Como investir o décimo terceiro salário

6 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 13 seg


O décimo terceiro é um salário que todos os trabalhadores em regime de CLT recebem no final do ano. Ou seja, é um salário “extra” que o trabalhador recebe. Desse modo, investir o decimo terceiro pode ser uma boa forma de fazer esse dinheiro render.

Como funciona o décimo terceiro salário

Todos os trabalhadores em regime de CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – recebem o décimo terceiro salário no final do ano.

É uma obrigação do empregador, e o seu não pagamento ou atraso é tido como uma infração que pode resultar em multas.

O pagamento da 1º parcela ocorre no final de novembro. Por outro lado, a 2º parcela deve ser paga, geralmente, até 20 de dezembro.

De acordo com Valter Police, planejador fiduciário e chefe da Academia Fiduc, ao receber o décimo terceiro a pessoa deve se perguntar: como transformar esse dinheiro no maior valor possível?

É claro que nem todas as pessoas vão optar por investir o décimo terceiro, Valter Police explica que: “Viver o momento atual também tem valor e isso é uma decisão individual de cada um. Talvez você queira investir 100% do seu 13°, ou talvez você queira investir menos. Nessa balança de valor entre viver hoje e viver amanhã, apenas o investidor pode tomar essa decisão”.

Antes de pensar em investir esse dinheiro, pode ser uma boa optar por quitar as dívidas. Você deve pensar também em criar uma reserva de emergência. Assim você tem uma quantia para lidar com possíveis imprevistos.

Depois disso, é interessante investir o dinheiro para que ele renda. Além disso, o recomendado é investir parte do salário mensal.

Assim você consegue construir um patrimônio sólido ao longo do tempo ou ainda investir para comprar algum bem. Existem muitas opções de investimentos.

A escolha vai depender dos seus objetivos e seu perfil de investidor. Mais para frente neste texto eu vou te apresentar algumas opções.

Contudo, antes disso, é importante que você saiba que independente da escolha do investimento, é essencial diversificar.

Sendo assim, invista em diferentes classes de ativos. Só tome cuidado para não confundir diversificação e pulverização.

Opções para investir o décimo terceiro salário

Algumas opções de aplicações para o décimo terceiro são:

1- Tesouro Direto

Em resumo, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2022, em parceria com a B3. Ele tem como intuito captar recursos dos investidores.

Sendo assim, ao investir neles, você está emprestando dinheiro para o governo em troca de uma taxa de juros. Como ele tem a garantia do governo, os títulos do Tesouro Direto são tidos como os mais seguros do mercado.

2- CDB

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esse é um título de renda fixa emitido por bancos para captar recursos com os investidores.

O funcionamento dos CDBs é parecido com o Tesouro Direto, mas aqui o risco é um pouco maior. Logo, o retorno oferecido também costuma ser mais alto.

Apesar do risco ser um pouco maior, o nível de risco ainda é bem baixo. Isso porque, eles contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição em caso de calote.

3- Investir o decimo terceiro: LCI

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. As LCIs se parecem com os CDBs. Sendo assim, elas também são emitidas por bancos e também têm a proteção do FGC.

A diferença é que neste caso o dinheiro é destinado exclusivamente para o setor imobiliário. Além disso, elas têm a vantagem da isenção do imposto de renda.

4- LCAs

A sigla LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. As LCAs se parecem com as LCIs e também são uma boa opção para investir o décimo terceiro salário.

Portanto, elas também são emitidas por bancos, têm a proteção do FGC e são isentas. Contudo, o dinheiro captado é destinado exclusivamente para o setor do agronegócio.

5- CRIs

Em síntese, os CRIs – Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos lastreados em créditos imobiliários, representativos de parcelas de um direito creditório.

Um detalhe importante é que os títulos de CRI não têm a proteção do FGC. Por isso, eles são mais arriscados do que algumas outras opções de títulos de renda fixa.

6- Investir o decimo terceiro: CRAs

As CRAs – Certificado de Recebimento do Agronegócio são títulos de renda fixa que representam uma promessa de pagamento futuro em dinheiro. Assim como os CRIs, as CRAs não tem proteção do FGC.

7- Fundos de investimento

Os fundos de investimentos funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em um setor ou ativo em específico.

No mercado, existem fundos que aplicam nos mais diversos tipos de ativos. Por exemplo, existem fundos de renda fixa, ações e multimercados. Sendo que o risco varia de acordo com o ativo que o fundo aplica.

8- Fundo imobiliário

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), são um tipo de fundo de investimento. Ele aparece separado nessa lista pois conta com características bem específicas.

Por exemplo, os FIIs costumam distribuir dividendos de forma mensal. Logo, eles podem ser uma boa opção para quem deseja montar uma carteira de dividendos.

9- Ações

Por fim, temos ainda as ações, que são frações de uma empresa. Sendo assim, ao investir em ações, você se torna sócio da empresa. Com isso, você tem algumas vantagens como, por exemplo, o recebimento de proventos.

Enfim, gostou de conferir opções para investir o decimo terceiro salário? Então aproveite para aprender como fazer uma boa diversificação de investimentos.

Fontes: Valor investe e Xpi.

Bibliografia:

Matsue, Carla. Como investir o décimo terceiro salário. Valor investe. Acesso em 06 de junho de 2022.