Contrato futuro, o que é? Como funciona, códigos, tipos e como investir

9 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 17 seg


O contrato futuro é um tipo de derivado negociado no mercado futuro, dentro da bolsa de valores brasileira. O preço dos contratos são estabelecidos no momento da compra, sendo que o vendedor e o comprador se comprometem por meio de um contrato para compra ou venda em uma data futura. 

Dessa maneira, dependo da posição que a pessoa assumir, ela lucra ou perde com a alta ou a baixa. Como dentro do mercado futuro os ajustes de preços são diários, o investidor consegue acompanhar a cotação atual e comparar com o valor por ele negociado. 

Entretanto, o investimento em contrato futuro é considerado como uma operação de alto risco. Logo, este tipo de ativo não é recomendado para todos os perfis de investidores, apenas para os arrojados.

O que é contrato futuro

Dentro da bolsa de valores brasileira, existem alguns ambientes onde são negociados diferentes ativos, um desses ambientes é o mercado futuro. Dentro do mercado futuro, são negociados os contratos futuros. 

Os contratos futuros, por sua vez, nada mais são do que contratos de compra ou venda de ativos com uma data determinada para o futuro. Ou seja, nenhum ativo é negociado no mercado futuro, apenas os contratos de compra ou venda de ativos. 

Contrato futuro, o que é? Como funciona, códigos, tipos e como investir

The cap

Em síntese, ao adquirir um contrato futuro, o comprador se compromete a comprar o ativo na data de vencimento acordada, pelo preço combinado. Por outro lado, o vendedor se compromete a vender o ativo pelo preço negociado na data combinada. 

Como o contrato futuro funciona

Os lucros ou prejuízos do investidor são resultados da valorização ou desvalorização dos contratos dos ativos objetos. Sendo assim, eles podem ser, por exemplo, de arrobas de boi gordo, pontos de índices ou sacas de café.

Ao realizar uma negociação de contrato futuro, o investidor assume uma posição, podendo ser comprado ou vendido, dependendo da estratégia. Dessa forma temos que: quem assume a posição de comprado, lucra com a alta da cotação e perde se o preço cair. 

Contrato futuro, o que é? Como funciona, códigos, tipos e como investir

Infomoney

Em contrapartida, quem assume a posição de vendido, ganha com a queda da cotação e perde se houver alta. Portanto, existem duas maneiras de se lucrar com a negociação de contratos futuros, ou na alta ou na baixa. 

Uma dúvida que pode surgir é a diferença entre o mercado futuro e o mercado de opções, já que o mercado de opções também negocia o direito de venda e compra de ativos para o futuro.

A grande diferença entre eles é que no caso dos contratos futuros, ocorre um compromisso entre o vendedor e o comprador. Já nos contratos de opções, o vendedor assume a obrigação de vender, entretanto, o comprador pode escolher se executa ou não o contrato no dia de vencimento. 

Códigos

Para facilitar a negociação entre os investidores, a BM&FBovespa patroniza os contratos. Sendo assim, os contratos possuem três letras especificando de que tipo eles são. O contrato de dólar, por exemplo, é DOL. 

Contrato futuro, o que é? Como funciona, códigos, tipos e como investir

Mercado

O código é composto também por uma letra que representa o mês de vencimento e, por fim, um número referente ao ano de vencimento. Os meses seguem a seguinte tabela: 

  • Janeiro: F;
  • Fevereiro: G;
  • Março: H;
  • Abril: J;
  • Maio: K;
  • Junho: M;
  • Julho: N;
  • Agosto: Q;
  • Setembro: U;
  • Outubro: V;
  • Novembro: X;
  • Dezembro: Z.

Tipos de contratos futuros

Os contratos futuros podem ser de diversos tipos diferentes, como, por exemplo:

1- Contrato futuro de dólar

O contrato futuro de dólar é um dos contratos mais negociados. Como o próprio nome sugere, ele é atrelado ao dólar, e funciona por meio da negociação de uma certa quantidade de dólar pelo preço atual, porém, com a liquidação para uma data futura.

Onze

Essa opção é bastante utilizada pelos especuladores, que buscam ganhar com a valorização da moeda. Os contratos de dólar podem ser cheios ou mini, de acordo com a quantidade mínima de contratos negociados e preços. 

2- Commodities

As commodities são as matérias-primas, ou seja, mercadorias pouco industrializadas e que podem ser estocadas sem que ela perca a qualidade. Dessa maneira, as commodities podem ser, por exemplo, minerais, agrícolas ou recursos energéticos. 

Instituto millenium

3- Contrato futuro de juros

Este contrato está diretamente ligado à negociação de Depósitos Interfinanceiros (DI), sendo que, neste caso, o comprador e o vendedor estabelecem um compromisso baseado na expectativa da taxa de juros na data de vencimento. 

Vantagens e riscos

Uma grande vantagem do contrato futuro é a possibilidade de ganhar na alta ou na baixa. Desse modo, o investidor consegue operar como vendido ou comprado e ganhar nos dois cenários. 

Outra vantagem, é a possibilidade de operar com alavancagem. Para isso, o investidor precisa apenas de uma margem de garantia. No entanto, se o investidor não for experiente, a alavancagem pode tornar o investimento mais arriscado do que ele já é. 

The cap

Como é considerado um investimento de renda variável, o contrato futuro possui uma alta parcela de risco. Isso porque os contrato estão sujeitos à variações, que podem resultar em ganhos ou perdas.

As oscilações podem ser causadas por inúmeros fatores, como políticas econômicas, climáticas e ambientais. Justamente por ser um tipo de investimento com alto risco, os contratos futuros são indicados apenas para os investidores arrojados. 

Como investir em contrato futuro

O primeiro passo para investir em contrato futuro é descobrir se seu perfil de investidor se encaixa neste tipo de investimento arriscado.

Contrato futuro, o que é? Como funciona, códigos, tipos e como investir

Quero ficar rico

Depois disso, é importante estabelecer quais são seus objetivos, pois isso irá determinar qual estratégia adotar com os seus investimentos. Por fim, basta escolher uma corretora, abrir uma conta e começar a negociar. 

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre os contratos futuros, aproveite para descobrir o seu Perfil de investidor, o que é? Tipos existentes e exemplo de investimentos

Fontes: Modalmais, Bussola do investidor, Renatrader e Toro investimentos

Imagens: The cap, Infomoney, Mercado, The cap, O estado online, Instituto millenium, Onze e Quero ficar rico