Métodos para economizar nas compras de fim de ano


Pode não parecer, mas o fim deste ano está prestes a chegar e é necessário fazer um bom planejamento econômico para as compras de festas de natal, réveillon, confraternizações, amigos secretos, entre outros eventos.

Apesar das restrições devido à pandemia do novo coronavírus, as festividades dentro de casa ainda estão acontecendo. Além disso, os presentes para amigos e familiares estão sendo enviados por correio.

Ou seja, não há escapatória. O planejamento financeiro é imprescindível, ainda mais com o aumento da inflação. De acordo com o professor de Finanças da Universidade Presbiteriana, Maurício Takahashi, é essencial avaliar de maneira cautelosa os preços oferecidos no mercado antes de realizar qualquer espécie de compra.

1º Passo – Planejar

Vecteezy

Ainda segundo o professor, o planejamento continua no topo da lista por questões de “imprevisibilidade inflacionária”. Dessa forma, os gastos serão controlados de maneira satisfatória e quem sabe ainda sobra um dinheiro no final.

Além disso, se for realizar compras de forma aleatória e sem um planejamento a verba pode ir completamente embora já no primeiro produto adquirido.

2° Passo – Pesquisa

O professor acrescenta ainda a importância de pesquisar os presentes e seus valores para poupar gastos desnecessários. Sendo assim, é recomendável fazer uma lista com os produtos que quer comprar para cada pessoa.

Em seguida, procure os valores na internet. Olhe a mesma mercadoria em diferentes sites de lojas físicas ou virtuais. Depois disso, compare os preços para saber o menor valor e onde realizar a compra.

3° Passo – Avaliação

Métodos para economizar para as compras de fim de ano

Hosp

Mesmo se a mercadoria for barata, é indispensável que o consumidor faça uma avaliação em sites através de vídeos de teste ou blogs de críticas para saber se realmente aquela compra valerá a pena. Caso contrário, mesmo com o valor gasto, o prejuízo será certo devido a pouca durabilidade.

Em casos de produtos eletrônicos, por exemplo, a vistoria deve ser ainda mais minuciosa por conta da ausência de insumos na produtividade dentro da indústria. Ademais, os preços podem estar altos devido à precariedade no setor manufatureiro. Portanto, o conselho é esperar um outro momento para fazer a aquisição desse produto, ainda segundo o professor.

Efeito coronavírus

De acordo com Takahashi, com a diminuição de casos do novo coronavírus o mercado realizou um reajuste nos negócios. Grandes e pequenas companhias tiveram que se adaptar durante a pandemia e tiveram que realizar as vendas pela internet. Resultado disso, foi uma maior facilidade tanto para o vendedor como para o cliente.

Táticas e Projeção

Se o consumidor aderir às táticas sugeridas pelo professor Takahashi, as compras sairão de benéficas para quem está comprando, incluindo a qualidade do produto, preço e a quantidade. Por isso, a economia pode se movimentar ainda mais rápido.

O especialista acredita também que no fim deste ano, apesar da alta na inflação, haverá um crescimento nas compras e como reflexo disso a circulação financeira nos estabelecimentos comerciais irão girar com força. Vale ressaltar ainda que a flexibilização na restrição do horário de funcionamento dos comércios irá auxiliar na demanda de gastos no varejo.

Veja também sobre a China que criou contas especiais de custódia para evitar desvios de fundos imobiliários!

Imagens: This is Horror, Vecteezy, Hosp

Conte-nos a sua opinião...