Quais são os tipos de tokens?

3 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 31 seg


Token é a representação digital de um ativo real. Existem vários tipos de tokens e cada um deles tem como objetivo certo tipo de transação.

Por exemplo, os payment tokens servem como uma forma de pagamento. Já os tokens não fungíveis representam ativos únicos.

Quais são os tipos de tokens?

Existem cinco tipos de tokens:

1- Payment token

Os payment tokens são um dos tipos de tokens mais conhecidos. Isso porque, eles estão relacionados às criptomoedas.

Em resumo, esses tokens funcionam como dinheiro. Um bom exemplo disso, é o Bitcoin, uma moeda digital que pode ser usada como dinheiro.

Portanto, um payment token é um tipo de token que pode ser usado como forma de pagamento. Sendo que isso ocorre, sobretudo, em ambientes online.

Caso você esteja se perguntando sobre a segurança desses tokens, saiba que eles costumam contar com vários mecanismos que garantem a segurança dos tokens. Logo, é pouco provável que eles sejam fraudados.

2- Utility token

Os Utility Tokens são tokens com alguma utilidade. Eles também são um tipo de moeda, mas são úteis como aplicações específicas. Esses tokens podem funcionar, por exemplo, como:

  • Direito de acesso a uma rede ou serviço

  • Cupons de pré-venda

  • Direito de voto

  • Programas de fidelidade

  • Direito de voto

Vale destacar que uma grande diferença entre os utility tokens e os payment tokens é a quantidade de tokens. Isso porque, os payment tokens, geralmente, têm uma quantidade pré-determinada.

A quantidade pré-determinada ajuda na escassez do token. Já a escassez ajuda na valorização do token, por causa da lei de oferta e demanda.

3- Tipos de tokens: Security token

O Security Token é um tipo de token cujo valor deriva de um ativo externo que pode ser negociado. Para entender melhor, tenha em mente as ações da bolsa de valores.

Um detalhe importante é que este tipo de token está sujeito às leis federais que regem os valores mobiliários.

Portanto, o não cumprimento da legislação vigente pode resultar em várias penalidades ou a descontinuidade do projeto.

Em contrapartida, se as leis forem seguidas, os detentores contam com uma grande variedade de aplicações. Além disso, os detentores normalmente recebem dividendos dos seus investimentos por meio de tokens adicionais.

4- Equity token

Os Equity Tokens podem ser vistos como uma espécie de ativos tradicionais de ações. Eles representam uma participação em certas empresas.

Sendo assim, com esse tipo de token você tem direito a parte dos lucros e direito de votos no momento de decisões da empresa.

Esses tokens podem ser divididos em classes. Por exemplo, existem as “ações ordinárias”, onde existe poder de voto e a divisão dos lucros igualmente.

Por exemplo, com essa classe de token, se a empresa liberar 100 tokens cada um dá direito a 1% dos ganhos da empresa e 1 voto de 100.

Existem também os equity tokens Classes A e B. Eles podem alterar os direitos de voto e de ganhos.

Talvez você esteja se perguntando qual é a diferença entre as ações e os equity tokens. A diferença está no registro.

Isso porque, as ações registradas em um banco de dados junto a um certificado de papel. Por outro lado, o registro dos tokens ocorre na blockchain.

5- Tipos de tokens: NFT

Por fim, temos ainda os Non-fungible Tokens (NFT), ou seja, token não fungível. Em resumo, um NFT é um token que não pode ser substituído por outro. Isso porque, cada token é único.

Por exemplo, o Bitcoin é fungível, pois um você pode trocar um Bitcoin por outro e continuar tendo um Bitcoin.

Já um NFT de uma obra de arte, por exemplo, não pode ser trocado por outro. Afinal de contas, cada obra de arte é única.

Este é um dos tipos de tokens que está ganhando espaço no mercado. Um dos motivos para isso é que pode ser feita a operação por NFT de vários tipos de ativos.

Fontes: Portal do Bitcoin, LiqiCointelegraph.