Prefixados e pós-fixados: diferenças e como escolher?

10 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


Os títulos prefixados e pós-fixados se diferem em relação à forma com que a rentabilidade ocorre. Nos prefixados, o investidor sabe desde a aplicação qual será a taxa de juros do investimento desde a aplicação.

Sendo que a taxa de juros continua a mesma até o vencimento do título. Por outro lado, nos pós-fixados a taxa de juros varia de acordo com um indexador.

Sendo assim, o investidor não consegue calcular qual será exatamente o retorno da aplicação, já que isso varia segundo o indexador.

Além dos títulos prefixados e pós-fixados, existem ainda os títulos híbridos. Em resumo, os títulos híbridos são aqueles com uma taxa prefixada e outra pós-fixada.

Ou seja, parte do retorno é fixa e outra parte varia de acordo com um indexador. Por exemplo, o Tesouro IPCA+ é um título híbrido que rende uma taxa de juros mais o IPCA do período.

Enfim, conhecer os tipos de rendimentos é muito importante ao investir, para que você escolha os ativos que melhor se encaixam no seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Quais são os tipos de rendimentos?

Os tipos de rendimentos são:

1- Investimentos prefixados

Os investimentos prefixados são aqueles que você sabe desde a aplicação qual será a taxa de juros do rendimento. Essa taxa de juros continua a mesma até o vencimento.

Sendo assim, existe uma previsibilidade do retorno, já que você pode calcular qual é a rentabilidade com base na taxa de juros.

Vamos usar um exemplo para você entender melhor. Suponhamos que você investiu em um título prefixado de Certificado de Depósito Bancário (CDB) com taxa de juros de 10% ao ano.

Nesse caso, independente do que ocorrer na economia, você irá receber a taxa de juros 10% ao ano. Por exemplo, se houver uma crise econômica nacional, isso não muda a taxa de juros que você vai receber.

Além disso, você pode calcular qual será o retorno total no final do período do investimento. Essa previsibilidade no retorno é vantajosa, pois você sabe qual será o seu retorno com a aplicação.

A desvantagem da taxa prefixada é que, dependendo da taxa de juros, você pode ter um retorno abaixo da inflação.

Por exemplo, vamos supor que você aplicou em um CDB com taxa de juros de 8% ao ano, mas a inflação anual foi de 10%. Nesse caso, você teria apenas um ganho nominal, e não um ganho real.

2- Investimentos pós-fixados

Os títulos pós-fixados são aqueles cuja rentabilidade está atrelada a um indexador. Desse modo, o retorno varia de acordo com as variações do indexador.

Isso significa que não existe uma previsibilidade retorno, como ocorre com os títulos prefixados. Isso pode ser uma desvantagem, dependendo do seu objetivo ao investir.

Por exemplo, o Tesouro Selic varia de acordo com a taxa Selic. Portanto, se a Selic subir o retorno aumenta a vice-versa.

Apesar da falta de previsibilidade pode ser tida como uma desvantagem, a variação do retorno pode ser vantajosa, dependendo do cenário econômico.

Isso porque o indexador pode subir e, com isso, você pode ter um retorno acima do esperado. Enfim, além da Selic, também podem ser usados como indexadores: o IPCA, o CDI e o IGP-M.

3- Rentabilidade híbrida

Por fim, temos a rentabilidade híbrida, que é uma mescla dos dois tipos de rentabilidades anteriores. Ou seja, parte do retorno é prefixado e outra parte é pós-fixada.

Portanto, você sabe desde a aplicação qual será a taxa de juros de uma parte do retorno e outra parte varia de acordo com o indexador usado.

Por exemplo, o Tesouro IPCA+ remunera uma taxa de juros, mais o IPCA. A vantagem desse tipo de título é que você tem uma certa previsibilidade ao mesmo tempo em que tem uma parte variável.

No caso do Tesouro IPCA+, por exemplo, a vantagem é que o fato de ser remunerado pelo IPCA te protege da inflação, ao mesmo tempo em que a taxa fixa serve como retorno da aplicação.

Quais as diferenças entre prefixados, pós-fixados e híbridos

A grande diferença entre os três tipos de títulos é a forma com que a rentabilidade ocorre. Nos títulos prefixados você sabe desde o momento do investimento qual será o retorno.

Por outro lado, nos títulos pós-fixados o retorno varia, logo, não existe uma previsibilidade. Por fim, nos títulos híbridos você tem uma rentabilidade que é uma parte fixa e outra variável.

Além disso, os títulos se diferem em relação ao risco. Os prefixados são considerados um pouco mais arriscados, enquanto os pós-fixados são tidos como mais seguros.

Já os títulos híbridos atrelados à inflação têm a grande vantagem de protegerem o seu patrimônio contra a inflação.

Qual é melhor: prefixados, pós-fixados ou híbridos?

O melhor investimento depende do seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Por isso, antes de escolher um ativo, saiba qual é o seu perfil de investidor e defina seus objetivos.

Por exemplo, se o seu perfil é conservador ou moderado e você deseja proteger o seu patrimônio contra a inflação, então o Tesouro IPCA+ pode ser uma boa opção.

Fontes: Modal mais, Genial investimentos e E-investidor.