É melhor pagar uma compra à vista ou parcelado?

12 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 22 seg


Pagar à vista ou parcelado é a dúvida de muitas pessoas quando vão às compras. Afinal de contas, à vista você já paga o produto de uma vez, mas à prazo você pode fazer o pagamento aos poucos.

As duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, à vista as chances de você ficar inadimplente são menores, pois você paga o produto na hora. Por outro lado, a vantagem de pagar parcelado é que você pode comprar produtos mais caros e ir pagando aos poucos.

Enfim, existem situações em que pagar à vista é mais vantajoso enquanto em outras o pagamento à prazo é melhor. É isso o que você vai conferir no texto abaixo:

Quando pagar à vista é melhor que parcelado?

Pagar à vista consiste em pagar o valor total de certo produto no momento da compra. A forma mais comum de realizar esse pagamento é com dinheiro em espécie, cartão de débito ou via Pix.

O pagamento à vista com dinheiro existe há séculos: se você tem o dinheiro em mãos, você troca o produto pelo dinheiro. Se o pagamento for em dinheiro vivo e a quantia paga for acima do valor do bem, você recebe o troco.

Por outro lado, o pagamento via cartão de débito ou Pix existe a menos tempo, mas são formas bem práticas de fazer o pagamento e você não precisa andar com dinheiro. Em muitas situações, fazer o pagamento à vista é melhor, mas também existem algumas desvantagens.

1- Vantagens de pagar à vista

A grande vantagem do pagamento à vista é que você quita o valor na hora da transação. Ou seja, você já resolve a situação, e não deixa para depois. Isso reduz o risco de inadimplência, já que você gasta apenas o dinheiro que tem.

Sendo assim, pagar à vista é ótimo para manter a saúde financeira. Inclusive, se você tem dificuldades em manter o controle financeiro, comprar apenas à vista pode te ajudar nisso, pois você gasta apenas o dinheiro que tem. Com isso, você tem um controle maior do que no cartão de crédito, por exemplo.

Outra vantagem do pagamento à vista é que você não precisa pagar juros. Isso significa que você gastará apenas o valor do produto ou serviço que consumir, não terá que pagar taxas extras.

Existe, ainda, a vantagem de que no pagamento à vista você tem uma margem maior para negociação. Com o dinheiro em mãos ou com pix, geralmente os comerciantes aceitam dar desconto. Mas se o pagamento for no cartão, eles terão que pagar uma taxa pela transação, então não costumam dar descontos para os clientes.

2- Desvantagens de pagar à vista

Tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens e com o pagamento à vista não é diferente. Uma das principais desvantagens é que você fica com a sensação de estar sem dinheiro, principalmente se a compra tiver um valor alto. Ter esse dinheiro em mãos pode acabar fazendo falta.

Outra desvantagem é que, dependendo do valor do produto, você pode não ter a quantia toda em dinheiro. Nesse caso, ou você não compra ou junta dinheiro por muito tempo. Por outro lado, ao parcelar você pode ter o produto em mãos na hora e ir pagando aos poucos.

Quando pagar parcelado é melhor que à vista?

O pagamento parcelado consiste em dividir o valor do produto em parcelas a serem pagas nos meses seguintes. Ou seja, ao invés de pagar o valor total do produto, você paga um pouco por mês.

O cartão de crédito passou a ser usado no Brasil nos anos 1950, desde então ele é um dos meios favoritos de pagamento dos brasileiros.

Assim como o pagamento à vista, pagar parcelado pode ser vantajoso em algumas situações e desvantajoso em outras, confira:

1- Vantagens de pagar parcelado

A grande vantagem de pagar parcelado é que você não precisa do dinheiro no momento da compra. Isso possibilita que você compre mesmo sem ter dinheiro, pois o pagamento ocorre apenas no futuro.

Por exemplo, se o seu celular estragar e você não tiver dinheiro, você pode comprar parcelado e ir pagando aos poucos. Se essa opção não existisse, você teria que ficar sem celular até juntar o dinheiro necessário para comprar um novo.

Sendo assim, além da vantagem de poder pagar depois, o pagamento parcelado tem a vantagem de antecipar a compra de um bem sem ter dinheiro para isso. Em outras palavras, você pode comprar produtos caros mesmo sem ter o dinheiro, pois você pode ir pagando aos poucos em suaves prestações.

2- Desvantagens de pagar parcelado

A principal desvantagem do pagamento parcelado é que você fica endividado. Muitas pessoas acham que ficar endividado é atrasar uma dívida. Mas, na verdade, se endividar é ter uma dívida para pagar, ou seja, ter contas para pagar, mesmo que não estejam atrasadas.

Por exemplo, se você comprar um notebook de 5 mil e dividir em 12 meses, você assume uma dívida para os próximos 12 meses. Isso significa que você está endividado até quitar o pagamento. Essa situação fica complexa quando você passa a fazer várias compras parceladas, pois as parcelas vão se acumulando.

Se você não tomar cuidado, a maior parte da sua renda mensal será destinada ao pagamento de parcelas. Além disso, você pode acabar assumindo mais dívidas do que conseguirá pagar. Neste caso, você pode acabar com o nome sujo, tendo que pagar uma alta taxa de juros.

É por isso que o pagamento à prazo deve ser feito apenas por pessoas que tenham um bom controle financeiro. Além disso, as compras parceladas devem ser planejadas e não por impulso.

A questão dos juros é um grande ponto negativo para o parcelamento, pois, no fim das contas, você paga um valor bem mais alto do que pagaria à vista. Por isso, em muitos casos é melhor juntar o dinheiro e esperar até poder fazer a compra à vista.

O que é necessário analisar para decidir?

Para decidir entre pagar à vista ou parcelado, é preciso analisar a sua situação financeira e o preço do produto. Primeiramente, faça uma análise de como está a sua situação financeira e verifique se você pode pagar o produto à vista.

Além disso, é preciso verificar se você já está devendo parcelas de outras compras e se você será capaz de arcar com novas parcelas, caso opte por pagar à prazo. Nesse processo, é essencial ser honesto consigo mesmo sobre a necessidade da compra e sobre seu controle financeiro.

A questão do preço do produto é importante pois pode ser difícil pagar altos valores à vista. Por exemplo, comprar um carro à vista pode ser difícil.

Mas se você parcelar, talvez tenha que pagar juros muito altos. Por isso, é preciso analisar se vale mais a pena ficar andando com aplicativo de viagem enquanto junta dinheiro ou se é melhor comprar o carro parcelado, por exemplo.

No fim das contas, o que vai determinar qual é a melhor opção é a sua situação financeira pessoal e a necessidade do bem que você precisa comprar. Por isso, não é possível dizer que sempre é vantajoso comprar à vista ou que comprar à prazo é melhor.

Enfim, gostou de conferir as vantagens e desvantagens de pagar à vista ou parcelado? Então confira também Como escapar dos juros do cartão de crédito?

Fontes: Genial investimentos, Embracon e Serasa.