Como escolher suas primeiras ações de dividendos

4 de maio de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 23 seg


Muitos investidores sonham em ter uma carteira de investimentos focada em dividendos. Mas, primeiro, é preciso escolher bem as ações para poder viver de renda e se aposentar. Hoje, vamos entender como montar uma carteira segura e lucrativa, composta de empresas pagadoras de dividendos.

Sendo assim, você vai aprender a escolher ações que pagam dividendos, usando critérios técnicos e objetivos. Desse modo, você vai saber comprar ações na Bolsa de Valores com base nos fundamentos das empresas.

Como analisar uma ação?

Felizmente, o processo de seleção e estudo das ações para investir está muito mais simples e prático, hoje, do que foi no passado. Existem diversas ferramentas, como o site Investidor 10, que trazem todos os detalhes e os fundamentos das empresas da Bolsa.

Dessa forma, o primeiro passo para quem quer comprar ações pagadoras de dividendos é acessar uma dessas plataformas e começar a busca pelas ações.

Dividendos: escolha bem as ações

Quando falamos de encontrar boas empresas pagadoras de dividendos, as famosas “vacas leiteiras” da Bolsa, precisamos nos atentar a algumas regras básicas. A principal diz respeito à lucratividade. Afinal de contas, só distribui proventos – dividendos e JCP (Juros Sobre Capital Próprio) – uma empresa que LUCRA.

Portanto, a coisa mais importante a se observar é se aquela empresa tem lucros consistentes. Ou seja, a companhia tem de estar lucrando, pelo menos, nos últimos 10 anos. E, por si, este critério já inviabiliza um possível investimento em empresas com IPO recente.

Ações de dividendos: indicadores

Além do lucro, temos vários outros pontos e indicadores importantes para analisar na hora de comprar uma ação pagadora de dividendos, por exemplo:

1. Comece a análise pelo setor

No site Investidor 10 é possível fazer uma pesquisa avançada das ações, para uma análise fundamentalista, a partir de alguns filtros específicos. O melhor a fazer é começar pelo setor das empresas da Bolsa.

Priorize os chamados “setores perenes”. Ou seja, aqueles onde estão as empresas que oferecem produtos e serviços de primeiríssima necessidade. Alguns exemplos são: utilidade pública (água, esgoto e energia elétrica), financeiro (bancos e seguradoras) e consumo não cíclico (alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal). A partir desse filtro inicial, você pode selecionar e comparar as empresas.

2. Evite empresas excessivamente endividadas

Além do lucro consistente, que já vimos anteriormente, é muito importante que a empresa em análise não seja excessivamente endividada. E este indicador é medido pela relação “dívida líquida/patrimônio” e pelo que chamamos de alavancagem (dívida líquida/Ebit). Para ambos, prefira ações com relação de, no máximo, 3 vezes.

3. A ação de dividendos está barata?

O terceiro ponto é analisar os indicadores de preço. Os principais são o P/L, que mede a relação Preço/Lucro das ações, e o P/VP (Preço/Valor Patrimonial).

De um lado, o P/L mostra em quantos anos o valor investido retorna para você. Por outro lado, o P/VP aponta se você está pagando caro demais pelo patrimônio líquido, que é o resultado dos “ativos” menos os “passivos” da empresa.

Um P/L acima de 20 e um P/VP maior que 2 podem significar que o preço da ação não está muito atraente. A principal exceção vai para as empresas de tecnologia, que comumente têm um patrimônio menor e uma grande capacidade de crescer exponencialmente.

4. Dividend Yield das ações

É claro que não poderíamos deixar de citar o DY (Dividend Yield). Este indicador importantíssimo para as empresas pagadoras de dividendos mostra o quanto a empresa paga pro investidor, por ano, comparado ao preço da ação. É preciso, contudo, ficar atento para não cair numa armadilha.

Na Bolsa de Valores é comum que algumas empresas paguem dividendos muito fora da curva, em alguns períodos pontuais, como aconteceu recentemente com a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3). Por isso, confira o histórico de pagamento de dividendos da empresa, e não apenas o DY dos últimos 12 meses.

Além disso, vale lembrar que o Dividend Yield não é uma estimativa clara de quanto você vai receber no futuro. Mas pode, sim, dar uma ideia de onde você pode chegar. Na Bolsa de Valores, retrovisor acaba sendo mais importante que o parabrisas.

Por fim, respeitando todos esses critérios, você vai conseguir montar uma carteira de investimentos lucrativa e diversificada, com empresas de vários setores e que pagam dividendos em datas alternadas. E isso vai te possibilitar viver de renda e, até, se aposentar com os proventos das empresas.

Enfim, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) para entender melhor como escolher suas primeiras ações de dividendos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

Além disso, não deixe de conferir, também: 3 ações que podem te deixar rico