Valor de mercado, o que é? Como calcular e cuidados ao usar

19 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 55 seg


O valor de mercado serve para indicar, com base na lei da oferta e demanda, o quanto o mercado está disposto a pagar por uma empresa. Sendo que a demanda pelas ações da companhia e consequentemente o seu valor de mercado, são afetadas por diversos fatores, como por exemplo notícias sobre a empresa.

Como esse indicador é definido com base na multiplicação do preço da ação da empresa pelo número de ações existentes, o resultado varia. Isso porque a cotação de uma ação é baseada nas expectativas dos investidores, que podem valorizar ou desvalorizar o ativo

Justamente por isso, o valor de mercado não deve ser usado como um indicador determinante na análise de uma empresa. O ideal é fazer uma análise fundamentalista e usar o indicador apenas como um dos indicadores estudados.

O que é valor de mercado?

O valor de mercado de uma companhia é definido com base na multiplicação do preço atual da ação da empresa pelo número de ações existentes. Desse modo, ele serve como um indicador do quanto o mercado está pagando por uma companhia, com base na lei da oferta e demanda. 

Existem diversos fatores que podem impactar positivamente ou negativamente os preços de uma ação, o que faz com que o valor de mercado seja um indicador que pode mudar constantemente. Alguns dos fatores que influenciam este indicador são:

Space money

  • Macroeconomia: São todos os acontecimentos, de origem política, social e financeira, que impactam a economia como um todo, como a taxa de juros, PIBinflação.
  • Setoriais: As variáveis setoriais são aquelas relacionadas à atuação da empresa, como tendência de consumo, desempenho dos concorrentes e representatividade do setor.
  • Mercado: Por fim, as variáveis de mercado estão diretamente ligadas a oferta e demanda da organização e as expectativas dos investidores, como o Bear Market e o Bull Market.

Cálculo

O valor de mercado de uma empresa é obtido facilmente por meio da fórmula: Valor de Mercado = Valor de uma ação x Número de ações existentes. Portanto, para analisar o prestígio de uma empresa, basta descobrir quantas ações ela tem disponíveis no mercado e o valor da cotação atual. 

Vamos para um exemplo prático: suponhamos que uma empresa Y possui 2 mil ações no mercado e cada uma delas está cotada em R$ 20,00. Sendo assim, temos a seguinte equação: Valor de Mercado = 20 x 2.000. Logo, o resultado da avaliação da empresa Y é de R$ 40 mil.

Compliance pericias

Para interpretar o resultado do cálculo, é preciso levar em consideração o fato de que as cotações das ações geralmente são baseadas nas expectativas dos investidores.

Ou seja, como esse indicador usa o preço atual da ação, ele pode resultar em um valor maior ou menor, de acordo com a expectativa do mercado para aquela empresa. 

Dessa maneira, o valor de mercado pode ser usado como uma das variáveis ao se analisar uma companhia. Entretanto, ele não deve ser o único indicador utilizado, nem deve ser confundido com o preço justo da empresa nem com o seu valor patrimonial. Afinal de contas, ele indica apenas o prestígio daquela companhia no momento.

Cuidados ao usar o valor de mercado

O valor de mercado é bastante utilizado para averiguar como o mercado está avaliando uma companhia. No entanto, o investidor precisa ter cuidado ao utilizar esse indicador. Isso porque ele reflete apenas o valor que o mercado está pagando por uma organização. Dessa forma, ele não demonstra de fato o quanto a empresa vale.

Valor de mercado, o que é? Como calcular e cuidados ao usar

Convicta consultoria

O valor de mercado é um dos indicadores fundamentalistas mais usados, porém o mais recomendado é basear sua decisão em diversos indicadores diferentes. Em outras palavras, você nunca deve tomar uma decisão de investimento com base em apenas um indicador.

Por fim, outro cuidado que o investidor deve ter é não confundir valor de mercado com valor de firma. A diferença entre eles é que o cálculo do valor de mercado é baseado no preço da ação e na quantidade de papéis disponíveis. Em contrapartida, o cálculo do valor de firma é feito por meio da diferença entre os ativos e passivos da organização.

Aproveite para conhecer alguns outros Indicadores fundamentalistas – Pra que servem e lista dos 12 principais

Fontes: Mais retorno, Status invest, Conceitos e The cap

Imagens: Space money, Valor investe, Compliance pericias e Convicta consultoria