Chairman: o que é, responsabilidades, importância

8 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 53 seg


O chairman é o Presidente do Conselho de Administração. Juntamente com os demais membros do Conselho, ele busca fiscalizar as atividades da empresa para que ela consiga o maior lucro possível. 

Além disso, o Conselho é responsável por fazer uma ponte entre os interesses da empresa e dos sócios.

Sendo assim, o conselho busca formas de aumentar o valor da empresa, ao mesmo tempo em que contribui com as tomadas de decisões estratégicas do negócio. 

O papel do chairman e do CEO não é o mesmo. O CEO gerência a empresa como um todo, em especial sua parte estratégia. Já o chairman fiscaliza todas as atividades, inclusive o desempenho do CEO. 

O que é chairman?

O chairman é o Presidente do Conselho de Administração, sendo o responsável por supervisionar todas as atividades da empresa.

Em outras palavras, o chairman tem por objetivo garantir que as decisões da companhia estejam de acordo com a estratégia empresarial. 

Sendo que o conselho de administração de uma empresa é um grupo de pessoas que visa supervisionar e acompanhar as atividades da empresa.

Desse modo, os membros do conselho têm uma participação ativa no negócio, pois tomam decisões dentro do modelo estratégico previamente estabelecido pela empresa.

Além disso, o conselho busca maximizar o valor da empresa para os sócios e fiscalizar os relatórios da organização.

Outra função do chairman é supervisionar o trabalho do CEO. Portanto, periodicamente o CEO deve se reportar ao chairman.

Além disso, ele deve ainda intermediar possíveis conflitos entre os investidores e o CEO.

Nesse contexto, o CEO é o responsável por gerenciar e comandar a empresa como um todo. Por outro lado, o chairman fiscaliza e orienta o CEO.

Por isso, é essencial que o chairman e o CEO tenham uma boa sinergia, para que a empresa apresente bons resultados. Caso contrário, a empresa pode ter problemas e não apresentar o crescimento desejado.

Quais são as responsabilidades do chairman?

Uma das principais responsabilidades do chairman, é liderar os trabalhos do colegiado com o intuito de extrair dos conselheiros o melhor que cada um deles pode oferecer.

Desse modo, ele contribui para que a empresa obtenha os melhores resultados de desempenho e expansão de suas atividades.

Além disso, o chairman tem como responsabilidade a condução de comitês de forma estratégica. Isso com o intuito de garantir que o foco seja mantido e todos os pontos da pauta sejam discutidos.

Quais são as características necessárias para a função?

Existem algumas características que o chairman precisa ter. Por exemplo, ele precisa saber como cobrar o comprometimento e avaliar a contribuição de cada um dos conselheiros.

Além disso, a pessoa na função de chairman deve ser capaz de influenciar um grupo e enxergar potencial em cada membro.

Essa pessoa deve ainda ser parceiro ativo da diretoria executiva e atuar para que haja condições de uma liderança colaborativa com foco na melhoria dos processos de governança e gestão.

Sendo que essa atuação ativa é essencial em vários aspectos como, por exemplo, para evitar decisões que não foram amplamente discutidas no colegiado.

Qual é a importância do chairman?

O chairman ocupa o cargo máximo dentro do conselho e fiscaliza o CEO. Portanto, ele é de extrema importância dentro de uma organização.

Além disso, é o chairman o responsável por zelar pelos interesses dos sócios e acionistas do negócio. Logo, é ele quem orienta, fiscaliza e faz o intermédio de conflitos que possam existir entre os investidores e o CEO.

Sendo que, em uma empresa de capital aberto, manter uma boa relação com os investidores é essencial.

Além disso, o chairman faz a administração de ideias, interesses e conflitos nas empresas.

Em resumo, a figura do chairman, é muito importante em uma empresa, já que é ele quem fiscaliza as atividades de maneira geral, além de intermediar conflitos e administrar ideias.

Diferenças entre chairman e CEO

Apesar de parecer que a figura do chairman e do CEO são as mesmas, na verdade, são cargos com atribuições diferentes. Algumas empresas não possuem os dois cargos, tendo somente um chairman.

Entretanto, as grandes organizações, geralmente possuem as duas figuras.

1- Responsabilidades

O CEO é o responsável pelo gerenciamento da empresa, bem como pelo cuidado da parte estratégica do negócio.

Já o chairman é o Presidente do Conselho de Administração, sendo o responsável por supervisionar todas as atividades da empresa.

2- Atuação

Uma das funções do chairman é fiscalizar o trabalho do CEO.

Sendo assim, o chairman é não apenas a autoridade máxima no Conselho de Administração, como é o responsável por garantir que o CEO cumpra com o planejamento estratégico da companhia.

Logo, ao CEO cabe a gerência da empresa como um todo, mas é o chairman quem orienta e fiscaliza o CEO.

3- Importância

Tanto a figura do CEO quanto do chairman, são de suma importância para o bom desempenho da empresa.

Como trabalham juntos para o bom funcionamento do negócio, é importante que ambos tenham uma certa sinergia.

Afinal, se essas duas figuras tão importantes não se derem bem, pode ser que não consigam atingir as metas estipuladas e que os impactos sejam sentidos na organização como um todo.

LEIA MAIS

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Asset Management: o que é e como utilizar nos ativos

O que é a gestão de ativos?

Fontes: Mais retorno, Atlas gov,  Pequeno guru e Suno.