Pedro de Godoy Bueno, quem é? Trajetória e carreira do CEO da DASA

23 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 57 seg


Pedro de Godoy Bueno é um dos mais jovens bilionários,  15º no ranking da Forbes 2021. Além disso, na posição de CEO, ele trouxe crescimento e modernização para o Grupo Dasa.

Com uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões, ele ainda é acionista da United Health Brasil. Assim, se destaca como um dos mais promissores executivos do Brasil.

A propósito, além de Pedro, a sua mãe Dulce Pugliese de Godoy Bueno está entre as mulheres mais ricas do país.

Trajetória de Pedro de Godoy Bueno

A princípio, Pedro de Godoy Bueno começou a sua carreira no setor financeiro muito cedo. Assim, já a partir dos seus 15 anos de idade começou uma disputa com seu pai. Portanto, o desejo de seu pai era que ele  fosse estagiário na empresa da família, a Amil.

Contudo, ele seguiu outro caminho. Ele entrou para o curso de economia da PUC – rio aos 16 anos. Posteriormente, aos 20 anos, ele participou do programa de trainees do banco BTG Pactual.

No entanto, aos 22 anos, quando retornou para a Amil, a empresa foi vendida para a gigante norte-americana United Health. Com isso, Pedro se tornou um de seus acionistas.

Posteriormente, ele montou uma gestora de investimentos (DNA). Por fim, em janeiro de 2015, ele assumiu a presidência da Dasa.

Estilo de trabalho

Após a morte do pai (Edson de Godoy) em 2017, Pedro de Godoy Bueno voltou-se para a expansão da rede de laboratórios. Além disso, seu objetivo estava nos níveis de qualidade das instalações.

Somando-se a isso, preocupou-se em melhorar o atendimento aos clientes. Queria aumentar a rentabilidade do negócio. Assim, ele enfrentou desafios grandes, até para gestores experientes.

A propósito, a decisão de sua nomeação para a presidência do grupo Dasa partiu de um conselho independente. Contudo, muitos acionistas atribuem o seu cargo ao peso e influência de seu pai.

Em síntese, o estilo de trabalho de Pedro é objetivar a modernização e a expansão dos negócios.

Modificações na nova gestão

Pedro de Godoy Bueno, quem é? Trajetória, estilo de trabalho e resultados

Em entrevista para Forbes, Pedro de Godoy Bueno falou das inovações que efetuou no Grupo Dasa. Portanto, já no primeiro ano mudou 80% da diretoria.

O empresário explicou ainda que a mudança radical foi feita para compensar perdas. Ou seja, estavam perdendo participação de mercado para os concorrentes.

Além disso, alguns médicos não queriam mais a marca, forçando os números para baixo. A propósito, alega  que a empresa estava trabalhando aquém de seu potencial.

Contudo, o desafio para implementar estas mudanças foi grande. Assim, era preciso aumentar, ao mesmo tempo, qualidade e eficiência.

Neste sentido, ele modificou alguns mitos, como eficiência ser sinônimo de corte de gastos, por exemplo.

Portanto, os cortes foram efetuados em áreas menos funcionais que outras. A exemplo disso, recepcionistas foram contratadas para atender a demanda de atendimento. Por outro lado, algumas copeiras que atendiam a diretoria foram cortadas.

Pedro de Godoy Bueno e resultados

Pedro de Godoy Bueno, quem é? Trajetória, estilo de trabalho e resultados

Basicamente, todas estas modificações efetuadas por Pedro de Godoy Bueno, já deram alguns frutos para a empresa.

A princípio, o aumento de recepcionistas para setores de atendimento aumentou os índices de satisfação e lealdade que passaram de 55 para 74.

Além disso, o faturamento previsto para 2018 chegou a R$ 4.6 bilhões e ainda está no script desse novo gestor outras mudanças. Assim, concluir o processo de unificação dos sistemas das várias unidades do grupo é uma dessas mudanças.

Porém, ele também pretende lançar inovações no ramo tecnológico, como a proximidade com startups de saúde. Além do mais, está entre seus objetivos, apostar na empresa de genética diagnósticas Gene One.

Expansão do grupo Dasa

Pedro de Godoy Bueno, quem é? Trajetória, estilo de trabalho e resultados

Em julho de 2020, o Grupo Dasa comprou a empresa argentina Diagnósticos Maipú. A propósito, o objetivo do Grupo Dasa é a sua ampliação internacional.

Portanto, o então presidente da Dasa Pedro de Godoy Bueno argumentou sobre sua motivação de investir no mercado argentino, focando na semelhança de mercado.

Assim, um dos principais fatores da compra, foi a similaridade do mercado argentino com o brasileiro no setor de saúde. Neste sentido, a troca de informações e conhecimento de inovação é bastante estratégico em sua visão.

Em tese, Pedro de Godoy Bueno com estilo jovem, vem revolucionando o setor financeiro de saúde. Por fim, se você quer saber mais sobre personalidades da atualidade leia: Mulheres mais ricas do Brasil – Quem são e valor das fortunas