Commodities: saiba o que são e como investir

5 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 35 seg


As commodities são os produtos que servem como matéria-prima para outros produtos e têm uma grande importância mundial. Alguns exemplos disso são: petróleo, soja e minério de ferro.

É possível investir em commodities de várias formas, como por exemplo, através de ações de empresas desse setor.

O que são commodities?

As commodities são os produtos que servem como matéria-prima para outros produtos. Sendo que elas são produzidas em larga escala sem que ocorra a perda de sua qualidade.

Além disso, as commodities geralmente têm um baixo valor agregado e não passam por alterações depois da sua extração.

Por fim, as commodities costumam ter um preço bem parecido. Em outras palavras, o seu preço não muda muito independente do produtor ou do país. Isso porque, os preços variam de acordo com a oferta e demanda mundial.

Tipos de commodities

As commodities podem ser de vários tipos, tais como:

1- Commodities agrícolas

São os produtos resultantes da agropecuária. Isso faz com que eles tenham uma baixa correlação com o setor da indústria.

As commodities agrícolas são bem relevantes para a economia brasileira, já que o país é um grande produtor desse tipo de commodity.

2- Financeiras

Esse tipo de commodity engloba ativos como: euro, dólar, real, libra, títulos públicos e etc.

3- Minerais

Dentre as commodities minerais, temos: petróleo, etanol, gás natural, ouro, prata, níquel e alumínio.

4- Ambientais

Por fim, temos ainda as commodities que envolvem os recursos naturais como água, energia, madeira etc.

Como investir em commodities

Você pode investir em commodities de forma direta ou indireta. As maiores bolsas de commodities do mundo estão nos EUA.

Contudo, no Brasil também existem várias opções para investir nesse setor. Por exemplo, no segmento de derivativos da B3, você pode negociar contratos futuros de commodities.

Em resumo, os contratos futuros são compromissos de compra ou venda de um ativo por certo preço em uma data futura.

Esse tipo de negociação é muito escolhida pelos produtores, como uma forma de “travar” os preços dos produtos que eles comercializam.

Henrique Esteter, especialista de investimentos do InfoMoney, explica que “trata-se de um mercado bastante especulativo, que envolve detalhes técnicos, como ajustes diários e depósitos de margem. É um mercado arisco”.

Além dos contratos, você pode ainda investir por meio de fundos de investimentos, sobretudo os fundos multimercados. Isso porque eles investem em commodities localmente ou nas bolsas internacionais.

Enfim, algumas outras formas de investir em commodities são:

1- Ações

Investir em ações de empresas que atuam na produção de commodities é uma das principais formas de investir em commodities.

Alguns exemplos disso são: Suzano, Vale, Gerdau, Braskem e CSN. Lembrando que isso é apenas um exemplo e não uma indicação de investimentos.

De acordo com Esteter, a vantagem dessa opção de investimento é que você investe no projeto da empresa e não apenas na commodity: “compra-se um projeto, e não apenas a matéria-prima”.

2- ETFs

Outra opção para investir em commodities são os ETFs – Exchange Traded Funds. Ou seja, fundos de índices. Sendo que as cotas de ETFs são negociadas na bolsa de forma parecida com as ações.

Uma das vantagens dos ETFs é que você não precisa se preocupar em analisar os ativos, já que o gestor investe nas empresas do índice usado como referência.

3- BDRs

Por fim, você pode ainda aplicar em BDRs – Brazilian Depositary Receipts. Em resumo, os BDRs representam ações de empresas estrangeiras.

Sendo assim, ao investir em BDRs de empresas produtoras de commodities, você está investindo em commodities. Por exemplo, a bolsa tem disponíveis BDRs de mineradoras como Rio Tinto, Anglo American e BHP.

E aí, gostou de aprender como investir em commodities? Então não deixe de conferir quais são as principais commodities brasileiras.

Fontes: Suno e Infomoney.

Bibliografia

  • Segala, Mariana. IM responde: como investir em commodities? Infomoney. Acesso em 04 de julho de 2022.