Security tokens: o que são e como funcionam as STOs


As security tokens são títulos convencionais digitalizados. Sendo que um título é um instrumento econômico que representa um ativo real, como as ações, por exemplo.

Desse modo, as security tokens possibilitam que os ativos ilíquidos se tornem líquidos e trazem novas possibilidades para o investimento digital.

As security tokens é uma tecnologia que ainda está se estabelecendo no mercado. Porém, as perspectivas dos investidores é que elas passem por uma grande valorização. 

O que são security tokens?

As securities ou seguridades são ativos negociáveis como obrigações, debêntures, débitos, garantias, ações e imóveis. Ou seja, é basicamente ter algo ou parte de algo sem precisar ter o objeto. Nesse sentido, uma seguridade de ouro é quando uma pessoa tem uma quantia de ouro, mas sem precisar comprar quilates de ouro e guardar em casa.

Security tokens: o que são e como funcionam as STOs

Crypto forrealty

Vale destacar que security é um tipo de investimento bastante comum, usado sobretudo por grandes empresas e governos para arrecadar valores de investidores. Em troca, os investidores recebem taxas de juros, dividendos ou parte dos lucros da empresa. 

Como funcionam?

As operações relacionadas com as security tokens, tais como emissão, compra e venda, são feitas nas blockchains, já que as blockchains são imutáveis. Dessa forma, não é preciso de confiança entre as partes ao realizar as transações, pois a plataforma garante as transações.

O uso de um token digital e uma blockchain neste tipo de investimento é vantajoso por causa da liquidez. Isso porque seguridades como imóveis e ações, têm problemas de liquidez. No entanto, com essa tecnologia, os dividendos podem ser pagos de maneira simples por meio de contratos inteligentes.

Além disso, esses ativos possuem liquidez global, o que significa que eles podem ser negociados em trocas globais. Ou seja, as security tokens realizam o processo de integração e facilitam a adesão de investidores estrangeiros. Sendo assim, por meio dessas facilidades o processo se torna muito mais rápido do que o mercado tradicional.

Best ico for you

Diferente das criptomoedas, o preço das security tokens não está relacionado com a especulação envolvendo apenas uma moeda. Por exemplo, o preço do Bitcoin varia de acordo com o valor que uma pessoa está disposta a pagar pela moeda.

Já as security tokens se apoiam na seguridade que a empresa por trás dela está oferecendo. Sendo que este tipo de ativo é bastante regulamentado e existem vários testes para garantir a segurança do ativo. Enfim, para as empresas as security tokens são vantajosas, pois possibilitam:

  • Acesso global ao capital;
  • Melhores condições;
  • Novos métodos para comercializar produtos e serviços;
  • Baixo custo para os emissores e para a entrada de investidores;
  • Novas possibilidades além das tradicionais. 

Diferenças entre ICO e STO

Uma STO – Security Token Offering oferecem seguridades. Em contrapartida, uma ICO – Initial Coin Offering oferece moedas que poderão ser utilizadas para acessar aplicações descentralizadas ou uma plataforma na blockchain. Sendo assim, as ICOs oferecem moedas com o objetivo de uso e não necessariamente para investimento.

Security tokens: o que são e como funcionam as STOs

Datafloq

As STOs e ICOs possuem formas parecidas de entregar os ativos para os investidores. Contudo, as STOs devem ser compatíveis com a regulamentação que é muito mais criteriosa do que em ICOs. Portanto, as STOs são mais seguras. Entretanto, essas regulamentações impedem que qualquer pessoa consiga investir em tokens.

Especulações sobre o futuro das security tokens

O mercado está tão animado com as security tokens, pois muitos investidores acreditam que elas podem trazer uma tendência de alta para o criptomercado. Uma grande vantagem desse ativo é que ele traz uma regulamentação para o criptomercado que é esperada por muitos investidores há muito tempo, sobretudo pelos investidores institucionais.

Dessa maneira, com maior regulamentação, o interesse dos investidores institucionais em projetos no criptomercado pode aumentar. Logo, com o aumento dos investidores institucionais na blockchain, é possível que a tecnologia como um todo se valorize.

Infomoney

No entanto, mesmo que represente uma oportunidade para investimentos, a maior regulamentação e o envolvimento constitucional podem ser consideradas contrárias à natureza libertária das moedas digitais.

Lembrando que essa possibilidade de valorização é apenas uma especulação do mercado. As security tokens ainda estão começando no mercado e ainda não é possível ter certeza do futuro desses ativos.

Enfim, agora que você sabe o que são e como funcionam as security tokens, aproveite para aprender também o que são Títulos públicos judiciais: o que são e como investir?

Fontes: Guia do bitcoin, Hub e Wuzu

Imagens: Tokeny, Datafloq, Crypto forrealty, Best ico for you e Infomoney

Conte-nos a sua opinião...