juros e manutenção, as anuidades e qual será o limite do cartão.

Portanto, as bandeiras de cartões de crédito são responsáveis pelas transações de vendas. Já as operadoras emitem o cartão.

Além disso, é a operadora que se comunica com os clientes com o intuito de negociar cobranças indevidas, inadimplências ou problemas desse gênero.

Por fim, ela ainda é a responsável pela emissão e envio da fatura para os usuários do cartão. Contudo, algumas empresas também fazem esse tipo de serviço e emitem seus próprios cartões para os clientes.

Em resumo, é possível a existência de cartões com bandeiras iguais, mas que foram emitidas por empresas ou instituições financeiras diferentes.

Entretanto, apesar de terem a mesma bandeira, esses cartões têm características próprias, já que a emissão ocorreu por meio de operadoras ou empresas diferentes.

Por outro lado, desde que possuam a mesma bandeira, os cartões são aceitos nos mesmos estabelecimentos. 

Como escolher a melhor bandeira de cartão de crédito?

A melhor bandeira de cartão de crédito vai depender das suas necessidades. Sendo assim, na hora de escolher uma bandeira, leve em conta as vantagens que ela oferece.

Por exemplo, algumas oferecem anuidade somente no mês de utilização do cartão, outras têm programas de milhas. Portanto, caso você viaje constantemente de avião, um cartão que ofereça milhas pode ser um bom negócio.

Além das milhas, algumas empresas oferecem também acesso exclusivo para salas VIP. Então, antes do avião sair você vai poder esperar confortavelmente tomando um champanhe.

Por outro lado, caso você não goste de viagens de avião e for usar o cartão apenas periodicamente, não faz sentido adquirir um cartão apenas baseado no programa de milhas.

Dessa forma, uma opção mais assertiva é um cartão com taxas reduzidas como, por exemplo, pagar anuidade somente no mês que utilizá-lo. Talvez, até mesmo, uma bandeira regional.

Portanto, é importante, primeiramente, se questionar sobre a funcionalidade do cartão no seu dia a dia.

Com base nisso, pesquise sobre as bandeiras existentes e escolha a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

LEIA MAIS

Fonte: Hipercard, iugu, Suno, Investimentos e notícias, Ewally, Nuvem shop, e-commerce e pagar.me.