Ganho real, o que é? Cálculos, relação com inflação e importância

21 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 34 seg


Antes de escolher uma opção de investimento, é importante que o investidor analise qual o seu ganho real com aquela aplicação. Do contrário, ele será iludido com a rentabilidade nominal do investimento. 

O problema com a rentabilidade nominal é que o investidor fica com a falsa sensação de que o investimento está rendendo muito mais do que na realidade está. 

Portanto, ao investir, é fundamental considerar o ganho real com a aplicação. Somente assim, é possível determinar qual opção de investimento trás uma rentabilidade mais atraente.

O que é ganho real

O ganho real é a rentabilidade conseguida através de um investimento, depois que se desconta a inflação do período.

Desse modo, a rentabilidade total de um investimento é chamada de rentabilidade nominal. Porém, depois que se desconta o impacto da inflação, o que resta é o ganho real. 

Ganho real, o que é? Cálculos, relação com inflação e importância

Brazillist

Dessa maneira, ao optar por um investimento que parece uma boa oportunidade, é importante considerar qual será o ganho real daquela aplicação. Do contrário, considerando apenas o rendimento nominal, pode ser que você, na verdade, esteja perdendo o poder de compra.

Ganho real e inflação

Inflação é o nome dado ao aumento dos preços, que faz com que o poder de compra da população diminua. Em outras palavras, o valor que você gastava anos atrás para comprar um item, não dá mais para comprá-lo pelo mesmo preço.

Juruá online

Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que você queira comprar uma caixa de leite. Antigamente, você gastava R$ 1,89 em cada caixa, então você decide levar este valor para o supermercado.

Contudo, quando você encontra o leite na gôndola, descobre que ele agora custa R$ 4,00. Portanto você tem duas opções: 1- ficar sem o leite, ou 2- levar mais dinheiro para o supermercado. 

Neste exemplo podemos ver bem o poder de corrosão da inflação, pois nada do que você comprava anos atrás, está com o mesmo valor hoje em dia. Desse modo, mesmo que seu salário tenha aumentado, ou seu investimento tenha rendido, não significa que o seu poder de compra tenha subido. 

Cálculos

Os cálculos do ganho real devem ser aplicados nos investimentos que você tiver em seu portfólio e nos que você quer aplicar. Dessa forma, com o valor da inflação divulgado pelo Banco Central do Brasil, você será capaz de calcular a rentabilidade real dos seus investimentos. 

Você investidor

Com base nos resultados dos investimentos, também é possível estabelecer possíveis oportunidades de investimentos.

Entretanto, a rentabilidade passada não garante retorno futuro. Afinal, a inflação do próximo ano pode ser maior do que a do ano levado em consideração nos cálculos. Enfim, o cálculo para encontrar qual o ganho real com seus investimentos é feito através da fórmula: 

Ganho real = (1 + rentabilidade nominal) / (1 + inflação) – 1

Quanto menor for a inflação do período e maior for o seu rendimento nominal, logo, maior será o seu ganho real. É importante observar que determinados investimentos podem apresentar um ganho real negativo. Isso significa que ele teve um retorno abaixo da inflação.

A poupança tem ganho real?

Se você deixa seu dinheiro na poupança achando que ele está rendendo, saiba que, na verdade, você está aos poucos perdendo seu poder de compra. Acontece que o rendimento da poupança, atualmente acontece por meio de duas regras:

  • Se a Selic estiver mais alta que 8,5%, o rendimento é: 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Se a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento será de: 70% da Selic + Taxa Referencial. 
Ganho real, o que é? Cálculos, relação com inflação e importância

Uol

Não existe um ganho real na poupança, pois a taxa Selic atualmente está muito baixa, o que significa que a segunda regrinha é a que está valendo. Além disso, a Taxa Referencial (TR) está zerada à anos.

Em resumo, com a TR zerada e os investimentos rendendo apenas 70% da Selic, o rendimento real fica abaixo da inflação. Sendo assim, ao deixar seu dinheiro na poupança, você está na verdade perdendo dinheiro se comparado com várias outras aplicações financeiras mais atrativas. 

Importância

Calcular a rentabilidade real de determinado investimento é extremamente importante no momento de escolher entre manter ou não uma aplicação. Afinal, alguns investimentos podem parecer trazer uma boa rentabilidade, mas, na verdade, eles possuem ganho real negativo. 

Ganho real, o que é? Cálculos, relação com inflação e importância

Zip recruiter

Se, ao realizar os cálculos, você descobrir que tem na sua carteira um investimento com a rentabilidade abaixo da inflação, você poderá decidir entre mantê-lo ou abrir espaço para uma nova aplicação. Você pode ainda usar os resultados dos cálculos para procurar por boas oportunidades de investimentos.

Porém, se você for usar os cálculos para encontrar oportunidades, eles devem servir apenas como um norte. Isso porque, como dito anteriormente, rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

No entanto, mais do que calcular a rentabilidade real dos seus investimentos, é importante que você diversifique sua carteira. Descubra como fazer isso com Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como calcular a rentabilidade real dos seus investimentos, descubra quais são os Impostos sobre investimentos – Principais tipos e como são cobrados

Fontes: Ube.me, Me poupe, Mais r., Cesar Rego e Investidor Sardinha

Imagens: Brazillist, Zip recruiter, Uol, Exame, Juruá online e Você investidor