Security tokens: o que são e como funcionam as STOs?

10 de setembro de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 23 seg


Os security tokens são títulos convencionais digitalizados. Dessa maneira, um título é um instrumento econômico que representa um ativo real, como as ações, por exemplo. Em síntese, eles possibilitam que os ativos ilíquidos se tornem líquidos e trazem novas possibilidades para o investimento digital.

Os security tokens possuem uma tecnologia que ainda está se estabelecendo no mercado. Porém, as perspectivas dos investidores é que eles passem por uma grande valorização. 

O que são security tokens?

Os security tokens são representações digitais de um ativo real, como ações de uma empresa, imóveis, garantias, obrigações, renda fixa, entre outros. Eles são a digitalização de um título convencional, como dívidas e ações.

Um dos principais objetivos da oferta de security tokens é gerar mais segurança do que a promovida no Initial Coin Offering (ICOs), que é uma forma semelhante de disponibilização de ativos. A valorização está atrelada ao preço estipulado para o ativo que representam, e as regras de compra e venda são definidas e especificadas em smart contracts, os contratos inteligentes.

Os security tokens também são regulamentados e precisam atender às normas do mercado de capitais. Uma das principais funções do security token é transformar um ativo ilíquido em líquido, o que abre portas para novas possibilidades de aplicações e negociações digitais.

Como funcionam?

As operações relacionadas com security tokens, tais como emissão, compra e venda, são feitas nas redes blockchains, já que as mesmas são praticamente imutáveis. Dessa forma, não é preciso que haja confiança entre as partes ao realizar as transações, pois a plataforma garante as transações.

O uso de um token digital e uma blockchain neste tipo de investimento é vantajoso por causa da liquidez. Isso porque seguridades como imóveis e ações, têm problemas de liquidez. No entanto, com essa tecnologia, os dividendos podem ser pagos de maneira simples por meio de contratos inteligentes.

Além disso, esses ativos possuem liquidez global, o que significa que eles podem ser negociados em trocas globais. Ou seja, os security tokens realizam o processo de integração e facilitam a adesão de investidores estrangeiros. Sendo assim, por meio dessas facilidades o processo se torna muito mais rápido do que o mercado tradicional.

Diferente das criptomoedas, o preço dos security tokens não está relacionado com a especulação envolvendo apenas uma moeda. Por exemplo, o preço do Bitcoin varia de acordo com o valor que uma pessoa está disposta a pagar pela moeda.

Já os security tokens se apoiam na seguridade que a empresa por trás dela está oferecendo. Sendo que este tipo de ativo é bastante regulamentado e existem vários testes para garantir a segurança do ativo. Enfim, para as empresas, os security tokens são vantajosas, pois possibilitam:

  • Acesso global ao capital;
  • Melhores condições;
  • Novos métodos para comercializar produtos e serviços;
  • Baixo custo para os emissores e para a entrada de investidores;
  • Novas possibilidades além das tradicionais. 

Diferenças entre ICO e STO

ICO (Oferta Inicial de Moedas) e STO (Oferta de Tokens de Segurança) são duas formas de arrecadar fundos no universo das criptomoedas, mas possuem diferenças significativas.

ICO (Oferta Inicial de Moedas):

  • É uma forma que empresas ou projetos em estágio inicial reúnem recursos financeiros para auxiliar no lançamento do ativo.
  • Os ICOs estão diretamente ligados aos utility tokens (tokens de utilidade), que são desenvolvidos para atender alguma necessidade da comunidade ou até mesmo facilitar a compra de algum produto específico.
  • Os participantes realizam um investimento utilizando outras moedas consagradas, como Bitcoin, e como recompensa, recebem unidades da nova moeda.
  • Esse processo funciona de forma semelhante ao crowdfunding, conhecido popularmente como “vaquinha online”.

STO (Oferta de Tokens de Segurança):

  • É um processo semelhante ao ICO, mas diferenciam-se pelo ativo investido e pela regulamentação.
  • No caso do STO, é emitido um security token, que são ativos elaborados para representar alguma propriedade física ou algo relacionado ao mercado financeiro tradicional, como ações e fundos imobiliários.
  • São ativos baseados na tecnologia Blockchain, mas que precisam seguir normas estabelecidas por órgãos regulamentadores.

Diferenças principais:

  • Tipo de Token: Os ICOs são ofertas voltadas para tokens de utilidades ou criptomoedas que possuem o objetivo de atender alguma necessidade ou serem utilizadas em um ecossistema específico. Já os STOs são respaldados por ativos e estão em acordo com a governança regulatória de órgãos responsáveis.
  • Regulamentação: A maioria das ICOs driblam algumas estruturas legais e não precisam, necessariamente, de registro ou do cumprimento de normas regulatórias. Já os STOs são regulados e registrados em órgãos como a SEC (Securities and Exchange Commission) nos Estados Unidos.
  • Objetivo do investimento: Enquanto os ICOs oferecem moedas com o objetivo de uso e não necessariamente para investimento, os STOs dão direito a ações ou a títulos de uma empresa.

Especulações sobre o futuro das security tokens

O mercado está muito animado com os security tokens, pois muitos investidores acreditam que eles podem trazer uma tendência de alta para o criptomercado. Uma grande vantagem desse ativo é que ele traz uma regulamentação para o criptomercado, que é esperada por muitos investidores há muito tempo, sobretudo pelos investidores institucionais.

Dessa maneira, com maior regulamentação, o interesse dos investidores institucionais em projetos no criptomercado pode aumentar. Logo, com o aumento dos investidores institucionais na blockchain, é possível que a tecnologia como um todo se valorize.

No entanto, mesmo que represente uma oportunidade para investimentos, a maior regulamentação e o envolvimento constitucional podem ser consideradas contrárias à natureza libertária das moedas digitais.

Lembrando que essa possibilidade de valorização é apenas uma especulação do mercado. Os security tokens ainda estão começando no mercado, portanto é cedo para se ter certeza do futuro desses ativos.

Fontes: Guia do bitcoin, Coin Telegraph