Chairman, o que é? Definição, importância e diferenças entre CEO


O chairman é o Presidente do Conselho de Administração. Juntamente com os demais membros do Conselho, ele busca fiscalizar as atividades da empresa para que ela consiga o maior lucro possível. 

Além disso, o Conselho é responsável por fazer uma ponte entre os interesses da empresa e dos sócios. Sendo assim, o conselho busca formas de aumentar o valor da empresa, ao mesmo tempo em que contribui com as tomadas de decisões estratégicas do negócio. 

O papel do chairman e do CEO não é o mesmo. O CEO gerência a empresa como um todo, em especial sua parte estratégia. Já o chairman fiscaliza todas as atividades, inclusive o desempenho do CEO. 

O que é chairman

O chairman é o Presidente do Conselho de Administração, sendo o responsável por supervisionar todas as atividades da empresa. Em outras palavras, o chairman tem por objetivo garantir que as decisões da companhia estejam de acordo com a estratégia empresarial. 

Chairman, o que é? Definição, importância e diferenças entre CEO

Ambep

Outra função do chairman é supervisionar o trabalho do CEO. Portanto, periodicamente o CEO deve se reportar ao chairman. Por fim, ele deve ainda intermediar possíveis conflitos entre os investidores e o CEO.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da empresa é composto por um grupo de pessoas que, assim como o chairman, visa supervisionar as atividades para que a empresa consiga o maior lucro possível.

As empresas possuem um modelo estratégico previamente definido. No entanto, os membros do conselho possuem participação ativa no negócio, já que eles fazem parte de algumas tomadas de decisão na empresa. 

Chairman, o que é? Definição, importância e diferenças entre CEO

Es Brasil

Além disso, o conselho fiscaliza todos os relatórios de contas e busca formas de maximizar o valor da companhia para os sócios. Em resumo, o papel do conselho e do chairman, é fazer uma ponte entre os sócios e o CEO. 

É importante notar que o chairman é o Presidente do Conselho, ou seja, ele é o líder dentre os membros do Conselho Administrativo e seus objetivos são similares aos dos membros e sua função não é a mesma do CEO. 

Chairman versus CEO

Apesar de parecer que a figura do chairman e do CEO são as mesmas, na verdade, são cargos com atribuições diferentes. Algumas empresas não possuem os dois cargos, tendo somente um chairman.

Entretanto, as grandes organizações, geralmente possuem as duas figuras. Sendo assim, o CEO é o responsável pelo gerenciamento da empresa, bem como pelo cuidado da parte estratégica do negócio. 

YouTube

Por outro lado, o chairman fiscaliza o trabalho do CEO. Sendo assim, o chairman é não apenas a autoridade máxima no Conselho de Administração, como é o responsável por garantir que o CEO cumpra com o planejamento estratégico da companhia.

Logo, ao CEO cabe a gerência da empresa como um todo, mas é o chairman quem orienta e fiscaliza o CEO. Podemos então concluir que tanto a figura do CEO quanto do chairman, são de suma importância para o bom desempenho da empresa.

Como trabalham juntos para o bom funcionamento do negócio, é importante que ambos tenham uma certa sinergia. Afinal, se essas duas figuras tão importantes não se derem bem, pode ser que não consigam atingir as metas estipuladas e que os impactos sejam sentidos na organização como um todo.

Importância

O chairman ocupa o cargo máximo dentro do conselho e fiscaliza o CEO, portanto, ele é de extrema importância dentro de uma organização.

Ele é responsável ainda por intermediar possíveis conflitos entre os investidores e o CEO. Afinal de contas, em uma empresa de capital aberto, manter uma boa relação com os investidores é essencial.

Revista pegn

Em resumo, a figura do chairman, é muito importante em uma empresa, já que é ele quem fiscaliza as atividades de maneira geral, além de intermediar conflitos e administrar ideias.

E aí, gostou de aprender sobre as funções de um chairman? Que tal aproveitar para aprofundar seus conhecimentos em outros termos, como por exemplo: balanço patrimonial, opex, reservas de lucros e Isenção de Imposto de Renda – O que é e quem precisa declarar o IR

Fontes: Mais retorno, Pequeno guru e Suno

Imagens: YouTube, Ambep, Es Brasil, Revista pegn e Delivery much

Conte-nos a sua opinião...