Escambo, o que é? Origem, importância e permuta atualmente

7 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 0 seg


O escambo é a troca de produtos entre duas pessoas. Por vezes, a troca ocorre entre produtos com valores diferentes. Porém, o importante é que as duas partes estejam de acordo.

Antes da existência do dinheiro, esta era a forma com que a sociedade negociava bens e produtos. Atualmente, a prática do escambo é rara. Sendo assim, os produtos possuem um preço específico e para que sejam adquiridos, é preciso de dinheiro. 

Apesar de ter caído em desuso, o escambo possui um papel essencial na história da humanidade. Isso porque ele foi a base para o desenvolvimento da civilização, já que ele foi o responsável pelo estabelecimento e desenvolvimento do comércio. 

O que é escambo?

Escambo é o termo usado para se referir à troca de bens e produtos entre duas pessoas. Ou seja, em um escambo, as duas partes trocam produtos sem a utilização de papel-moeda como intermediador. 

Escambo, o que é? Origem, importância e permuta atualmente

Pororoca

Para que ocorra o escambo, as duas partes precisam estar de acordo em relação aos bens trocados. Desse modo, os produtos a serem trocados não precisam possuir o mesmo valor, desde que as duas pessoas estejam de acordo. 

Origem

Hoje em dia o escambo quase não é praticado. Contudo, antes da invenção do papel-moeda, a troca entre produtos e serviços era a forma com que as pessoas adquiriam mercadorias. As trocas ocorriam entre produtos que as pessoas produziam e outras não. Por exemplo, um fazendeiro poderia trocar carne de vaca por sal. 

Trazendo o exemplo para os dias de hoje, podemos imaginar que dois amigos decidem trocar um celular por um Apple Watch. Neste caso, os produtos podem não ter o mesmo valor de mercado, mas se as duas partes estão satisfeitas com o acordo, então temos uma situação de escambo.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles negociam com os indígenas através do sistema de trocas. Sendo assim, utensílios domésticos eram trocados por Pau-Brasil.

Como ambos os produtos possuíam valor de mercado completamente diferente, as trocas podem ser consideradas injustas. Entretanto, naquela situação, os dois lados estavam negociando trocas de mercadorias, logo, temos uma situação de escambo.

Escambo, o que é? Origem, importância e permuta atualmente

Permuto

Antigamente, no mundo todo, as trocas ocorriam entre a unidade de um produto pela unidade de outro. No entanto, com o passar do tempo, as pessoas perceberam que alguns produtos eram mais abundantes do que outros. 

Dessa maneira, as trocas passaram a ser entre duas unidades do produto mais abundante, em troca de uma unidade do produto mais raro. Conforme novos produtos foram sendo introduzidos na sociedade, mais complexo se tornou o sistema de troca entre unidades. 

Para tentar facilitar as trocas, o sistema de medida de troca foi implantado. Desse modo, eram utilizadas algumas medidas de troca como o cobre e o sal. A sociedade foi se desenvolvendo até chegar aos dias de hoje, quando temos a possibilidade de emissão de dinheiro, que no Brasil é controlado pelo Banco Central do Brasil

Importância

O escambo foi de extrema importância, já que através dele a economia se desenvolveu até o estabelecimento do papel-moeda como intermediador nas negociações de mercadorias. Portanto, entender o significado de escambo, é uma forma de compreender a evolução da economia mundial até os dias de hoje. 

Cnn Brasil

Além disso, o escambo foi muito importante para o crescimento do comércio, já que se tratou da primeira forma de negociação de mercadorias. Ou seja, ele ocupou um papel essencial para o desenvolvimento da civilização. 

Escambo atualmente

O escambo é raro atualmente, mas ele ainda existe. Sendo assim, hoje em dia ele é mais conhecido pelo nome de permuta. Dessa forma, mesmo que o dinheiro seja a forma mais popular de se fazer negócios, ainda é possível encontrar pessoas dispostas a realizar escambo. 

Ecommerce na pratica

Um exemplo de local onde pode-se realizar permuta são alguns sites de venda de objetos usados, como a OLX. Nestes locais, as pessoas por vezes aceitam trocar os objetos, ao invés de receber em dinheiro. Outro exemplo, são as feiras de objetos usados que às vezes são destinadas exclusivamente para pessoas que desejam realizar trocas. 

A permuta pode ser ainda, uma boa forma de economizar dinheiro. Isso porque, ao invés de gastar comprando algo, você pode simplesmente trocar um produto que você não precisa mais por outro que necessita. Dessa maneira, você consegue poupar para investir ou quem sabe, para atingir o seu Primeiro milhão – 7 passos para conseguir e o que vem depois.

Fontes: Toda matéria, Suno, Canal tech e Mais retorno

Imagens: Pororoca, P., Cloud coaching, Ecommerce na pratica e Cnn Brasil